CineSolar promove sessão de cinema gratuita em Rio Preto

Foto: Lucas Rosendo/CineSolar

Furgão do CineSolar, cinema itinerante movido à energia solar, estaciona em Rio Preto no dia 17 para exibir curtas-metragens infantis e o filme Sing 2, com entrada livre e pipoca

O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido à energia solar do Brasil, estaciona neste domingo (17/3) no ECO Santo Antônio – Escola Competências Deputado Roberto Rollemberg, na Vila Santo Antônio, bairro da zona Norte de Rio Preto, para duas sessões.

Na ocasião serão exibidos curtas-metragens infantis e um longa-metragem de animação. A primeira sessão, em que serão exibidos os curtas, começa às 18h. Já a atração da segunda sessão, que começa às 19, é o filme Sing 2, lançado nos cinemas em 2021.

A entrada para assistir às sessões é livre. Além disso, a pipoca é gratuita e o público ainda vai ter a oportunidade de visitar o furgão do CineSolar e saber mais sobre o funcionamento da atração itinerante que reúne arte, ciências, tecnologia e sustentabilidade.

Incentivo à cultura

Também serão desenvolvidas várias atividades, além de uma oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Em sua sétima edição, o CineSolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia.

A sétima edição do CineSolar também tem apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O Projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.

“Só 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é caro para as famílias. O CineSolar é alternativa gratuita, ao ar livre, e o primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

Público poderá visitar o furgão responsável pela magia do CineSolar

Furgão

O furgão é uma estação de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz e é o responsável pela magia do CineSolar. Com placas fotovoltaicas no teto, carrega todo o cinema: cadeiras e banquetas, sistemas de conversão de energia e armazenamento.

Leva ainda os sistemas de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol vira energia elétrica.

Protagonista do projeto cultural, social e ambiental, o furgão do CineSolar já passou por 700 municípios de 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A expedição contabiliza 2,3 mil sessões, 220 filmes exibidos e 690 oficinas assistidas por 341 mil pessoas.

Oficinema Solar

No dia 7 de março, o CineSolar promoveu a Oficinema Solar, um encontro online com alunos do Núcleo Municipal de Artes e Cultura da Casa de Cultura Dinorath do Valle, com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental.

A Oficinema do CineSolar em Rio Preto foi das 14h às 17h. Nas três horas de duração da atividade, além de questões ambientais, também foram introduzidos aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion.

Utilizando celular e tablet, as crianças e jovens participantes da oficina tiveram a oportunidade de construírem coletivamente uma história e protagonizarem e roteirizarem um curta, que vai ser exibido durante a primeira sessão para todo o público presente.

CineSolar já passou por 700 cidades do Brasil

CineSolar

O CineSolar (linktr.ee/cine.solar) foi lançado pela Brazucah Produções há 11 anos. O projeto cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e já percorreu – com seus furgões Mahura e Tupã – mais de 302 mil quilômetros de vias pelo país.

O CineSolar integra a Solar World Cinema, rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar. Tem patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil e patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária. Também tem parceria solar da EnergySeg Engenharia e conta com apoio das marcas Biowash e Bio 2.

O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (262 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça–SP).

Serviço

CineSolar
Data: 17/3 (Domingo)

Sessões:
18h – 1ª sessão: exibição de curtas-metragens infantis e ambientais
19h – 2ª sessão: Sing 2

Entrada:
Livre (não precisa de ingresso), com pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local:
ECO Santo Antônio – Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg
Rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2901, Vila Santo Antônio – Rio Preto–SP.