No final de junho começa a ser vendido aqui no Brasil o Toyota Yaris. Apresentado no dia 7, em um evento para a imprensa automotiva, em São Paulo, o modelo chega nas versões hatch e sedã.
Os preços do Yaris começam em R$ 59.590 e chegam a R$ 79.990.
Posicionado entre o Etios e o Corolla, o Yaris está disponível em duas opções de motorização, a 1.3 e a 1.5.
Com isso, as versões XLS e Platinum do Etios foram descontinuadas.
A produção do hatch tem início no dia 15 de junho e do sedã, em 2 de julho. Por isso, o hatch começa a ser vendido no final de junho e o sedã na segunda quinzena de julho.
O Yaris chama a atenção pelo design. Tem outros pontos muito positivos, como o espaço interno e o acabamento.
A versão hatch vai disputar espaço no segmento de compactos mais equipados, como o Volkswagen Polo, Fiat Argo, Ford Fiesta e Honda Fit.
Já o sedã terá como concorrentes o Volkswagen Virtus, o Chevrolet Cobalt, Fiat Cronos e o Honda City. Modelos que custam entre R$ 55 mil e R$ 80 mil.
Hoje, hatches e sedãs dos segmentos A e B representam 60% das vendas totais de veículos de passageiros aqui no Brasil.
A Toyota divulgou que a previsão é de 55% das vendas sejam de hatch e 45% de sedã. A marca pretende comercializar até 6 mil unidades por mês.
Também revelou que o câmbio manual, de seis marchas terá apenas 5% de participação.
O modelo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios. A transmissão pode ser automática CVT ou manual de seis velocidades.
Os motores são produzidos na planta da marca localizada em Porto Feliz (SP).
O motor 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina.
O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm.
Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.
O motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol. Com gasolina são 105 cv, a 5.600 giros.
O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina).
Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.
Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio.
A suspensão do Yaris na parte dianteira, é McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor.
Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris.
Na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora.
A transmissão manual é derivada da mecânica do Etios. Já a transmissão Multidrive CVT é a mesma do Corolla.
Funciona por meio de um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.
A transmissão MultiDrive possibilita trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas exclusivamente na alavanca de câmbio, nas versões XL e XL Plus Tech.
Já para as versões superiores XS e XLS, as trocas sequenciais podem ser feitas também por meio das borboletas localizadas atrás dos volantes.
O Toyota Yaris chega ao Brasil em cinco versões.
Para o modelo hatch, são elas:
A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro.
As versões vêm bem equipadas já de fábrica. Desde a versão de entrada, a XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante e descansa-braços dianteiro.
Tem ainda controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).
O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, entre outros itens.
Conta também com airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital e:
A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, e volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, além de:
A versão topo de linha XLS tem teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas e:
Agora vamos falar sobre a nossa experiência com o Toyota Yaris. Estivemos em São Paulo, a convite da Toyota do Brasil, para conhecer o novo modelo. No evento estavam 102 jornalistas de todo o Brasil.
Fizemos um teste drive de cerca de 120 quilômetros em trechos urbano, rodoviário e também no kartódromo da Granja Viana.
Dirigimos as versões hatch XLS 1.5 CVT e também a versão sedã XLS 1.5 CVT.
Posicionado entre o Etios e o Corolla, o Yaris traz características dos dois modelos. O hatch tem o mesmo motor do Etios. O visual e o acabamento interno lembram o Corolla.
De acordo com a fabricante, o modelo recebeu classificação B em consumo pelo Inmetro. Na cidade, faz 8,7 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina. Na estrada, faz 9,9 km/l, com etanol e 13,8 km/l, com gasolina.
Enquanto o motor 1.5 flex aspirado é o mesmo do Etios, ajustado para render mais, o câmbio CVT de 7 marchas continuamente variáveis vem do Corolla.
Dirigimos o Yaris hatch em trechos urbanos, na rodovia e também no kartódromo.
O hatch anda bem e é confortável. Não é um modelo para quem busca esportividade ao dirigir.
O câmbio CVT, quem não tem trocas reais, mas virtuais, oferece melhor dirigibilidade, já que a gente não sente aqueles trancos durante as trocas.
Se preferir, o motorista pode optar pela troca de marchas por meio das aletas atrás do volante.
Durante a apresentação, os executivos da marca falaram bastante sobre o silêncio a bordo. Mas na estrada, com giro mais alto do motor, o barulho invade a cabine.
E por falar em cabine,o Novo Toyota Yaris traz um estilo moderno e bem acabado. Tem detalhes em black piano e o design do painel aumenta a sensação de espaço.
O quadro de instrumentos é fácil de ler e a tela de 7 polegadas é fácil de usar.
Os porta-malas têm volume de 310 e 473 litros, respectivamente para hatch e sedã.
Outro ponto positivo é a suspensão. A altura em relação ao solo do Yaris nacional é 1,3 cm mais alta em relação ao modelo europeu.
De acordo com a Toyota, isso foi feito para compensar os buracos nas ruas brasileiras.
O resultado disso é um conforto maior para passageiros. Ah! E o espaço interno também agradou.
Com 2,55 metros de entre-eixos e assoalho plano, o Yaris oferece bom espaço para os joelhos e conforto para os passageiros traseiros.
As versões que dirigimos eram as mais completas e contam com itens exclusivos, como o teto solar elétrico, sensor de chuva e cinco airbags adicionais.
O Yaris é o único da categoria a oferecer o teto solar.
Assim como outras versões, tem ar-condicionado digital e quadro de instrumentos com tela colorida para o computador de bordo.
Conta também com chave presencial, controles de tração, estabilidade e partida em rampa, revestimento de couro e câmera de ré.
No entanto, sentimos falta de saídas de ar para quem viaja no banco de trás (presentes no Volkswagen Polo e Virtus) e um maior número de entradas USB.
As cores disponíveis para o novo Yaris são:
Para o Yaris, até os 60.000 km, o custo total com revisões dentro do programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2.914,44.
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