Sesc Rio Preto: avós ensinam receitas de família para crianças

Vovó ensina criançada a cozinhar (Foto: Diego Giovani)

Ah…que vontade de voltar a ser criança, cozinhar com a avó e comer as coisas gostosas que ela fazia…Nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, o Sesc Rio Preto faz uma oficina bem bacana, para aproximar avós e netos por meio da gastronomia. “A minha avó faz um espaguete delicioso”; “A minha avó faz bolinho de chuva muito bom”; “Já a minha faz um bolo maravilhoso!”. Quantas lembranças afetivas estão em uma receita da vovó?

A oficina pretende resgatar essas memórias e acontece uma vez por mês, dentro do projeto Curumim do Sesc.  podem aprender com as vovós e também com os vovôs dos colegas a preparar receitas especiais das famílias no especial “Minha Avó Faz”.

Foi durante as atividades de culinárias do “Tá na Mesa”, em que as crianças preparam diversas receitas utilizando alimentos integrais, verduras, entre outros, com o intuito de despertar o interesse pela alimentação balanceada, que os pequenos relembravam dos avós. Um ingrediente, uma técnica, até mesmo um prato, fez surgir comentários de que “a minha avó faz”. A partir de então, as crianças pensaram em um prato que gostam e que a avó ou o avô prepara em casa.

Assim surgiu o “Minha Avó Faz”, que uma vez por mês, até o fim do ano, convida os avós para ensinarem uma receita para as turmas. O objetivo é aproximar e promover tempo de integração entre avós e netos, além das crianças conhecerem diferentes histórias por trás da culinária.

No dia 23, sexta, a Dona Sônia, avó do Luís Otávio, de sete anos, ensina a preparar torta de banana, receita que já faz há 50 anos. “Não tem uma festa que eles não me peçam pra fazer essa torta”, ressalta Sônia. O toque final da receita, passada pela sua mãe, fica por conta da calda, que “ao virar a torta escorre na massa”, revela.

A oficina integra a programação do Sesc Curumim, um programa socioeducativo para crianças de 7 a 12 anos. Acontece às terças e quintas ou às quartas e sextas, das 14h às 17h30. As atividades visam o desenvolvimento integral da criança por meio de atividades lúdicas e educativas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. As crianças participam de diversas atividades artísticas, culturais, esportivas, ambientais e temas ligados à saúde, em abordagens indispensáveis ao desenvolvimento infantil, de maneira dinâmica e cooperativa, valorizando a livre expressão e a vivência de experiências de cidadania.

Vovó ensina criançada a cozinhar (Foto: Diego Giovani)

Vovó ensina criançada a cozinhar (Foto: Diego Giovani)

Quem pode participar:
Crianças de 7 a 12 anos, com prioridade para os filhos de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo (com Credencial Plena). As vagas restantes poderão ser preenchidas por crianças sem credencial.

PARA SE INSCREVER

Crianças com Credencial Plena:
• Pré-inscrição – preencha a ficha de interesse disponível na Central de Atendimento e aguarde contato. Enquanto houver vagas.
• Inscrição – As famílias contempladas serão contatadas e deverão realizar a matrícula em horário agendado. Enquanto houver vagas.

Crianças sem credencial, com credencial atividade ou MIS:
• Pré-inscrição para vagas remanescentes – preencha a ficha de interesse disponível na Central de Atendimento e aguarde contato. Enquanto houver vagas.
• Inscrição – As famílias contempladas serão contatadas e deverão realizar a matrícula em horário agendado. Enquanto houver vagas.

Documentos necessários:
• Atestado de matrícula escolar
• Exame médico
• 1 foto 3×4

Informações sobre vagas e inscrições na Central de Atendimento de terça a sexta das 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h30. O Sesc Curumim é gratuito.