O novo Mustang, da Ford, está à venda no Brasil desde o início do mês.
Disponível na versão GT Premium, a topo de linha, o modelo 2018 é considerado o melhor Mustang de todos os tempos.
Motor
É equipado com novo motor V8 5.0 de 466 cavalos. O escapamento tem quatro saídas e sinaliza a força do propulsor.
O som inconfundível do motor V8 também foi aprimorado com o uso de tecnologia avançada.
O sistema de válvula ativa de escapamento permite graduar e programar o ronco em quatro níveis, desde funcionamento silencioso à potência máxima.
A transmissão é automática de 10 velocidades, com opção de trocas no volante.
Desempenho
O Ford Mustang GT Premium 2018 conta com um arsenal tecnológico para refinar o desempenho e a experiência de direção.
Acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Dirigibilidade
De acordo com o departamento de engenharia da montadora na América do Sul, o modelo põe fim ao antigo conceito de que todo carro com potência bruta é difícil de dirigir.
Um dos motivos é a suspensão adaptativa MagneRide, que usa amortecedores com fluido viscoso eletromagnético e sensores.
Os sensores monitoram as condições da pista 1.000 vezes por segundo. Com isso, o Mustang GT Premium 2018 é capaz de oferecer a melhor resposta em cada situação de rodagem.
Modos de direção
O modelo à venda no Brasil traz seis modos de direção.
Isso permite o ajuste rápido do nível de esforço da direção, da resposta de aceleração, das configurações da transmissão e do controle eletrônico de estabilidade para cada condição.
Os modos de direção são: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Neve/Molhado, e o de seleção personalizada, chamado MyMode.
Novo Mustang
O novo Mustang GT Premium traz uma leitura contemporânea das proporções clássicas de capô longo esculpido e traseira curta.
A carroceria é mais baixa e mais larga. A frente tem formato de “boca de tubarão” e a grade é trapezoidal.
Os faróis e lanternas são da nova geração LED e valorizam a lendária assinatura de três barras.
As rodas são de 19 polegadas, com acabamento preto brilhante.
O porta-malas é espaçoso e funcional, características surpreendentes para um carro esportivo.
Interior
O interior do Mustang GT Premium 2018 traz o acabamento mais sofisticado já encontrado na linha.
A cabine é inspirada em aviões. O painel digital tem 12 polegadas. Os bancos são esportivos, de couro, com aquecimento e refrigeração.
O botão de partida pulsa no mesmo ritmo do coração de um cavalo.
A luz de aproximação nos retrovisores traz a projeção do ícone do Mustang no chão.
Tecnologia embarcada
Os sistemas eletrônicos embarcados também ajudam o Mustang GT Premium a oferecer um novo padrão de segurança, conectividade e diversão ao volante.
As tecnologias semiautônomas incluem: piloto automático adaptativo e alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres.
Tem ainda assistente de frenagem de emergência e sistema de permanência em faixa, com detecção de fadiga.
Itens de segurança
O modelo traz oito airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos).
Traz também freios esportivos Brembo com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac.
Além disso tem assistente de partida em rampa, câmera de ré e farol alto automático.
Ainda traz sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro, chave programável MyKey e sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus.
Conectividade
O painel digital de 12 polegadas é configurável. Permite selecionar várias telas de acordo com cada modo de condução. São 27 opções de cores.
A central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas oferece comandos de voz em português e navegação.
Oferece acesso ao Apple CarPlay e Android Auto e possui interface AppLink para aplicativos do celular, conexão Bluetooth e duas entradas USB com carregador inteligente.
O Mustang GT Premium também vem equipado com o Track Apps, ferramenta que permite registrar dados de performance do veículo.
Dá para registrar aceleração, tempo de volta, frenagem e força G.
O sistema de áudio é o Shaker Pro Premium Sound, com 390 W de potência e 12 alto-falantes, incluindo subwoofer de 8 polegadas.
Emergência
O SYNC 3 do novo Mustang também traz uma versão avançada do sistema de Assistência de Emergência.
Esse sistema é capaz de fazer uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags, ou corte de combustível.
Além disso traz a localização do veículo e fornece dados como velocidade, tipo de acidente e uso dos cintos de segurança e airbags para ajudar no atendimento.
Sucesso
Presente em 140 países, o Ford Mustang é o cupê esportivo mais vendido do mundo desde o lançamento da sua geração global, em 2015.
No Brasil, assumiu a liderança isolada do segmento de esportivos e esportivos premium já na fase de pré-venda.
Foram 275 unidades vendidas, o dobro dos concorrentes somados.
Em São José do Rio Preto, SP, a concessionária comercializou 15 unidades, oito delas na própria cidade. de acordo com Angelo Biava, diretor comercial da Ford Caminho.
Manutenção
O Mustang GT Premium 2018 conta com assistência técnica exclusiva nos mais de 350 distribuidores da Ford no Brasil.
As revisões têm preço fixo e somam R$2.880 durante os três anos de garantia.
Ao optar pelos planos de manutenção Ford Protect, a garantia de fábrica é ampliada para até 5 anos.
Preço
O novo Mustang GT Premium à venda no Brasil custa R$ 299.900.