Novo Toyota SW4 está mais luxuoso e equipado

Toyota SW4 está com visual renovado

Novo visual, equipamentos e muito refinamento. Assim chega ao mercado a nova versão do Toyota SW4, líder no segmento de SUV’s médios no mercado nacional há quatro anos. Lançado no Brasil em 1998, a SW4 obteve market share de 31,5% no segmento de SUVs em 2015. Agora, chega renovado, com equipamentos novos e identidade própria para se distanciar da picape Hilux. O preço, em relação ao atual modelo, teve acrescimento de 5%.

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O modelo é produzido na planta de Zárate, Argentina, e chega apenas na versão SRX, com transmissão automática e capacidade para cinco e sete lugares. Além disso, duas motorizações estarão disponíveis: o motor diesel Toyota 1GD, de 2.8 litros, de 177 cv de potência e 45,9 kgfm, o mesmo que equipa a nova Hilux, e o propulsor a gasolina V6 de 4.0 litros, 238 cv de potência e 38,3 kgfm de torque (esta última, disponível somente na configuração de sete lugares). O câmbio automático de seis velocidades acompanha borboletas atrás do volante para a troca de marcha. A versão com motor flex está prevista para o segundo semestre de 2016.

Miguel Fonseca, Vice-presidente executivo de Marketing durante apresentação do SW4

Miguel Fonseca, Vice-presidente executivo de Marketing durante apresentação do SW4

De acordo com a Toyota, a versão mais vendida deverá ser a diesel, sete lugares, com 75% do mix. Em segunda, deve ficar a versão diesel com cinco lugares, com 20% do mix de vendas e por último, o modelo a gasolina, com 5% das vendas.

O que mudou no exterior

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Por fora, o design do SW4 está bem diferente, mais moderno. Em relação à geração atual, o SW4 2016 é 9 cm mais longo (comprimento total de 4.795 mm), 1,5 cm mais largo (largura total de 1.855 mm) e 1,5 cm mais baixo (altura de 1.835 mm), encurtando em 0,5 cm a distância entre-eixos (2.745 mm).

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Na dianteira, a grade cromada adota uma base contínua ao longo dos faróis bi-LED com projetor, luzes de circulação diurna (DRL) de LED e sistema “Follow me Home”. As rodas são de liga leve de 18” e pneus de medida 265/60 R18. As soleiras laterais, os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, luzes de boas-vindas, luz no exterior, com objetivo de facilitar o acesso ao veículo em situações de baixa iluminação, fazem parte desse versão.

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Na traseira, o veículo conta com faróis de LED, câmera de ré, faróis de neblina e sensores de estacionamento.

O que mudou no interior

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No interior, o SW4 ficou mais sofisticado (com jeitão de Lexus). Com isso, a Toyota pretende mudar a imagem de SUV derivado de picape. Ele ficou muito diferente da Hilux e também de sua versão atual. O painel está com um toque refinado no acabamento, com detalhes metálicos e padrão madeira. Ele está por toda a parte, inclusive no revestimento dos dois porta-luvas do painel da frente, sendo que um deles tem a função de refrigerar. Colocamos duas águas ali e elas permaneceram bem frescas durante o nosso teste drive.hi-mundim-toyota-sw4-painel2

 

O novo SW4 traz um interior unificado com iluminação azul e lista de equipamentos completa, que inclui volante multifunções com detalhes de padrão madeira, sistema de áudio com tela touchscreen de 7”, navegador por satélite (GPS), TV digital, DVD, MP3, Bluetooth® e seis alto-falantes.

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Também estão na lista, o display multifuncional colorido de 4.2”, envolvido por duas colunas de luzes azuis que formam o painel de informações, sobre consumo de combustível, velocidade máxima, autonomia de condução, áudio, navegação, temperatura exterior, além da avaliação do modo de condução.

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Os bancos dianteiros contam com design esportivo e são reforçados pelo estofado de couro natural e ecológico. Em relação aos bancos traseiros, a segunda fila de assentos vem com apoio de braços 60/40 na posição central, com porta-copos duplo e inclinação do encosto com ajuste de posição longitudinal.

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Para facilitar a entrada nos bancos da última fila, a segunda fileira tem um novo sistema de rebatimento one touch, que diminui o esforço do usuário. Na terceira fileira (também com sistema one touch), os encostos foram mantidos na vertical, para aumentar a capacidade de carga total do veículo. Desta forma, a distribuição em três filas de assentos permite que sete pessoas se acomodem adequadamente no veículo.

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O ar-condicionado com climatizador digital automático atua sobre as três fileiras de bancos, incluindo saídas específicas para a segunda e terceira, com capacidade de ajuste da intensidade para os bancos traseiros.

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Outras novidades são o sistema de abertura e fechamento elétrico do porta-malas e a saída 220 V (até 100 W), para carregamento de aparelhos eletrônicos, como laptops, celulares ou câmeras, entre outros.

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Motor e transmissão

O SUV conta com o novo propulsor 1GD (Global Diesel). O Toyota 1GD 2.8 litros, de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC com corrente de distribuição, tem turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. Esta evolução melhora o nível de consumo de combustível, na ordem de 11% em comparação com a geração anterior, como também o desempenho, entregando 177 cv a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm (25% de aumento). De acordo com a marca, o consumo é de 9,0 km/l, na cidade e 10,5 km/l, na estrada.

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O motor VVT-i V6 4.0 litros, DOHC a gasolina com 24 válvulas, possui sistema de injeção eletrônica (tipo EFI) e 238 cv de potência a 5.200 rpm e 38,3 kgfm de torque, a 3.800 rpm. O consumo divulgado pela Toyota é de 6,0 km/l, na cidade e 7,6 km/l, na estrada.

