Até o dia 11 de novembro, o circuito Café da Semana, percorre as cafeterias de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
O circuito Café da Semana reúne 23 estabelecimentos. Quem é fã da bebida vai poder degustar, saber mais sobre a origem dos grãos e técnicas de preparo.
O roteiro surgiu para fomentar um novo olhar sobre a cultura do café, além de divulgar a riqueza de Minas Gerais enquanto maior estado produtor do Brasil.
A 4ª edição do Café da Semana faz parte da Semana Internacional do Café (SIC) e foi lançada hoje, dia 8 de outubro, um mês antes do maior encontro da cadeia produtiva no Brasil e segue até o dia 11 de novembro.
Em sua quarta edição, o projeto conta com a participação de 23 casas integrantes do melhor roteiro de cafés especiais.
“Os apaixonados pelo café terão a oportunidade de desfrutar de experiências sensoriais ricas, experimentando harmonizações exclusivas e especialidades dessas casas”, destaca Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora e uma das organizadoras do evento.
As cafeterias participantes servem cafés de diferentes regiões mineiras, como Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas, Sul de Minas e Chapada de Minas.
As características de cada uma são bem diferentes. “O Cerrado, com uma agricultura de base empresarial e tecnificada. A Mantiqueira com uma agricultura tradicional e estruturada. As Matas de Minas com a cafeicultura baseada na agricultura familiar e processos artesanais de produção”, detalha Priscilla Magalhães Gomes Lins, Gerente Unidade Agronegócio, do Sebrae.
Ela acrescenta que tais regiões estão totalmente engajadas e renovadas na vontade de mostrar para o Brasil e o mundo o que elas têm de diferente e melhor.
Com seu propósito claro e verdadeiro, cada região segue seu caminho de sucesso. “E elas evoluem a cada dia na qualidade e na credibilidade dos seus cafés de origem”, diz.
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae.
Reúne de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional.
A proposta é fomentar o crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.
O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.
Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Receberá neste ano os mundiais de café:
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