Na hora de planejar uma viagem, além de escolher o destino, a gente planeja a duração, hospedagem e o que levar na mala. E muitas vezes o seguro viagem acaba sendo esquecido.
Um levantamento feito pelo portal Assistente de Viagem mostra que a maioria dos viajantes brasileiros que adquire o seguro são da região sudeste e com uma idade média de 40 anos.
O Estado de São Paulo lidera o número de segurados, com quase 40% deles. Entre as proteções mais buscadas estão: assistência médica por acidente e para enfermidade, seguro bagagem e seguro de vida por morte acidental.
Quase metade dos contratantes tem como destino o velho continente, uma vez que a cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória em diversos países do território. A maioria dos viajantes reserva 18 dias na Europa.
A América do Norte, apesar de não exigir o seguro, é a segunda no ranking, adotada por cerca de 32% dos brasileiros como destino por 12 dias.
Por causa dos altos valores de atendimento médico, quem vai para o destino acha mais protende contratar o seguro. A terceira no ranking é a América do Sul, escolhida por 12,5% dos viajantes com estadia média de seis dias.
A Oceania e a Ásia são os continentes menos procurados, mas os segundos no ranking de estada, com 15 dias de permanência. A pesquisa mostra também que a proteção para viagens domésticas ainda não é uma prática corriqueira, pois corresponde a apenas 2% das contratações.
Mas você sabe por que o serviço é importante? O seguro viagem protege o viajante em diversos perrengues.
Reunimos algumas situações citadas pela April, um grupo internacional de serviços de seguros, nas quais o seguro viagem é salvador.
Imagine chegar ao aeroporto, buscar pelo guichê de check-in e descobrir que o voo foi cancelado devido a questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o tempo estabilizar. Neste momento, respire fundo e guarde todos os comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para reembolso, conforme orientações disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.
Após um voo cansativo, uma das preocupações é chegar na esteira e não avistar suas malas. Se isso acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem após o seu retorno e apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem para entregá-la, também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na devolução ou até por danos ao objeto.
Caso o passageiro precise de assistência médica, o recomendado é primeiro falar com a provedora do seguro viagem que, em um atendimento por brasileiros, irá encaminhá-lo aos prestadores autorizados. Isso evita que você tenha que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto. Caso isso aconteça, você poderá solicitar o reembolso após o retorno, de acordo com a cobertura contratada, item coberto e as condições gerais.
Enquanto degusta uma iguaria local, você sente uma dor de dente. Não se preocupe, os procedimentos são os mesmos da assistência médica. Entre em contato com a empresa, que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o atendimento.
Vai esquiar nos Alpes suíços, o Chile ou surfar na Austrália? É necessário informar ao seu agente de viagem ou corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Existem opções adicionais para práticas de esporte que podem ser contratadas.
Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo da assistência médica: acione a empresa de seguro viagem, com o número descrito no cartão ou apólice, que ela irá encaminhá-lo ao prestador e informá-lo sobre todos os procedimentos.
Este é um adicional oferecido por algumas seguradoras aos seus viajantes. Em caso de furto qualificado de bens eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a empresa para obter o reembolso até o limite contratado referente ao valor do aparelho.
Nesse caso, é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos solicitados.
No último dia, a nevasca toma todo o destino e os voos são cancelados. Para esse tipo de situação, é possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido a cancelamento de voo, que cobrirá a sua estadia extra por até cinco dias.
Também é possível acionar o seu seguro viagem caso seja necessário antecipar a volta ao destino de origem. Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido a mudança das datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar ciente dos motivos incluídos nas condições gerais da apólice para ter esse benefício.
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