A Cia. Cênica deu início ao Projeto Território Cênico 2020, com uma edição 100% virtual. Serão 40 atividades gratuitas para todas as idades, envolvendo literatura, teatro, música, dança, fotografia, cultura popular, economia criativa e cultura digital.
Em razão do distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, o Território, que começaria em março, foi readequado e, pela primeira vez, tem uma edição 100% online. A programação começa no dia 16 de julho e vai até 24 de setembro.
De dentro de sua própria casa, o público poderá participar de 12 ações de formação e intercâmbio artístico – como oficinas, bate-papos e de pesquisas envolvendo as artes cênicas e a cultura popular -, e acompanhar 28 ações de difusão, como shows musicais, contações de história, sarau, leituras dramáticas, entre outras atividades.
Um dos destaques é um bate-papo com o dramaturgo e diretor teatral Pedro Kosovski, um dos fundadores da Aquela Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ).
Cia. Cênica até no WhatsApp
Além das tão popularizadas lives, que irão acontecer no canal da Cia. Cênica no YouTube, com retransmissão nas redes sociais da companhia, outros recursos serão usados na programação, como publicações de vídeos e fotos no Facebook e Instagram e até a comunicação via aplicativos de conversa como WhatsApp.
O Território Cênico é uma ação permanente da Cia. Cênica desenvolvida desde 2016, em sua sede, localizada no Jardim dos Seixas, e em outros espaços, como a Praça das Rosas, no mesmo bairro.
Com o projeto, o grupo consegue ampliar suas atividades para além da produção de espetáculos, desenvolvendo outras ações com a comunidade rio-pretense e aprofundando parcerias com artistas, grupos e coletivos.
Sarau na abertura
A abertura do projeto, no dia 16 de julho, será com uma live às 20h, no canal da Cia. no YouTube, celebrando a poesia, a resistência e o protagonismo de mulheres negras por meio do sarau Pretas PalaBRas, formado por Anna Claudia Magalhães, Mayara Ísis, Silane Santana e Yanelys Abreu.
O coletivo Pretas PalaBRas foi criado em 2014 no “1º Sarau Mulher Negra tem História”, ação afirmativa realizada pelo Movimento Mulheres em Luta – São José do Rio Preto.
Em julho, acontecem mais seis atividades. No dia 17 tem início nos stories das redes sociais da Cia. Cênica a Feira Virtual de Economia Criativa.
Dia 18, começa a série de vídeos Cápsulas Poéticas, com artistas convidados. A pesquisa Corpo em Crise – Uma Relação entre a Dança e o Tempo dá início aos trabalhos no dia 20. Essa pesquisa acontece dentro do Núcleo de Pesquisa Cênica que, neste ano, busca fomentar investigações de integrantes da companhia em diferentes linguagens artísticas, como teatro e música.
Já no dia 23 de julho, acontece a abertura da série Encontros Possíveis com o bate-papo Produção Teatral no Interior, com integrantes da Cia. Talagadá, de Itapira (SP), e da Cia. Cênica. Dia 27 de julho, começa a Mostra Caleidoscópio de Fotografia e, dia 30, a oficina Batuque na Cozinha, com Jaqueline Cardoso cantando e contando causos enquanto prepara moqueca de peixe.
Inscrições
Por ser em ambiente virtual, a maioria das atividades do Território Cênico não precisa de inscrição. Basta ter acesso a um dispositivo conectado à internet e seguir a Cia. Cênica em seus canais virtuais.
Das 40 ações do projeto, em apenas quatro haverá inscrição, com início a partir desta sexta-feira (10/7). São elas: a Feira Virtual de Economia Criativa; as pesquisas “Corpo em Crise – Uma Relação entre a Dança e o Tempo” e “Medicina de Quintal” (ambas dentro do Núcleo de Formação Cênica), e a Mostra Caleidoscópio de Fotografia, com curadoria de Jorge Etecheber, que vai selecionar seis imagens de fotógrafos profissionais ou não, produzidas dentro de suas casas na quarentena.
Os links para as inscrições serão disponibilizados no site da Cia. Cênica (http://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/), onde será possível acessar mais informações.
A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A Cia. Cênica foi contemplada pelo Edital de Apoio à Manutenção e Modernização de Espaços Culturais.
O projeto contemplará também ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, à aquisição de equipamentos e materiais, à remuneração da equipe de gestão e artistas envolvidos, além da produção de um vídeo documental sobre o projeto.
