Nissan repagina o Novo Sentra

Neste mês de outubro chega às concessionárias Nissan a sétima geração do sedã médio Sentra. Totalmente renovado, com nova plataforma e repensado a partir do zero, o Novo Sentra chega para disputar um segmento com muitas opções – que corresponde a 7% do total das vendas no Brasil. O modelo da Nissan chegou ao mercado brasileiro em 2004, em sua quinta geração. Os preços estão entre R$ 60.990 e R$ 71.990.

“Com o lançamento do Novo Sentra, a Nissan reforça sua filosofia de oferecer no Brasil produtos modernos e globais, que carregam conforto e muita tecnologia, por preços competitivos. Agora é a vez de mexermos com o segmento de sedans médios”, diz Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing de produto da Nissan do Brasil.

hi-mundim-sentraAs profundas mudanças da sétima geração do Sentra começam por fora, com linhas mais retas da carroceria e do interior. Dessa forma, as linhas da carroceria permitiram chegar a um coeficiente de arrasto menor que o da geração anterior (de 0,34 para 0,29), e estender a traseira, solução que aumentou a capacidade do porta-malas para 503 litros (+ 61 litros).

Visto de frente ou de traseira, o sedã médio da Nissan exibe farois e lanternas de LED. Essa solução oferece maior visibilidade, longa durabilidade, menor consumo de energia e mais confiabilidade. Outro diferencial do Novo Sentra são as rodas de alumínio como item de série desde a versão de entrada (aro 16 com pneus 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e aro 17 com pneus 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL).

O Novo Sentra traz o motor MR20DE (variação do MR18DE utilizado na família Tiida e Livina), de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, com melhorias e que será o único 2.0 flex fuel para o modelo em todo o mundo. Ele desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Novo Sentra é de última geração. Com cerca de 60% ​​dos componentes novos, o novo CVT está 13% mais leve e produzindo 30% menos atritos em comparação à geração anterior. A relação está mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

Com motor e câmbio repaginados, a linha do Novo Sentra recebeu nota “A” na categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV e 2.0 SL). O Sentra com transmissão manual recebeu ainda o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

hi-mundim-sentra-03Para uma condução agradável, o condutor conta com ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade. Tudo desde a versão de entrada. Outra novidade é a introdução do ar-condicionado digital de duas zonas a partir da versão intermediária 2.0 SV, que permite a escolha da temperatura mais adequada individualmente para motorista e para passageiro da frente. A versão 2.0 SL traz ainda teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento, retrovisor interno eletrocrômico e controlador automático de velocidade de cruzeiro (também disponível para a intermediária 2.0 SV).

A direção com assistência elétrica foi aperfeiçoada, deixando as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. O modelo traz de série a partir da 2.0 S os comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico; três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; freios ABS de quatro canais e quatro sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros; fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX e limpador de pára-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável.

hi-mundim-sentra01A topo de linha 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), airbags laterais e de cortina (6 no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré, facilitando as manobras e evitando colisões ou atropelamentos com alertas sonoros.

Para os passageiros do banco traseiro, o Novo Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e três cintos de segurança de três pontos. Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores.

A Nissan também adicionou ao sistema de airbag sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

 

PREÇOS E VERSÕES

– 2.0 S (R$ 60.990)

– 2.0 SV (R$ 65.990)

– 2.0 SL (R$ 71.990)