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Nissan repagina o Novo Sentra

Neste mês de outubro chega às concessionárias Nissan a sétima geração do sedã médio Sentra. Totalmente renovado, com nova plataforma e repensado a partir do zero, o Novo Sentra chega para disputar um segmento com muitas opções – que corresponde a 7% do total das vendas no Brasil. O modelo da Nissan chegou ao mercado brasileiro em 2004, em sua quinta geração. Os preços estão entre R$ 60.990 e R$ 71.990.

“Com o lançamento do Novo Sentra, a Nissan reforça sua filosofia de oferecer no Brasil produtos modernos e globais, que carregam conforto e muita tecnologia, por preços competitivos. Agora é a vez de mexermos com o segmento de sedans médios”, diz Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing de produto da Nissan do Brasil.

As profundas mudanças da sétima geração do Sentra começam por fora, com linhas mais retas da carroceria e do interior. Dessa forma, as linhas da carroceria permitiram chegar a um coeficiente de arrasto menor que o da geração anterior (de 0,34 para 0,29), e estender a traseira, solução que aumentou a capacidade do porta-malas para 503 litros (+ 61 litros).

Visto de frente ou de traseira, o sedã médio da Nissan exibe farois e lanternas de LED. Essa solução oferece maior visibilidade, longa durabilidade, menor consumo de energia e mais confiabilidade. Outro diferencial do Novo Sentra são as rodas de alumínio como item de série desde a versão de entrada (aro 16 com pneus 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e aro 17 com pneus 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL).

O Novo Sentra traz o motor MR20DE (variação do MR18DE utilizado na família Tiida e Livina), de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, com melhorias e que será o único 2.0 flex fuel para o modelo em todo o mundo. Ele desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Novo Sentra é de última geração. Com cerca de 60% ​​dos componentes novos, o novo CVT está 13% mais leve e produzindo 30% menos atritos em comparação à geração anterior. A relação está mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

Com motor e câmbio repaginados, a linha do Novo Sentra recebeu nota “A” na categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV e 2.0 SL). O Sentra com transmissão manual recebeu ainda o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Para uma condução agradável, o condutor conta com ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade. Tudo desde a versão de entrada. Outra novidade é a introdução do ar-condicionado digital de duas zonas a partir da versão intermediária 2.0 SV, que permite a escolha da temperatura mais adequada individualmente para motorista e para passageiro da frente. A versão 2.0 SL traz ainda teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento, retrovisor interno eletrocrômico e controlador automático de velocidade de cruzeiro (também disponível para a intermediária 2.0 SV).

A direção com assistência elétrica foi aperfeiçoada, deixando as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. O modelo traz de série a partir da 2.0 S os comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico; três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; freios ABS de quatro canais e quatro sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD), com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros; fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX e limpador de pára-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável.

A topo de linha 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), airbags laterais e de cortina (6 no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré, facilitando as manobras e evitando colisões ou atropelamentos com alertas sonoros.

Para os passageiros do banco traseiro, o Novo Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e três cintos de segurança de três pontos. Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores.

A Nissan também adicionou ao sistema de airbag sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

 

PREÇOS E VERSÕES

– 2.0 S (R$ 60.990)

– 2.0 SV (R$ 65.990)

– 2.0 SL (R$ 71.990)

 

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

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