Conhecida internacionalmente pela tradicional Festa de Peão, Barretos, no interior paulista, caminha para se consolidar como destino capaz de atrair turistas o ano inteiro e não somente nas duas semanas de rodeio. Para isso, o município, distante 100 quilômetros de São José do Rio Preto, aposta nas águas termais.
O desafio passa pela expansão do Barretos Country Thermas Park, complexo de resort e parque aquático – único com temática country do país – e que há três anos foi adquirido pela companhia de turismo GR GROUP, considerada uma das principais do Brasil.
Até 2025 o resort deve saltar de 72 para 500 apartamentos, o que vai ampliar a capacidade inicial de 210 para 1,8 mil hóspedes.
O plano já está sendo executado. Em dezembro de 2019 foi entregue a primeira torre da expansão, com 74 unidades. Para julho deste ano está programada a inauguração da segunda torre, com mais 74 apartamentos, totalizando 218.
“O objetivo é desenvolver Barretos como destino de férias para além da festa do peão e construir um calendário anual para o turismo na cidade”, diz Rodolfo Rezende, vice-presidente de Marketing e Vendas do GR GROUP.
Três vezes mais visitantes
Barretos recebe, anualmente, em média, 1 milhão de turistas, dos quais 80% correspondem à festa do peão. A ideia do Barretos Country, após a expansão, é triplicar o número de visitantes na cidade por ano. Hoje em dia o complexo registra um fluxo de 550 mil pessoas por ano, considerando os hóspedes e as pessoas que acessam o parque aquático pelo modelo day-use.
O otimismo com o desenvolvimento de Barretos como destino de férias para o ano inteiro se deve também às próprias características do Barretos Country, que tem suas atrações voltadas para o lazer e o entretenimento familiar. A fazendinha, por exemplo, é uma das mais visitadas, sendo um sucesso entre as crianças.
“O Barretos Country se beneficia muito do turismo de curta distância, que é uma realidade hoje, mas acreditamos que continuará crescendo em um cenário pós-pandemia. E a maioria de nossos visitantes vem de São Paulo, para quem esse contato mais próximo com os animais, com a vida na fazenda, costuma ser um atrativo a mais”, afirma Rezende.
Investimento seguro
O resort também opera no sistema de multipropriedade, em que o investidor adquire uma fração do apartamento e pode tanto utilizar algumas semanas no ano como casa de férias para ele e a família, quanto disponibilizar o apartamento no pool de locação do hotel.
O sistema de compartilhamento, já bastante maduro na América do Norte e Central, chegou ao Brasil há dez anos e vem crescendo exponencialmente desde então. “Atuamos com esse sistema desde sua chegada ao país, com 17 empreendimentos já entregues de Norte a Sul do Brasil”, destaca Rezende.
Dobradinha com Olímpia
Sediado em Goiânia, o grupo começou sua história focado em destinos turísticos. Os primeiros empreendimentos foram em Caldas Novas e Rio Quente. E agora pretende repetir o fórmula no noroeste paulista.
Barretos está a 50 quilômetros de Olímpia, cidade nacionalmente conhecida pelo turismo de águas quentes, com quase 3 milhões de visitantes por ano, onde o GR GROUP, ao desembarcar na cidade em 2010, idealizou o Wyndham Olímpia Royal Hotels, maior resort do país, com 960 apartamentos.
O objetivo, segundo Rezende, é repetir o sucesso da dobradinha Caldas Novas-Rio Quente, colocando Barretos-Olímpia na rota do turismo na região. A expansão da rede hoteleira de Barretos amplia a possibilidade de receber grande parte dessa demanda gerada por Olímpia.
“É uma viagem de cerca de meia hora de carro. São duas cidades próximas e com características semelhantes em relação ao turismo termal. Enxergamos para Barretos e Olímpia algo parecido com o que aconteceu com a dobradinha Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás. E quem ganha é o turista, que passa a ter mais de uma opção de passeio”, diz.