Categories: Turismo

A China é aqui: SP celebra o Ano do Cavalo

Entre os dias 1º e 2 de fevereiro, São Paulo vai se pintar de vermelho, amarelo e dourado para comemorar a entrada do Ano do Cavalo. Para os chineses, 2014 será uma época boa para fortalecer a flexibilidade nos relacionamentos.

Pelo nono ano consecutivo, São Paulo comemora a entrada do Ano Novo Chinês. A comemoração deve reunir mais de 150 mil pessoas atraídas pela culinária e pela diversificada programação cultural. A festa marca a entrada do Ano do Cavalo que promete ser um ano de muito diálogo e tolerância nas relações.

Colorida e movimentada, a festa ocupa a Praça da Liberdade e a rua Galvão Bueno. Nos dois dias são apresentadas diversas manifestações da cultura do país oriental, como as tradicionais danças do dragão e do leão, lutas marciais, atrações musicais e até mini-aulas de mandarim e feng shui. Além disto, barraquinhas montadas ao longo da Galvão Bueno trarão um pouco da culinária, artesanato e outras atrações da cultura do país.

A festa é organizada pela JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países.

Previsões do ano

No dia 01 de fevereiro de 2014 os chineses iniciam o ano 4712 e vai ocorrer ao longo de 13 meses, pelo calendário chinês – tempo necessário para compatibilizar a volta da terra em torno do sol. Será o Ano do Cavalo, que segundo o mestre I Ming, presidente da Sociedade Feng Shui do Brasil, vai exigir tolerância para solucionar várias questões inconvenientes.

Use tons de vermelho, azul e verde. Serão as cores da sorte no ano.

Para o Brasil o ano promete problemas na área da Saúde, mas progresso na Agricultura e Educação. Pessoas dos signos de Tigre, Cão e Cabra terão um ano repleto de boas notícias. Será mais difícil para os nascidos no signo do Rato e do Boi.

No País de Origem

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante em toda a Ásia. No período dos festejos, o país para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Geralmente, são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nestes jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos à base de peixe, símbolo da fartura.

É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos – o hong bao – que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.

Acompanhe as novidades pelo site www.anonovochines.org.br.

 

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

Recent Posts

Cultura nordestina é celebrada com Mostra Cultural e show de forró

Projeto "A Céu Aberto – Forrozinho Pé de Serra" celebra a cultura nordestina com show…

1 dia ago

Exposições abrem o mês das mães no Riopreto Shopping

Riopreto Shopping terá programação especial dedicada às mães neste mês de maio. Tem exposições fotográficas…

7 dias ago

Ibis Styles Monte Líbano celebra Dias das Mães com mimos e programação especial

A mamãe que se hospedar acompanhada de um adulto pagante, não pagará a sua estadia…

1 semana ago

Olímpia tem um dos 25 melhores resorts do Brasil

Thermas Park Resort & SPA, de Olímpia, é eleito pelo TripAdvisor um dos 25 melhores…

1 semana ago

EcoNoroeste entrega 14 novos postos de atendimento aos usuários

Estruturas são ponto de pausa segura, disponíveis em todo o trecho da concessionária, com sanitários,…

1 semana ago

Etnoturismo empodera povos originários

Etnoturismo são viagens para aldeias, que geram emprego e renda mantendo os indígenas seguros em…

1 semana ago