Turismo

Hi-Mundim no SBT & Você: passeios de graça

Na segunda-feira, dia 23 de outubro, o Hi-Mundim participou do programa SBT & Você, com dicas de passeios de graça em São José do Rio Preto, no Brasil e em outros lugares do mundo. São sugestões para você economizar durante a sua viagem e conhecer pontos turísticos e culturais. Se liga:

Passeios de graça:

Rio de Janeiro

O Boulevard Olímpico, zona portuária do Rio que foi totalmente revitalizada, reúne diversas atrações. E o melhor: para toda a família. Algumas são gratuitas, outras são pagas:

  • Píer Mauá (de graça)– é onde estão as atrações. O calçadão de 3,5 km reúne os museus, feirinhas, food trucks…Vale a pena passear por ali. Obrigatório fazer uma foto em frente ao mural Etnias, de Eduardo Kobra. A obra foi criada para as Olimpíadas e faz uma homenagem aos primeiros habitantes de cada um dos continentes. Entrou para o Guiness Book como maior painel de street art do mundo.

Pier Mauá tem diversas atrações (Foto: Hi-Mundim)

  • Praça Mauá (de graça) – onde está o Museu do Amanhã. Ali ocorrem apresentações culturais, o pessoal anda de skate, bike, passeia com a família, amigos, cachorro…

  • Museu de Arte do Rio (MAR) – Inaugurado em 2013, na Praça Mauá , o M.A.R. chama a atenção de quem passa por ali por causa de sua cobertura ondulada que une os dois prédios do museu, um palacete de 1919 e um terminal rodoviário de 1950. É possível visitar gratuitamente o mirante, que tem a melhor vista da Praça Mauá. Por lá também tem um restaurante.
  • Museu do Amanhã – A entrada é gratuita toda terça-feira. Mas atenção! Os ingressos gratuitos também precisam ser solicitados online. Com muita tecnologia, este museu traz um mundo de informações sobre o nosso planeta. Está sempre lotado e a visita dura, em média, três horas.
  • AquaRio – Esta atração é paga e fica na extremidade norte do Boulevard Olímpico. Conta com 28 tanques e é o maior aquário marinho da América Latina.

CAIS DO VALONGO

Passeio de graça bem pertinho do Boulevard Olímpico. Se tiver tempo, dê uma esticada e visite o Cais do Valongo.

O local foi o principal porto de entrada de escravos nas Américas ao longo de três séculos. Em julho de 2017 recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Cais do Valongo vale a visita (Foto: RioTur)

Este título coloca o Cais do Valongo no mesmo patamar de importância histórica de outros patrimônios mundiais, como o Campo de Concentração de Auschwitz, na Alemanha, e da cidade de Hiroshima, no Japão.

O Brasil recebeu cerca de 4 milhões de escravos nos mais de 3 séculos de duração do regime escravagista, o que equivale a 40% de todos os africanos que chegaram vivos nas Américas, entre os séculos 16 e 19. Destes, aproximadamente 60% entraram pelo Rio de Janeiro, sendo que cerca de 1 milhão deles pelo Cais do Valongo.

Saiba mais:

CURITIBA

O Jardim Botânico é marca registrada de Curitiba, no Paraná. E vale a visita, hein!

Inaugurado em 1991, é um dos pontos mais visitados de Curitiba. Foi criado à imagem dos jardins franceses.

A estufa, em estrutura metálica e vidro, abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica, além de uma fonte d’água.

Foto: Hi-Mundim

O Museu Botânico/Herbário, atrai pesquisadores de todo o mundo. O Jardim Botânico conta ainda com Salão de Exposições e Auditório para apresentação de trabalhos artísticos e científico alusivos ao meio ambiente.

A entrada é de graça

Horário de funcionamento:

Do Jardim Botânico:
De segunda-feira a domingo.
– verão: das 6h às 20h.
– inverno: 6h às 19h30

Do Jardim das Sensações:
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h

SÃO PAULO

Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado tem entrada gratuita aos sábados. Está localizada ao lado da Estação da luz e do Parque da Luz.

Edifício Altino Arantes (Banespão)

Famoso símbolos de São Paulo, o prédio do Banespa ou Banespão virou cartão postal da cidade. E tem um motivo: do seu mirante é possível avistar em 360º a região central a 160 metros acima do chão ou 35 andares.