PROGRAMAÇÃO – PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2020:
Núcleo de Pesquisa Cênica: Nesta edição, o Núcleo de Pesquisa Cênica tem a proposta de fomentar a pesquisa artístico-cultural. Os integrantes da Cia. Cênica irão desenvolver cinco pesquisas, nas áreas de Dança, Cultura Popular, Literatura, Teatro e Cultura Digital. Posteriormente, promoverão atividades formativas e de difusão como contrapartida. Em duas dessas pesquisas, o público poderá colaborar. São elas: “Corpo em Crise – Uma Relação entre a Dança e o Tempo” e “Medicina de Quintal”.
Núcleo de Pesquisa Cênica | Pesquisa “Corpo em Crise – Uma Relação entre a Dança e o Tempo”
Com Andréa Capelli, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e atriz, e Cássia Heleno, atriz, bailarina, coreógrafa e arte-educadora
Desenvolvida por meio de encontros virtuais com seus participantes-colaboradores, via plataforma de videoconferência e grupo no WhatsApp, a pesquisa tem o objetivo de buscar um novo entendimento sobre o corpo e o tempo, e por que não dizer, sobre a crise e sobre a morte. Será investigado o tempo como elemento da dança e a pesquisa será desenvolvida a partir de atividades e exercícios de improvisação em dança motivados por leitura de textos, apreciação de vídeo e debates.
Vagas: 25
Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos. Participantes devem ter acesso à internet e disponibilidade para encontros virtuais de 20/7 a 31/8, segundas-feiras, das 19h30 às 22h
Inscrições: 10 a 17/07 pelo link: https://forms.gle/6cGtcqBozmXHb47G8
Seleção: primeiros inscritos
Núcleo de Pesquisa Cênica | Pesquisa “Medicina de Quintal”
Com Mariana Gagliardi, formada em agronomia e produtora agroecológica
A pesquisa propõe resgatar, registrar e compartilhar conhecimentos sobre cultivo e uso popular das plantas medicinais. Para isso, serão coletados junto a pessoas interessadas em colaborar depoimentos em vídeo sobre como cultivam e usam essas plantas. Também serão disponibilizados vídeos explicativos sobre plantas medicinais e as legislações vigentes. A pesquisa conta com a parceria da produtora cultural Larissa Macena.
Público-alvo: Pessoas que cultivam plantas medicinais em casa e interessados. Participantes devem ter acesso a um dispositivo móvel para gravação e envio de vídeo
Inscrições: 10 a 31/7 pelo link https://forms.gle/oy4qpVs7pfF8PEPg6
ABERTURA: Sarau Pretas PalaBRas
Com Coletivo Pretas PalaBRas
O sarau Pretas PalaBRas emerge em contra-ação ao racismo e ao machismo operantes em toda sociedade. A força motriz de resistência e luta das mulheres negras, desde sua ancestralidade, fez e faz com que consigam transformar dores e alegrias em resiliência e expressão de arte. Pretas PalaBRas é um coletivo poético de voz e resistência de mulheres negras da América Latina que promove, em saraus e encontros literários, a vida, a luta, a visibilidade e o protagonismo preto. Integrantes: Anna Claudia Magalhães, Mayara Ísis, Silane Santana e Yanelys Abreu.
Quando: 16/7, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
120 minutos. 14 anos
Feira Virtual de Economia Criativa
A Cia. Cênica irá publicar nos stories de suas redes sociais material de divulgação de empreendedores de Rio Preto ligados à economia criativa, buscando contribuir com o setor neste momento de pandemia.
Público-alvo: empreendedores de Rio Preto ligados à economia criativa
Quando: 17/7 a 24/9
Onde: Facebook @cia.cenica e Instagram @ciacenica
Inscrições: 10 a 14/9 pelo e-mail feiracriativa@ciacenica.com.br. Enviar e-flyer no formato para story junto com nome completo, nome fantasia do empreendimento (se houver), número de telefone/whatsapp e links para seus perfis no Facebook e Instagram
Série de vídeos: Cápsulas Poéticas
Com Anna Claudia Magalhães, Antonio Bucca Jr, Beta Cunha, Christina Martins, Deivison Miranda, Gael Camillo, Glauco Garcia, Homero Ferreira, Jaqueline Cardoso, Jessica Paladino, Márcia Morelli, Mayara Ísis, Ricardo Matioli, Roberto Brito e Suria Amanda
Vídeos de curtíssima duração trazendo artistas convidados atuantes em variadas linguagens
Quando: a partir de 18/7 a 15/8, terças-feiras e sábados
Onde: Facebook @cia.cenica e Instagram @ciacenica
Livre
Mostra Caleidoscópio de Fotografia
Curadoria: Jorge Etecheber, fotógrafo profissional
Mostra virtual composta por seis fotografias realizadas em casa, durante o período da quarentena. Podem ser usadas câmeras profissionais ou amadoras e dispositivos móveis.
