VW e Ford se unem para produzir picapes e vans

Jim Hackett, CEO da Ford Motor e Herbert Diess, CEO da Volkswagen (Foto: Sam VarnHagen)

Anúncio importante feito nesta terça-feira, 15, pela Volkswagen AG e a Ford Motor Company. As empresas confirmaram uma aliança global para desenvolver vans e picapes médias a partir de 2022. 

O anúncio foi feito pelo CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett, durante o Salão de Detroit, nos EUA.

Com a aliança, as marcas pretendem gerar ganhos significativos de escala e eficiência. Além disso, compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias.

As empresas estimam que a cooperação em vans comerciais e picapes renderá um melhor resultado operacional anual antes dos impostos a partir de 2023.

VW e Ford, juntas pelos autônomos

Além disso, a Volkswagen e a Ford assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétrico.

As empresas também afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. 

“Ao longo do tempo, essa aliança vai ajudar ambas as empresas a criar valor e atender as necessidades de nossos clientes e da sociedade”, disse Hackett.

“Ela vai não só trazer eficiências importantes e ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade.”

Diess acrescentou: “A Volkswagen e a Ford vão combinar seus recursos, capacidade de inovação e posições de mercado complementares para melhor atender milhões de consumidores ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a aliança servirá como pilar para a nossa meta de aumento da competitividade.”

A aliança, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, será dirigida por um comitê conjunto. Esse comitê será liderado por Hackett e Diess e incluirá executivos senior de ambas as empresas.

Vans comerciais e picapes

Tanto a Ford como a Volkswagen possuem negócios robustos em vans comerciais e picapes ao redor do mundo, com linhas populares como a família Ford Transit e a Ranger, assim como as linhas Transporter, Caddy e Amarok da Volkswagen.

O volume total de veículos comerciais leves das empresas em 2018 somou cerca de 1,2 milhão de unidades globalmente.

A demanda tanto de picapes médias como de vans comerciais tem projeção de crescimento global nos próximos cinco anos.

A aliança permitirá às empresas compartilhar custos de desenvolvimento, aproveitar as respectivas capacidades de manufatura, aumentar a capacidade e a competitividade dos seus veículos e ter custos eficientes, mantendo as características distintas de cada marca.

Por meio da aliança, a Ford vai projetar e construir picapes médias para ambas as empresas, que devem chegar ao mercado já em 2022.

Para ambas as marcas, a Ford pretende projetar e construir vans comerciais maiores para os consumidores europeus, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e construir uma van urbana.