De lá é possível ver as zonas norte e leste da capital, inclusive as torres da Avenida Paulista.

Foi erguido perto da Praça da Sé e a Rua 25 de março. Inaugurado em 1947, tem 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas.

A entrada é de graça.

Banespão (Edifício Altino Arantes)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 15h.
End.: Rua João Brícola, 24 – Centro – São Paulo (Metrô São Bento).
Tel.: (11) 3249-7180.

Caminhada Noturna

Para quem quer conhecer a cidade à noite, é possível fazer um tour temático pelo centro de São Paulo às quintas-feiras. É só aparecer às 20h em frente ao Teatro Municipal. É de graça.

Saiba mais no www.caminhadanoturna.com.br

Caminhada noturna (Foto: Marcelo Henrique/Flickr)

Bike Tour SP

O grupo, que fornece as bicicletas, organiza dez rotas. Elas passam, por exemplo, pelo Ibirapuera e pela Paulista. Há programação para crianças e até para quem não sabe pedalar. Saiba mais no www.biketoursp.com.br

Outras dicas gratuita em SP: Ceagesp e Mercado Municipal

NOVA IORQUE

Assim como Rio de Janeiro e São Paulo, Nova Iorque, nos EUA, oferece muitas opções de passeios de graça. Aqui reunimos alguns que já fizemos por lá. Se você tiver alguma dica, mande pra gente!

Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública de Nova York é a segunda maior dos Estado Unidos e uma das maiores do mundo.

Tem um acervo de mais de mais de 53 milhões de livros. A biblioteca se tornou um dos pontos turísticos da cidade e já apareceu várias vezes em filmes (como “O dia depois de amanhã”) e séries.

Biblioteca Pública (Foto: Hi-Mundim)

Está localizada perto do Bryant Park e da estação de metrô Grand Central, além do Library Way.

A Biblioteca pública de Nova York levou 11 anos para ser construída e sua inauguração foi no ano de 1911. São várias salas e a construção é muito bonita.

A entrada é de graça.

Saiba mais aqui

Central Park

Central Park é um grande parque no meio de Manhattan. O parque fica entre a 59th Street e a 110th Street (e da Fifth Avenue até a 8th Avenue).

Foi construído artificialmente com alguns pedacinhos de natureza intocada. O parque recebe por volta de 35 milhões de visitantes por ano.

No parque, você vai encontrar uma enorme variedade de atrações e atividades. Seja inverno ou verão, há sempre algo para fazer. Você pode andar de bike, comer algo, passear ou simplesmente deitar na grama e curtir a paisagem.

Outro passeio de graça e imperdível!

Saiba mais aqui

Bryant Park

O Bryant Park tem 39.000 m² e fica entre a Quinta Avenida e a Sexta, entre as Ruas 40 e 42, em Manhattan.

Nas férias são montadas estandes de lojinhas para comércio. No inverno, um ringue de patinação é montado na parte de trás da Biblioteca Pública.

A fonte com chafariz é uma das atrações principais, bem como o carrossel e a grande área verde onde muitos aproveitam os dias quentes para deitar e relaxar.

Como atividades gratuitas oferece área de jogos, pingue-pongue, xadrez, sala de leitura, malabares, aulas de artesanato e jogos de leitura.

Tem ainda quiosques de comidas e bebidas. Fica em frente à Escola de Arte Dramática e muitas vezes é possível acompanhar um ator ensaiando por ali.

Saiba mais aqui

PERU

Qual tal conhecer Cusco andando? Diversas cidades oferecem walking tours. Inclusive Cusco, no Peru.

O passeio dura 3 horas e sai todo dia da Plaza de Armas.

Passa pela Catedral San Cristobal, Templo do Sol, San Blas, o bairro dos artesãos, o Palácio de Manco Capac (o primeiro imperador Inca) e outros pontos.

É de graça!

Saiba mais no www.freewalkingtourcusco.com

ARGENTINA

Livraria El Ateneo Grand Splendid

O antigo teatro Grand Splendid abriga hoje a livraria El Ateneo. Com um salão lindo, teto pintado e decoração clássica, a livraria conta com uma cafeteria.

A entrada é de graça.

