Chevrolet Onix é reprovado em teste de segurança

Resultados sobre testes com Onix e outros modelos foram divulgados nesta quinta-feira, dia 11 (Foto: Divulgação / Latin NCap)

O Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil, foi reprovado em um teste de segurança em batidas. O resultado foi divulgado nesta quinta, 11, pela Proteste – Associação de Consumidores, que afirmou que irá pedir a retirada do carro do mercado. O teste é feito pelo Programa de Avaliação de Carros novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP).

Conforme novo protocolo de avaliação de 2016, o compacto conseguiu um resultado de zero estrela em relação à proteção do passageiro adulto e três estrelas quanto à proteção do passageiro criança.

O Latin NCAP incluiu, desde 2016, um teste de impacto lateral como parte de seus protocolos, começando a testar alguns dos modelos mais vendidos que, desde 2014, já eram avaliados no impacto frontal.

Os testes de impacto lateral já foram feitos no Fiat Palio, Peugeot 208 e, agora, no Chevrolet Onix. No teste, o Latin NCAP analisou os dados dos dummies (bonecos de teste) para os três modelos. O Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão.

Primeiro teste com o Onix foi feito em 2014 (Foto: Divulgação)

Novo teste com o Onix

No primeiro teste fo Latin NCap, feito em 2014, o Chevrolet Onix recebeu 3 estrelas para adultos e 2 estrelas para crianças. Mas este novo padrão de testes do Latin NCap, com colisões de impacto lateral, foi iniciado em 2016 e modificou a nota do hatch. Todos os modelos que fizeram o teste em 2014 foram reavaliados.

Aqui no Brasil, esses testes de impacto lateral não são obrigatórios na homologação de veículos.

O teste de segurança

A respeito da segurança estrutural dos três automóveis, o Fiat Palio teve o melhor desempenho estrutural em colisão lateral, seguido do Peugeot 208, que não conta com barras laterais nas portas na versão vendida do Brasil.

Os dois modelos teriam mostrado um melhor desempenho caso contassem com airbags laterais.

No caso do Onix, o desempenho estrutural no impacto lateral mostrou um grande deslocamento (penetração) da coluna B, dentro do compartimento do passageiro, significativamente maior que nos outros dois veículos avaliados.

 

De acordo com a avaliação, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais. Além disso, a porta traseira do Onix se abriu no teste. A abertura da porta significa um alto risco para os ocupantes, especialmente crianças, bem como o fato de o modelo não ter cumprido com a regulação de proteção contra impacto lateral básica das Nações Unidas (UN95).

Em nota, a Proteste afirma que “vem lutado ativamente no decorrer dos anos para que os veículos ofereçam maior segurança aos consumidores. Dentre as lutas, conquistou a vitória em que exigiu a obrigatoriedade de que todos os carros devem sair de fábrica com Airbags e freios ABS (antitravamento).”

Proteste vai pedir a retirada do Onix do mercado

Após a divulgação dos resultados, a Proteste anunciou que vai pedir a retirada do Chevrolet Onix do mercado.

“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente. Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A Proteste, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”, afirmou Henrique Lian, Gerente de Relações Institucionais e Mídia da Proteste.

O que diz a Chevrolet

A General Motors respondeu sobre o caso por meio de nota, enviada ao Hi-Mundim.

Leia na íntegra:

“O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul.

A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.

A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.

O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.

Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.”