Ótima notícia para quem planeja visitar a Argentina. Desde o dia 2 de janeiro o país passou a devolver aos turistas estrangeiros o Imposto sobre Valor Agregado, conhecido como IVA. De acordo com o Gustavo Santos, ministro do Turismo, Gustavo Santos, o objetivo é aumentar o fluxo de visitantes, a receita cambial e a criação de novos postos de trabalho.
Agora, os visitantes estrangeiros estão isentos de pagarem 21% de imposto sobre consumo em hospedagens nos hotéis, pousadas e hotels argentinos. Quem já esteve na Argentina sabe que por lá rola uma isenção semelhante, desde 2001, para compras.
O imposto do segmento de acomodação será devolvido aos viajantes. Caso o café da manhã esteja incluído no valor, o IVA dele também voltará ao viajante.Outros serviços usufruídos pelo hóspede no hotel devem ser cobrados de forma separada, com comprovantes tipo A ou B.
Com a medida, o Ministério do Turismo, espera que dentro de um ano 95 mil novos turistas visitem o país.
Buenos Aires: Oportunidades e ofertas especiais
Como funciona
O IVA cobrado dos serviços de hospedagem será devolvido ao turista quando o pagamento for feito com cartões de crédito ou de débito. Para isso, é preciso fazer a reserva por sites, agência e pagar com o cartão.
O desconto do IVA não vale para aluguéis de temporada, como o Airbnb, pois os meios de hospedagem devem ser responsáveis inscritos e registrados na Administração da Receita Pública Federal (Afip, em espanhol) como acomodação.
Países como Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia já dão isenção no imposto de hospedagem.
Fonte: Panrotas e Melhores Destinos