Bar do Alemão traz parmegiana de Itu para Rio Preto

O famoso filé à parmegiana do Bar do Alemão

Na próxima sexta-feira, 6, o Bar do Alemão, fundado em 1889, na cidade de Itu, em SP, abre suas portas em São José do Rio Preto, SP. Fundado pela família Steiner, o restaurante é conhecido pelo seu famoso e tradicional filé à parmegiana. E além dele, traz também para a cidade a gastronomia alemã.

hi-mundim-bardoalemao

Terá opção de almoço executivo, o Padokabrot para a produção caseira de pães alemães e o Wundebar, happy hour com diversas porções, como o mix de salsichas, antepasto do alemão e o tradicional happy hour com desconto, de segunda a sexta-feira, a partir das 17h30.

Apfelstrudel

Apfelstrudel

Além do filé à parmegiana de Itu, um dos mais conhecidos do Brasil, o Bar do Alemão, que tem uma tradição de mais de cem anos e virou ponto turístico na cidade de Itu, também tem sobremesas tradicionais, como o “Apfelstrudel”, torta de maçã que derrete na boca. Outros destaques da casa são o Einsbein à Pururuca, os Schnitzels e o Kasller.

Eis

Eisnbein à pururuca

“Estamos trazendo para São José do Rio Preto a qualidade e a tradição do Bar do Alemão em um ambiente acolhedor, ideal para comer bem e se divertir com a família e com os amigos, seja para almoçar, jantar ou fazer um happy hour”, realça Marcel Fleischmann, um dos sócios da casa. O restaurante também conta com a Kidzland, espaço para crianças que traz brinquedos lúdicos da cultura alemã e com programação especial aos fins de semana.

História do Bar do Alemão

O Sr. Adolf, Dona Maria Steiner e os quatro filhos do casal, Hedwig, Max, Richard e Georg chegam ao Brasil em março de 1889, vindos da pequena cidade alemã de Nowawes. Eles montam um açougue no Brás e vivem nesse bairro paulistano até 1897, ano em que a família se muda para Itu.

hi-mundim-bardoalemao-antigo

Padaria e Confeitaria Alemã

Em setembro de 1902, abrem a Padaria e Confeitaria Alemã que logo se torna referência de sabor e qualidade em toda a região de Itu. No final de tarde, a Confeitaria dos Steiner era o ponto para um bom papo regado a uma cervejinha bem gelada e o “Bife do Steiner”, uma carne acebolada, frita na manteiga e com um belo molho de tomate por cima. O tal bife vira um sucesso e a família abre ao lado da confeitaria um bar e restaurante.

Além do famoso “Bife do Steiner”, o restaurante começou a oferecer, além de um cardápio mais variado, outra criação da família: o “Orelha de Elefante”, um generoso filé mignon à milanesa com o molho de tomate que era segredo dos Steiner e que virou o parmegiana mais famoso do Brasil.

No final da década de 90, a quarta geração dos Steiner assume o comando do restaurante para continuar oferecendo toda a qualidade e sabor que transformou aquela pequena confeitaria num dos restaurantes mais importantes do país.

Nossas impressões

Nós estivemos no Bar do Alemão antes da inauguração em São José do Rio Preto. Ele funcionará no Iguatemi Shopping, logo na entrada principal, entre o Maremonti e o Si Señor. O atendimento foi impecável e os garçons muito solícitos e atenciosos. Nos explicavam sobre os pratos e as cervejas. A casa, aliás, possui uma seleção bem variada de cervejas. Nós experimentamos o chope Munich, escuro e também o de trigo.

Deliciosos bolinhos de carne

Deliciosos bolinhos de carne

Na entrada, as famosas batatas feitas ali mesmo, bem sequinhas e crocantes e os bolinhos do Alemão (R$39, 10 unidades), feitos com carne de Red Angus e acompanhados de três tipos de mostarda. O filé à parmegiana (R$45) foi servido individualmente e é acompanhado por arroz branco e as batatas da casa. Também há a opção ‘família’ do filé, com 600 gramas, que serve até seis (ou oito) pessoas.

E para finalizar, a sobremesa Chocolamour, com sorvete de chocolate ou creme, calda, farofa doce, palitos de chocolate e bombons. Mas se você está indo pela primeira vez, não deixe de experimentar o pudim de leite. Imperdível!

hi-mundim-bardoalemao-Pudim