Cachoeiras impulsionam ecoturismo

Cachoeira no lago de Furnas, em Capitólio

Cachoeira no lago de Furnas, em Capitólio-MG

As cachoeiras são os principais atrativos do ecoturismo no Brasil e no mundo. É o que mostra um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, elaborado a pedido do Ministério do Turismo, e divulgado nesta semana.

Abundantes no Brasil, as cachoeiras influenciam na escolha do destino de 46% dos turistas locais. Ao lado dos rios e dos mares, são apontadas como as principais riquezas do país.

O Brasil tem algumas das maiores e mais belas cachoeiras do mundo. Entre elas, as Cataratas de Foz do Iguaçu (PR), terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros, além de Salto Yacumã (RS), a maior cachoeira em extensão do planeta (1.800 metros).

Destacam-se ainda as cachoeiras de Parques Nacionais, como as Chapadas dos Veadeiros (GO), dos Guimarães (MT) e Diamantina (BA). Capitólio (MG) também tem conquistado a simpatia dos turistas, principalmente do Noroeste e Nordeste Paulista.

O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o que mais cresce no mundo (entre 15% e 25% ao ano), de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT). Está à frente dos destinos de sol e praia e de negócios.

De acordo com outro estudo, o de demanda turística internacional, do Ministério do Turismo, cerca de 21% dos estrangeiros que vêm ao Brasil são motivados pelo contato com as belezas naturais.

Esse movimento é notado também fora do país. As viagens de aventura, ecoturismo e natureza representam 26% de todas as viagens turísticas internacionais no mundo, de acordo com a World Travel Trade Association, associação americana que monitora o setor.

Belezas Vs. Riscos

As cachoeiras podem oferecer riscos e por isso exigem dos turistas atenção e adoção de medidas de segurança. A presença de gente especializada no segmento é a recomendação número um.

Agências e profissionais contratados para atividades de ecoturismo ou aventura devem estar inscritos no Cadastur, um registro do Ministério do Turismo para esse segmento.

Hoje o Brasil lidera um processo inédito de certificação em turismo de aventura. O país já possui 17 normas técnicas validadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que podem ser acessadas gratuitamente a partir de um cadastro no site www.abntcatalogo.com.br/mtur/

As empresas certificadas conforme as normas contribuem para o aumento dos níveis de segurança para o turista, previnem acidentes e estimulam a prática segura e responsável das atividades, promovendo a expansão do segmento no Brasil.