Selecionados receberão ajuda de custo de R$ 100 cada. No período da mostra, sempre às segundas-feiras, será publicada uma foto selecionada nas redes sociais da Cia. Cênica.
Vagas: 6
Público-alvo: Fotógrafos profissionais, amadores e artistas em geral
Quando: 27/7 a 6/9, segundas-feiras
Onde: Facebook @cia.cenica e Instagram @ciacenica
Inscrições: 10 a 19/7 pelo e-mail caleidoscopio@ciacenica.com.br. Enviar foto sem crédito na imagem, informando nome completo, nome artístico, número de celular/whatsapp e links de perfis no Facebook e Instagram, e respondendo as seguintes perguntas: 1 – O que essa imagem representa para você nesses dias de pandemia? 2 – Por que escolheu inscrevê-la na mostra? 3 – Qual equipamento usou?
Resultado da seleção: 26/7, nas redes sociais da Cia. Cênica
Encontros Possíveis: Série de bate-papos com a proposta de reunir virtualmente artistas e público. Serão promovidos cinco encontros, reunindo diferentes profissionais das artes cênicas para falarem sobre temas relacionados à sua área de atuação e responderem a questões elaboradas pelo público
Encontros Possíveis | Bate-papo “Produção Teatral no Interior”
Com Cia. Talagadá e Cia. Cênica
No primeiro encontro da série, a Cia. Cênica convida a Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), a compartilhar suas experiências enquanto grupo do interior paulista que, além de circular com seus espetáculos, desenvolve ações de formação e mantém um espaço cultural independente.
Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artistas e interessados a partir de 16 anos
Quando: 23/7, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Oficina: Batuque na Cozinha – Moqueca de Peixe
Com Jaqueline Cardoso, cantora, musicista, atriz, pesquisadora de cultura popular e amante da culinária
Resgatar memórias ligadas afetivamente a aromas e sabores é o objetivo da atividade, que tem como matéria-prima receitas populares que fazem parte da cultura brasileira. Durante o preparo do prato, muita música e contação de “causos”.
Público-alvo: interessados em geral
Quando: 30/7, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 60 minutos
Contando História: Minissérie de contação de histórias voltada ao público infanto-juvenil
Contando História | Contos e Lendas Africanos
Com Beta Cunha, atriz, diretora teatral, professora de teatro e contadora de história
Por meio da ressignificação de elementos cotidianos – lenços, xales e outros objetos – os contos e as lendas resgatam a ancestralidade do povo negro e vão se desenrolando de modo a possibilitar ao público conhecer um pouco sobre as culturas africanas. Contadora e plateia interagem permanentemente nessa contação, estruturada de forma aberta.
Quando: 2/8, domingo, 16h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 50 minutos. Livre
Contando História | A História das Cores
Com Duo Passarim
Livre adaptação de livro homônimo do sub-comandante Marcos, conta a história da criação das cores a partir das penas de uma arara. A música popular brasileira dá o tom e convida os espectadores para um passeio no início dos tempos, a fim de descobrirem como os deuses inventaram as cores. O Duo Passarim é formado pelo músico e compositor Diego Guirado e pelo ator e cientista social Glauco Garcia.
Quando: 9/8, domingo, 16h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 45 minutos. Livre
Encontros Possíveis | Bate-papo “Eu aqui, você aí e o novo possível”
Jorge Vermelho, ator e diretor artístico da Companhia Azul Celeste e Georgette Fadel, atriz e diretora
Um bate-papo sobre os pensamentos que nos cercam em tempos de mudanças radicais no fazer criativo e mudança de paradigma nas relações entre arte, vida e espiritualidade. Jorge Vermelho é ator e diretor artístico da Companhia Azul Celeste, de São José do Rio Preto, desde 1989, onde desenvolve trabalho de investigação teatral. Foi diretor do Balé Teatro Castro Alves – BTCA, em Salvador (BA). Foi curador e é coordenador executivo do FIT – Festival Internacional de Teatro e do Janeiro Brasileiro da Comédia, e assessor especial de cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto. Georgette Fadel é atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP e diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA, USP. Com a Companhia Azul Celeste dirigiu “Cem gramas de Dentes” e “MUNDOMUDO”, e fez assessoria na montagem de “Território Banal”.
Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artistas e interessados a partir dos 16 anos
Quando: 6/8, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Show musical: Praças e Pessoas
Com João Liossi, poeta, cantor, compositor e ator
Pensar sobre cidade a partir das canções de Belchior para aprender um pouco mais sobre elas. O que mudou? O que ainda é igual aos dias de nossos pais? O cantautor cearense nos deixou um legado poético e político extremamente atual. Na live, acompanhado por um músico violeiro, João Liossi, cantautor do interior paulista, oferece um abrangente tributo a esse legado.
Quando: 13/8, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 60 minutos. Livre
Encontros Possíveis | Bate-papo “Gestão cultural em rede”
Com Cassiane Tomilhero, produtora e gestora cultural
Encontro sobre gestão cultural inspirado em metodologias de planejamento e organização de ideias e equipes. Os participantes são convidados a vivenciar um processo de reconhecimento de suas identidades, de seus fazeres e de seus sonhos, possibilitando assim uma visão mais ampliada da gestão e dos caminhos que se deseja trilhar para a busca de alternativas de ação para o momento em que vivemos.
Público-alvo: artistas, coletivos culturais e grupos artísticos de todas as linguagens
Quando: 20/8, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Show musical: Psicorange
Com Psicorange Psicorange, o trio e o show, surgem do encontro dos artistas Andressa Maria, Murilx Gussi e Sávio D’Agostino criadores do manifesto musical “PUTO!”. O trio explora suas próprias referências em composições influenciadas pelo glam, hard rock e pop, experimentando-se artisticamente num permanente flerte com a performance e poesia, ferramentas já utilizadas pelo grupo em suas criações.
Quando: 27/8, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 60 minutos. 16 anos
Oficina: Maquiagem e sua Trajetória – da Beleza à Arte
Com Suria Amanda, atriz, dançarina e maquiadora
A maquiagem se tornou uma linguagem artística independente e alcançou muitos outros campos, além da beleza, ao longo dos anos. A atividade irá apresentar um breve histórico do caminho percorrido até alcançar o campo artístico e teatral.
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos
Quando: 30/8, domingo, 16h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Núcleo de Pesquisa Cênica | Compartilhamento de Pesquisa “Corpo em Crise: uma relação entre a dança e o tempo”
Com Andrea Capelli e Cássia Heleno, bailarinas e atrizes
Exercício cênico resultante da pesquisa “Corpo em crise: uma relação entre a dança e o tempo”, de Andrea Capelli e Cássia Heleno, que investigou o tempo como elemento da dança a partir de atividades e exercícios desenvolvidos junto a um grupo de participantes-colaboradores. Após a apresentação, haverá bate-papo com reflexões sobre dança em tempos de isolamento.
Público-alvo: dançarinos, estudantes de dança e demais interessados
Quando: 2/9, quarta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Encontros Possíveis | Bate-papo “A contribuição do negro para as artes cênicas”
Com Beta Cunha, atriz e diretora teatral
A atriz e diretora teatral irá traçar um panorama histórico sobre a contribuição do negro para as artes cênicas no Brasil, enfocando especialmente a contribuição das mulheres e destacando o trabalho e a história de artistas como Ruth de Souza e Grace Passô, entre outras.
Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artistas e interessados/as a partir de 16 anos
Quando: 3/9, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Leitura dramática: Refugo
Com Cia. Beradeiro. Direção: Ricardo Matioli
Leitura dramática do texto teatral de Abi Morgan, sobre a história de Kojo, criança que, em seu aniversário de onze anos, vê sua família ser assassinada por guerrilheiros em meio à guerra civil. Aos 14 é mandado a um abrigo para crianças refugiadas de onde é posto para fora por ser considerado um homem. Após a leitura, a Cia. Beradeiro irá falar sobre seu processo de montagem. A atividade é fruto da orientação artística realizada pela Cia. Cênica junto ao grupo.
Quando: 7/9, segunda-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos. 14 anos
Núcleo de Pesquisa Cênica | Compartilhamento de Pesquisa “Antes de Assoprar”
Com Fagner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica, dramaturgo e ator
Leitura dramática do texto teatral produzido durante o projeto de pesquisa “Antes de Assoprar”, de Fagner Rodrigues, que investigou as possibilidades de criação de um texto dramatúrgico tendo como pontos de partida o teatro documental e suas memórias da infância, perpassadas por temas como suicídio, abandono afetivo parental e ancestralidade –, além de fotografias, vídeos e musicalidades. Após a leitura será realizado um bate-papo com o autor.