Casa Rosada

A sede do governo Argentino, localizado na Praça de Maio, tem visitas guiadas gratuitas aos sábados, domingos e feriados. O passeio é bastante interessante e permite conhecer os salões internos do edifício, que são muito bem decorados. Para conhecer o local você deve reservar a visita pela internet.

El Caminito

Esta é uma das principais atrações de Buenos Aires. E o melhor: é gratuita.

O Caminito, no bairro de La Boca, é um clássico entre turistas e um passeio muito agradável para se fazer a pé.

Aproveite para tirar muitas fotos e comprar lembrancinhas.

Cemitério da Recoleta

O cemitério da Recoleta guarda boa parte da história da Argentina. Há túmulos de personalidades do país que são verdadeiras obras de arte, com estátuas e obras ornamentadas.

Bosques de Palermo

Os bosques são ótimos para caminhar, relaxar ou fazer um piquenique. Vale a visita.

Puerto Madero

Um dos bairros mais legais em Buenos Aires, Puerto Madero foi revitalizado e hoje atrai muitos turistas. É uma área ótima para caminhar, comer – existem dezenas de restaurantes por ali – e apreciar o por do sol. Ali fica a Puente de la Mujer, uma ponte em homenagem às mulheres.

Feira de San Telmo

Muito tradicional, a feira acontece no bairro de San Telmo, aos domingos entre 10h e 18h.

É um programa imperdível para o final de semana. Tem roupas, calçados, bijuterias, comidas, artesanatos, antiguidades e shows ao vivo.

Não se esqueça de tirar uma foto com a simpática personagem Mafalda e seus amigos na esquina entre as ruas Chile e Defensa.

CHILE

Cerro San Cristóbal

É o ponto mais alto na cidade de Santiago e fica em uma área gigante conhecida como Parque Metropolitano. O parque tem várias atrações e do cerro você tem uma vista de tirar o fôlego da Cordilheira dos Andes.

É um passeio imperdível e de graça em Santiago.

Palácio de La Moneda

Sede do Governo Chileno, é um dos mais visitados pontos turísticos de Santiago. Você pode fazer um tour interno e sem pagar nada.

Mas é preciso agendar aqui

Feira Los Dominicos 

Passeio muito bacana para quem curte artesanato. Esta feira, chamada de Centro Artesanal Pueblito Los Dominicos, é um passeio super agradável. O lugar é uma reprodução de um povoado antigo, que lembra uma vila com casas de barro, todas bem coloridas.

As casas são lojas que vendem os mais variados artesanatos do Chile.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Museu do Silva

O MAP – Museu de Arte Primitivista “José Antonio da Silva” reúne 67 telas, 60 objetos históricos, várias esculturas e os quatro livros escritos pelo artista.

Entre os objetos históricos, alguns são doações feitas ao museu, como dois carros de boi, potes de barro e vários tipos de pilões, que datam de 1930.

O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Rua Voluntários de São Paulo, 3491 – Centro.

A entrada é de graça.

Outras dicas gratuitas em Rio Preto: 

Sarau Urbano – Sempre na última sexta-feira do mês. Leia mais aqui

Jardim Cultural

Confira a nossa participação no programa SBT & Você:

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

Recent Posts

Cultura nordestina é celebrada com Mostra Cultural e show de forró

Projeto "A Céu Aberto – Forrozinho Pé de Serra" celebra a cultura nordestina com show…

3 dias ago

Exposições abrem o mês das mães no Riopreto Shopping

Riopreto Shopping terá programação especial dedicada às mães neste mês de maio. Tem exposições fotográficas…

1 semana ago

Ibis Styles Monte Líbano celebra Dias das Mães com mimos e programação especial

A mamãe que se hospedar acompanhada de um adulto pagante, não pagará a sua estadia…

1 semana ago

Olímpia tem um dos 25 melhores resorts do Brasil

Thermas Park Resort & SPA, de Olímpia, é eleito pelo TripAdvisor um dos 25 melhores…

1 semana ago

EcoNoroeste entrega 14 novos postos de atendimento aos usuários

Estruturas são ponto de pausa segura, disponíveis em todo o trecho da concessionária, com sanitários,…

2 semanas ago

Etnoturismo empodera povos originários

Etnoturismo são viagens para aldeias, que geram emprego e renda mantendo os indígenas seguros em…

2 semanas ago