Categories: Mobilidade

Como escolher uma boa oficina

Como saber se o mecânico é de confiança? Você sabe escolher uma boa oficina? Pensando nisso, a Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária – deu algumas dicas muito importantes para os motoristas de primeira viagem ou para quem não sabe como escolher uma oficina mecânica. Por falta de conhecimento ou na tentativa de uma economia arriscada e muitas vezes pouco eficiente, o proprietário do veículo nem sempre faz a melhor escolha.

Para muitos motoristas, o preço é um fator decisivo e prioritário na hora de eleger uma oficina mecânica. No entanto, analisar apenas este critério pode afetar diretamente na manutenção, desgaste e até mesmo na segurança dos passageiros. “Estrutura, equipamentos de qualidade, profissionais capacitados e boas ferramentas são itens que devem ser notados pelo motorista assim que entrar em uma oficina mecânica. Desta forma, é possível analisar de que forma o seu carro será tratado”, explica Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil.

Para auxiliar o consumidor na escolha das melhores oficinas, o Cesvi realiza avaliações em oficinas de reparação de funilaria e pintura de todo o Brasil, com a classificação de 1 a 5 estrelas. O reconhecimento está ligado a questões de estrutura, ferramentas disponíveis e qualificação dos profissionais. Então, quanto melhor a classificação, mais estrelas o estabelecimento recebe. “Procure a placa do Cesvi nas oficinas que visitar. O número de estrelas indicadas dará a segurança ao proprietário da nossa avaliação, que vai desde o check list do automóvel até a limpeza da oficina”, comenta Gerson.

Outro critério importante, segundo o especialista, é verificar se a oficina está regularmente estabelecida e age de acordo com o art. 21 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que protege os consumidores de serem enganados com peças falsas ou de segunda mão.

Quando escolher a oficina e for realizar um orçamento, é importante observar as referências em serviços e atendimento de outros clientes na loja, a limpeza dos veículos que estão em conserto e certificar-se sobre o cumprimento das datas de início e término dos serviços que gostaria de contratar.

Por fim, antes de autorizar o conserto o motorista pode solicitar um documento relatando as condições gerais do carro, como a quilometragem e o nível de combustível. “Esta é uma medida que ajuda o motorista a certificar-se que não houve novos danos, como amassados, riscos na pintura e até mesmo equipamentos quebrados no veículo”, finaliza Burin.

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

Recent Posts

Barretos recebe Revelando SP, que reúne culinária e cultura

Com quase três décadas de história, o festival terá a primeira edição em Barretos, de…

13 horas ago

Cultura nordestina é celebrada com Mostra Cultural e show de forró

Projeto "A Céu Aberto – Forrozinho Pé de Serra" celebra a cultura nordestina com show…

1 semana ago

Exposições abrem o mês das mães no Riopreto Shopping

Riopreto Shopping terá programação especial dedicada às mães neste mês de maio. Tem exposições fotográficas…

2 semanas ago

Ibis Styles Monte Líbano celebra Dias das Mães com mimos e programação especial

A mamãe que se hospedar acompanhada de um adulto pagante, não pagará a sua estadia…

2 semanas ago

Olímpia tem um dos 25 melhores resorts do Brasil

Thermas Park Resort & SPA, de Olímpia, é eleito pelo TripAdvisor um dos 25 melhores…

2 semanas ago

EcoNoroeste entrega 14 novos postos de atendimento aos usuários

Estruturas são ponto de pausa segura, disponíveis em todo o trecho da concessionária, com sanitários,…

2 semanas ago