Público-alvo: artistas, estudantes de artes cênicas e interessados/as a partir de 16 anos
Quando: 9/9, quarta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Show musical: Trambique
Com João Liossi, poeta, cantor, compositor e ator
Em maio, João Liossi lançou digitalmente o álbum “Trambique (Canções de quarentena)”, gravado em casa com seu celular, e tratou, naturalmente, de temas e sonoridades relacionadas à solidão, mas também aos pequenos encontros que podemos ter com nós mesmos. Nesta live, o cantautor traz seu repertório autoral desde as canções de “Antiexílio”, EP lançado no começo deste 2020, até as canções compostas durante a quarentena.
Quando: 10/9, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 60 minutos. Livre
Núcleo de Pesquisa Cênica | Compartilhamento de Pesquisa “Roseanas”
Com Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri, atrizes
Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri expõem a síntese da pesquisa “Roseanas”, sobre como o escritor João Guimarães Rosa representa as mulheres em sua obra, mais especificamente, as que resistem face ao contexto machista do universo sertanejo, estabelecendo um paralelo com o momento atual. A investigação foi desenvolvida a partir do mapeamento e estudo de obras de Rosa e de material teórico, em diálogo com peças iconográficas e musicais.
Público-alvo: interessados em geral
Quando: 16/9, quarta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 90 minutos
Encontros Possíveis | Bate-papo “De volta para o passado: essa incontrolável vontade de lembrar”
Com Pedro Kosovski, dramaturgo, diretor teatral e professor de artes cênicas, um dos fundadores da Aquela Cia. de Teatro
Nesse angustiante quadro contemporâneo de incertezas como uma espécie de refúgio, nos voltamos para o passado como se ele fosse um continente estável capaz de suportar nossas releituras, ressignificações, arqueologias e toda ordem de reinvestimentos imaginários que satisfaçam, ainda que temporariamente, essa visão do abismo instalado no presente. Dentre as projeções de passado é possível observar as mais divergentes estratégias. Essa fala pretende pensar de que modo a dramaturgia contemporânea se articula com os debates acerca das políticas da memória.
Público-alvo: dramaturgos, artistas, estudantes de artes cênicas e interessados
Quando: 17/9, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos
Núcleo de Pesquisa Cênica | Compartilhamento de Pesquisa “Medicina de Quintal”
Com Mariana Gagliardi, formada em agronomia e produtora agroecológica
Vídeo e cartilha online para download com os resultados da pesquisa “Medicina de Quintal”, de Mariana Gagliardi, em parceria com Larissa Macena, acerca do resgate, registro e troca de conhecimentos sobre o cultivo e o uso popular das plantas medicinais. A pesquisa contou com a participação de colaboradores por meio de vídeos-depoimentos sobre seus saberes e práticas.
Quando: a partir de 19/9, sábado, 16h
Onde: YouTube /ciacenica, Facebook @cia.cenica e Instagram @ciacenica
Núcleo de Pesquisa Cênica | Compartilhamento de Pesquisa “Streaming e outros medos”
Com Fabiano Amigucci, ator, diretor, professor de teatro e graduado em publicidade
Fabiano Amigucci compartilha os conhecimentos obtidos a partir de sua pesquisa “Live streaming e outros medos”. Considerando a necessidade de readequação do projeto Território Cênico para o ambiente virtual em função da pandemia de Covid-19, a pesquisa tratou do funcionamento e das possibilidades de uso das tecnologias de transmissão ao vivo e plataformas de videoconferência, além de sua aplicação ao longo do projeto.
Público-alvo: artistas e demais interessados
Quando: 23/9, quarta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica e Facebook @cia.cenica
Não é necessário fazer inscrição. 90 minutos
Oficina: Batuque na Cozinha – Escondidinho de carne seca
Com Jaqueline Cardoso, cantora, musicista, atriz, pesquisadora de cultura popular e amante da culinária
Resgatar memórias ligadas afetivamente a aromas e sabores é o objetivo da atividade, que tem como matéria-prima receitas populares que fazem parte da cultura brasileira. Durante o preparo do prato, muita música e contação de “causos”. A atividade encerra a edição 2020 do projeto Território Cênico.
Quando: 24/9, quinta-feira, 20h
Onde: YouTube /ciacenica
Não é necessário fazer inscrição. 60 minutos