Mobilidade

Pesquisa CNT mostra que melhores rodovias do Brasil estão em SP

Quem costuma viajar de carro já deve ter percebido que as melhores estradas estão no estado de São Paulo. E a informação sobre as boas condições das rodovias paulistas foi confirmada por uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 26. Os trechos que passam pela região Noroeste de SP estão entre os melhores.

Os dados mostram que a malha rodoviária estadual paulista é a melhor do país, com 81,6% de sua extensão classificada como ótima ou boa de acordo com a 20ª Pesquisa Rodoviária da CNT. Em todo o país, somente 41,7% das rodovias estão nas mesmas condições. Entre as 20 melhores, 19 integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e são as únicas classificadas como “ótimas”.

A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) foi avaliada como a melhor do país pelo quinto ano consecutivo. Nas últimas 13 pesquisas CNT (desde 2004), a malha estadual paulista sempre esteve com ao menos 18 rodovias entre as 20 melhores do país.

Em relação ao pavimento, 48,3% dos trechos avaliados foram classificados como regulares, ruins ou péssimos. Para a sinalização, esse percentual foi de 51,7% e na geometria, 77,9%. A pesquisa avaliou 103 mil quilômetros de estradas e abrangeu toda a malha de rodovias federais e as principais rodovias estaduais pavimentadas, incluindo trechos concedidos à iniciativa privada.

A CNT calcula que, para melhor qualificar a malha rodoviária brasileira, seriam necessários investimentos de R$ 292,54 bilhões. Desse total, R$ 137,13 bilhões seriam destinados a duplicações; R$ 98,33 bilhões a construção de novos trechos e pavimentação; e R$ 57,08 bilhões para restauração e reconstrução de pavimentos.

 

Bom estado

Manter a malha rodoviária em bom estado é fundamental por questões de segurança, economia e meio ambiente. O estudo CNT/2016 mostra que vias em bom estado melhoram o rendimento dos veículos e reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes. “É possível calcular em 24,9% o aumento médio do custo operacional devido as atuais condições do pavimento das rodovias brasileiras”, disse Giovanni Pengue Filho, diretor geral da ARTESP..

O aumento no consumo de combustível tem reflexo direto nas emissões de poluentes, e a CNT estima que em 2016 “haverá consumo desnecessário de 774,88 milhões de litros de diesel, dispêndio improdutivo e que custará aos transportadores R$ 2,34 bilhões”. Do ponto de vista ambiental, “seria preciso plantar 12,69 milhões de árvores que levariam duas décadas para compensar as emissões resultantes desse desperdício”.

Vai viajar, antes de pegar a estrada confira a situação das rodovias em SP neste link

Veja o ranking das 20 melhores rodovias brasileiras:

Arte: Artesp

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

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