Duster Oroch, a picape da Renault

Renault Duster Oroch

A Renault entra no segmento de picapes médias-pequenas com a Duster Oroch. Com preço inicial de R$ 62.290, a versão mais cara pode chegar a R$ 72.490. Disponível somente com opção de cabine dupla e quatro portas, a Duster Oroch, fabricada em São José dos Pinhais (PR), será vendida em três versões e com duas opções de motores, os confiáveis 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex que equipam o SUV Duster. Ambos recebem nota “A” em consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas.

hi-mundim-duster-oroch

A picape oferece Media NAV Evolution, sensor de ré, piloto automático e computador de bordo. Além de uma linha de acessórios, como extensor de caçamba, barras transversais no teto, suporte de bike ou prancha, entre outros.

hi-mundim-duster-oroch4

A Oroch vai disputar o mercado diretamente com a Fiat Strada e Volkswagen Saveiro e com as versões de entrada das médias Chevrolet S 10 e Ford Ranger. No Brasil, as picapes são responsáveis por 80% do mercado de comerciais leves e por 13% do mercado total, com aproximadamente 450 mil veículos vendidos em 2014. As vendas de picapes compactas cresceram nove vezes entre 2010 e 2014 em comparação com os veículos de passeio. No mesmo período, o volume de vendas das picapes cabine dupla aumentou 50%. Na América Latina, em 2014, o mercado de veículos utilitários representou 1,2 milhão de unidades e se consolidou como um dos mais importantes e concorridos da região.

Com a Duster Oroch, a Renault pretende atrair consumidores de picapes compactas, clientes que nunca pensaram em uma picape e aqueles que buscam ou já têm uma picape para o trabalho.

Espaço interno

hi-mundim-duster-oroch7

Com quatro portas e cinco lugares, a Renault Duster Oroch tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos.

hi-mundim-duster-oroch6Quem se acomoda nos assentos dianteiros tem 856 mm de espaço para cabeça. No banco traseiro são 877 mm de espaço para cabeças. O espaço para joelhos é de 150 mm, também maior entre as picapes compactas.

O volante tem ajustes de altura do banco e da coluna de direção. Ergonômico, oferece teclas do piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e o controle do rádio fixo na coluna de direção.

Os bancos ganharam novos estofamentos em todas as versões, assim como a opção de bancos de couro. O painel tem novas cores e acabamento em Black Piano ao redor do sistema Media NAV Evolution.

hi-mundim-duster-oroch8

O quadro de instrumentos tem iluminação branca e traz três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional, que permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem.

hi-mundim-duster-oroch3A caçamba comporta 683 litros. São 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A proteção de plástico já vem de série e a tampa da caçamba suporta até 80 kg.

Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga.

Segurança 

hi-mundim-duster-oroch2O conjunto de suspensões tem o mesmo conceito do Duster 4×4, mas com peças novas e reforçadas. A suspensão traseira é multilink independente e MacPherson e a dianteira independente, do tipo MacPherson, traz molas helicoidais com barra estabilizadora. Os pneus 215/65 R16 de uso misto são mais resistes em comparação com pneus 100% urbanos. A altura elevada em relação ao solo (206 mm) e os significativos ângulos de entrada (26º) e saída (20º) fazem a picape da Renault encarar os obstáculos urbanos com valentia.

Motores

hi-mundim-duster-oroch5A oferta de motores segue a linha Duster, com os motores 1.6 16V e 2.0 16V. Ambos receberam evoluções em torque e potência em maio deste ano e foram avaliados com a nota “A” em consumo pelo Conpet.

O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.

Há duas ofertas de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16V, a picape recebe uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4×2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4×4.

Para reduzir o consumo, há funções como o EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel central. Este modo limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.

Outro recurso da picape é o indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente ao sugerir quando reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características dos motores.

A picape Duster Oroch ainda traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade, na versão Dynamique 1.6 e 2.0, e vidros com acionamento elétrico traseiro em todas as versões. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções e abertura interna do tanque de combustível.

Versões e preços

Expression 1.6 com câmbio manual – R$ 62.290: ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e rádio com CD, MP3, USB e Bluetooth. Há ajuste de altura do volante multifuncional e somente do banco do condutor. O pacote de itens também inclui desembaçador do vidro traseiro e travamento automático das portas, barras no teto, santantônio e protetor de caçamba. O kit de segurança é muito modesto: há alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância e os obrigatórios freios ABS e airbag duplo. As rodas são de liga-leve de 16 polegadas (opcionais de retrovisores elétricos e faróis de neblina por R$ 700).

Dynamique 1.6 com câmbio manual de cinco marchas – R$ 66.790: adiciona sistema multimídia, faróis de neblina, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores com ajustes elétricos, sensor de estacionamento e volante revestido de couro. Há, ainda, computador de bordo, e acionamento do vidro do motorista com um toque. Essas versões contam somente com bancos de couro como opcionais, mas há um kit, batizado de Outsider. Mais aventureiro, inclui protetor frontal com faróis adicionais, alargador de para-lamas, capota marítima e grade de proteção do vidro traseiro (opcionais de bancos de couro por R$ 1.700).

Dynamique 2.0 com câmbio manual de seis marchas – R$ 70.790: Mesmos itens da versão Dynamique 1.6.