Audi A4 e A5 com novo motor 1.8 Turbo

Na última semana de janeiro, o Hi-Mundim esteve em São Paulo para conhecer os novos Audi A4 e A5 equipados com motor 1.8 turbo. Este motor, aliás, é a grande novidade nos carros, que chegam em sua versão 2015 com mais equipamentos de série.  Nós dirigimos os dois modelos por cerca de 70 quilômetros, em trechos urbanos e de rodovia.  Os dois modelos são bem parecidos. O que muda são alguns acessórios e o preço.

Voltando a falar sobre o motor 1.8 turbo FSI, ele tem 170 cv de potência, e torque de 320 Nm disponível entre 1.400 e 3.700 rpm. De acordo com a Audi, houve redução no consumo em cerca de 21%, em relação ao motor anterior. A Audi explica que a potência foi reduzida de 180 cv para 170 cv e a capacidade volumétrica de 1.984 para 1.798 cm3 com a intenção de melhorar o consumo e eficiência energética. O motor da família EA88, de terceira geração, ficou 7,8 kg mais leve em relação ao anterior, de 2.0 litros.

Além da injeção direta FSI, o 1.8 turbo também utiliza injeção indireta MPI. A injeção indireta é usada em situações de solicitação parcial, reduzindo o consumo e as emissões de partículas. Já o sistema de injeção direta é ativado na partida e quando o motor é solicitado mais fortemente, podendo executar até duas injeções por ciclo.

A função start/stop, que agora equipa os dois modelos, também ajuda na redução do consumo. No semáforo, por exemplo, ele desliga o motor quando o carro é parado, dando novamente a partida assim que o motorista libera o pedal do freio.

Durante o teste drive com as duas versões, foi quase impossível perceber diferenças entre os dois modelos. No A4, a direção tem base aplananda, mais esportiva. Por outro lado, o sportback A5 é mais espaçoso e conta até com sistema para uso de Sim Card, que, inserido na unidade de comando, funciona como roteador para até oito dispositivos (ótimo para aquelas viagens mais longas, né?).

O câmbio Multitronic de oito velocidades, trabalha em uma rotação baixa, que também auxilia no baixo consumo. É possível fazer trocas pelos shift-paddles. Com o novo motor, o A4 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o A5 Sportback em 8,4 segundos. A velocidade máxima do novo A4 é 225 km/h, enquanto o novo A5 atinge 220 km/h.

Sensações ao dirigir

Conforto à bordo, ótimo acabamento e bom espaço. Os dois modelos que dirigimos agradaram em todos estes quesitos. São muitos botões e tecnologia, mas tudo ao alcance e bem intuitivo, fácil de usar. Durante o teste drive, senti falta de uma entrada USB.

O interior é todo forrado em couro, muito bem acabado e confortável. Há dezenas de ajustes para o banco: altura, profundidade…São tantos…Nada de chaves ou alavancas. Só botões: para ligar e também para acionar o freio de mão.

Na estrada, anda muito bem! Nas retas e também curvas. Na rodovia é preciso ficar atento, pois é fácil ultrapassar o limite de velocidade. O A4 é clássico e confortável. O A5, ganhou ares mais esportivo e é mais espaçoso. A escolha fica à critério do perfil do motorista.

Versões

O novo Audi A4 Sedan 2015, é oferecido nas versões Attraction e Ambiente. O sedã médio ganhou novo design nas rodas de 17 polegadas, os retrovisores com ajuste elétrico e coberturas na cor da carroceria, frisos decorativos brilhantes e faróis bi-xenônio, com luzes de condução diurna em LEDs. Os faróis contam também com sistema limpador.

Na parte interna, o novo Audi A4 Attraction, versão de entrada, tem acabamento Platinum. O volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles agora tem a base aplanada, o que também facilita mais a entrada e saída do motorista. As soleiras das portas são em alumínio e o modelo tem alavanca de câmbio com acabamento em couro; bancos em couro sintético, com ajuste elétrico para o motorista, inclusive no apoio lombar; banco traseiro bipartido; computador de bordo com marcador de temperatura; e controle de velocidade de cruzeiro.

Outros itens de série do Attraction são o pacote de luzes, o teto moldado em tecido e os vidros com isolante térmico. O carro traz também sensor de estacionamento traseiro (novidade), sensores de luz e chuva e retrovisor interno com função antiofuscante automática. O cliente pode escolher quatro combinações de cores para os bancos. O ar-condicionado é automático e o porta-malas, com tapete reversível, tem 480 litros de capacidade.

Já o novo Audi A4 Sedan Ambiente, que é oferecido também na versão Avant (station wagon), agrega, além dos equipamentos oferecidos no Attraction, o ajuste elétrico nos dois bancos dianteiros, teto solar, rodas de alumínio com 18 polegadas e o sistema Audi music interface. A Avant tem um teto solar ainda maior, panorâmico e com acionamento elétrico, além de rack de teto em alumínio.

A suspensão utiliza o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com uma estrutura suspensa em quatro pontos. A direção eletromecânica e o programa eletrônico de estabilidade ESP são equipamentos de série.

O modelo possui airbags laterais dianteiros e de cabeça, cintos de segurança com sensor de afivelamento, alarme antifurto, travamento central com controle remoto à distância e freio de estacionamento eletromecânico.

Mudanças no A5

O Audi A5 Sportback ganhou o novo motor 1.8 TFSI nas versões Attraction e Ambiente. O novo A5 Attraction oferece acabamento interno “platinum”, com bancos em couro Milano (os dianteiros com ajustes elétricos, inclusive lombar), pacote de luzes, para-brisa e vidros laterais com isolante térmico. Os faróis são bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs e sistema limpador. As lanternas traseiras também são em LEDs. As rodas são de alumínio, com 17 polegadas.

O novo A5 Sportback Ambiente traz, adicionalmente, computador de bordo com display colorido, retrovisor interno antiofuscante automático, sensores de luz e chuva, teto solar e os sistemas Audi connect/Bluetooth e rádio MMI com sistema de navegação.

O Audi connect disponibiliza várias funções de informação e entretenimento. Entre as informações disponíveis online estão a navegação com procura de pontos de interesse, com imagens de satélite do Google™ Earth e do Google™ Maps Street View e outras. A ligação Wi-Fi permite conectar via Bluetooth ou fisicamente dispositivos móveis – telefones celulares, iPod ou tablets – à Internet e a execução de músicas via streaming. O sistema inclui também um disco rígido com capacidade de 20 GB para armazenamento de mapas, músicas, vídeos, fotos e informações.

Em São José do Rio Preto, SP, os dois modelos serão comercializados na Eurobike.

Versões e preços

A4 Sedan Attraction 1.8 TFSI Multitronic – R$ 138.990,00

A4 Sedan Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 147.990,00

A4 Avant Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 152.990,00

A5 Sportback Attraction 1.8 TFSI Multitronic – R$ 155.990,00

A5 Sportback Ambiente 1.8 TFSI Multitronic – R$ 167.990,00

*O Hi-Mundim viajou a convite da Audi do Brasil