Ford Ka recebe nota zero em teste de colisão

Ford Ka recebeu zero estrelas do Latin NCap

O Ford Ka, terceiro carro mais vendido do Brasil, recebeu zero estrela de proteção para passageiros adultos e três estrelas para a proteção de passageiro infantil pelo Latin NCap.

Os resultados, que vão de zero a cinco estrelas, foram divulgados nesta quarta-feira, dia 25.

Em 2015, o Ford Ka havia recebido 4 estrelas pela Latin NCap, que agora está com padrões mais rigorosos.

“Levando em conta os resultados dos testes, o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995”, diz o Latin NCap.

A entidade afirma ainda que o Ford Ka apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta.

“O Latin NCAP fez o teste de impacto lateral visando estimar o resultado de acordo com os novos protocolos de avaliação (2016)”, afirmou a entidade.

Ford Ka e proteção infantil

Com relação a proteção infantil, o Ford Ka obteve 3 estrelas.

“Contudo, o modelo não oferece cintos de três pontos em todas as posições e a sinalização de ancoragens Isofix é deficiente”, disse o Latin NCap.

O modelo também não conta com a possibilidade de desligar o airbag do passageiro.

Além disso, a porta traseira direita foi aberta no teste de impacto lateral, expondo os passageiros crianças a riscos maiores.

Desde 2016, os quesitos de avaliação do Latin NCap estão mais exigentes.

A entidade agora também realiza batidas laterais. Com isso, modelos como Chevrolet Onix, Fiat Palio, Nissan March e Versa perderem estrelas conquistadas com o protocolo antigo.

Latin NCap e Ford

De acordo com Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, é necessário contar com ações dos governos para eliminar o flagelo dos carros zero estrela da região.

“A falta de interesse na segurança por parte de alguns fabricantes em seu afã de vender mais unidades é inaceitável e deve parar”, diz.

“Sem as regulamentações adequadas, os fabricantes podem vender veículos inseguros que não poderiam vender na Europa, na Austrália, no Japão ou na América do Norte”, afirma Rubio.

A Ford emitiu nota dizendo que o Ka está disponível no Brasil desde 1997 e “cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira”.

A nota diz ainda que:

“O Ka também oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança, como distribuição eletrônica de freios (EBD), Isofix (para ancoragem de bebê conforto), encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central e lembrete de uso do cinto de segurança para o banco do motorista.”

Testes Latin NCap

O Latin NCAP realiza testes de colisão para oferecer aos consumidores informações sobre o desempenho em segurança dos veículos.

Os testes qualificam entre 0 e 5 estrelas a proteção oferecida pelos veículos para ocupantes adultos e ocupante criança.

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