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A transmissão é automática de seis velocidades. Com aletas para trocas no volante e o sistema “Super ECT 6” (transmissão eletrônica), essa transmissão adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução, inclinação do terreno e nível de carga. Em relação à versão atual, a primeira velocidade é 2% menor, enquanto a sexta marcha, 19% maior.

hi-mundim-toyota-sw4-ecomodeSobre a tecnologia aplicada à performance, possui os modos de direção ECO, para uma condução mais suave, com consumo de combustível eficiente, e POWER, que garante uma direção mais esportiva.

Off-road e segurança

O SW4 incorpora um interruptor eletrônico para selecionar a tração 4×4. A carroceria, com a adição de aço de alta resistência, tem 66 pontos de solda a mais que a geração anterior, o que torna o modelo ainda mais rígido. O novo sistema de suspensão traseira, cujo braço de controle inferior foi colocado 20 mm mais para baixo, juntamente com os amortecedores telescópicos, oferece mais estabilidade e controle em estradas e off-road.

Conta ainda com o Assistente de Subida (HAC) e o Assistente de Descida (DAC). O HAC é um sistema específico para manobras em aclives, atuando automaticamente sobre os freios durante a partida em subidas íngremes. O DAC é acionado quando o freio motor não é suficiente para controlar o carro em descidas mais bruscas. Ele envia, automaticamente, pressão de frenagem às rodas, mantendo o controle estável do veículo.

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O Controle de Tração Ativo (A-TRC) é outro sistema de segurança presente na nova SW4. Funciona quando o 4×4 é acionado, permitindo que, em uma situação off-road, as rodas possam tracionar, aplicando a pressão de frenagem adequada.

Também vem equipada com sistema de bloqueio de diferencial traseiro, responsável por fazer com que as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, facilitando manobras de fuga em uma situação de atolamento, por exemplo.

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Incorpora freios a disco ventilados nas quatro rodas, além de freios ABS com distribuição eletrônica (EBD); Assistente de Frenagens Emergenciais (BA); Luzes de Frenagem de Emergência (EBS); Controle de Tração Ativo (A-TRC); Controle de Estabilidade (VSC); Assistente de Reboque (TSC); Assistente de Subida (HAC) e Assistente de Descida (DAC).

Também é equipada com sete airbags: frontais e laterais para motorista e acompanhante, de joelho para o motorista e cortina para ambos os lados; cintos de segurança de três pontos com pretensionador e limitadores de força para os bancos dianteiros, com alarme indicador de soltura; três cintos de segurança de inércia de três pontos alocados na segunda fileira, com alarme indicador de soltura, além de três encostos para cabeça; dois cintos de segurança de inércia de três pontos para a terceira fileira, com dois apoios de cabeça; ISOFIX e suporte de fixação superior (cadeira de criança com sistema ISOFIX está disponível na rede de concessionárias Toyota) e trava para portas traseiras.

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A nova versão está disponível nas cores Branco Polar, Prata Metálico, Cinza Escuro Metálico e Preto Mica, além das novas, Branco Pérola e Marrom Metálico.

SW4, na terra e no asfalto

Durante o lançamento do novo SUV, em Itupeva, SP, tivemos a oportunidade de dirigir a versão diesel, sete lugares, em trechos de asfalto e terra/lama. A primeira coisa que se pensa é: “Quem tem um carro  desse, todo sofisticado, vai colocar na terra?”. Vai sim! E ele se sai muito bem.

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Comecei o teste pelo trecho off-road. Foi curto, de cinco quilômetros. Mas como havia chovido no dia anterior, foi possível testar o veículo em estrada com terra e lama. O que impressiona é altura livre do solo. Com isso, fica fácil transpor alguns obstáculos. Aqui, usamos a tração nas quatro rodas com reduzida, mais bloqueio de diferencial traseiro.

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Subidas e descidas íngremes não são problema. Entraram em ação o Assistente de Subida, que não deixa o carro recuar, e de descida, que pode ser acionado quando o freio-motor não é suficiente para controlar o carro em descidas mais acentuadas. Ele envia automaticamente pressão de frenagem às rodas, mantendo o controle estável do veículo. Caso se freie ou acelere, ele retoma a velocidade.Maior segurança para o motorista (no caso, eu). Tudo é muito simples de ser acionado.

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O controle de tração ativo funciona quando o 4×4 é acionado. Para isso, basta acionar um botão giratório no painel. Com isso, nesses trechos off-road, as rodas tracionam. Ele pode ser engatado a até 100 km/h. Para acionar a reduzida, o câmbio precisa estar em ponto-morto (N), e com o carro parado.

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Na rodovia, o trecho foi maior. Dirigi por 160 quilômetros. Aqui, percebe-se que o trabalho feito com o isolamento acústico funciona muito bem. Pouco se ouve o barulho do motor (diesel) no habitáculo. Tudo está ao alcance das mãos. As trocas de marchas podem ser feitas manualmente, pelas borboletas atrás do volante.

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Muito confortável, é fácil encontrar uma posição de dirigir. Anda muito bem na estrada e é preciso ficar sempre atento ao velocímetro, já que é fácil passar dos 120km/h, já que ele roda muito macio. Em alguns momentos, as trocas de marchas são lentas , mas ele mostrou-se muito seguro nas frenagens e também em curvas acentuadas. Outro ponto positivo é o espaço interno. Este SW4 ficou muito superior ao seu antecessor.

Preços

  • SW4 4X4 SRX V6 gasolina 7 lugares R$ 205.000
  • SW4 4X4 SRX 2.8 diesel 5 lugares R$ 220.000
  • SW4 4X4 SRX 2.8 diesel 7 lugares R$ 225.000
    *O modelo tem três anos total de garantia ou 100.000 km

*O Hi-Mundim viajou a convite da Toyota do Brasil