Gastronomia

Trieste usa lúpulo fresco em edição especial de cerveja

Cervejaria Trieste, de Potirendaba, usa lúpulo fresco cultivado em seu jardim sensorial para produzir uma edição especial e limitada da cerveja Trieste Raiz, bebida estilo IPA Fresh Hop

A Cervejaria Trieste, de Potirendaba – SP, usou lúpulo fresco, cultivado em um jardim sensorial ao lado da empresa, para produzir uma edição especial e limitada da Trieste Raiz, cerveja estilo IPA Fresh Hop.

A colheita da planta foi realizada na manhã de 1 de março. Durou por volta de uma hora. Dez minutos depois, as flores foram levadas para os tonéis da cervejaria, dando início ao processo de fabricação.

Plantio e colheita

Foram colhidos 5 kg de flores do lúpulo Comet, variedade selvagem originária dos EUA, usada para amargor e aroma. Com a safra serão produzidos 2,5 mil litros de Trieste Raiz. O processo leva 21 dias.

O lúpulo foi plantado no final de agosto de 2023. Foram plantadas 43 mudas, em linha reta. A colheita foi seis meses depois. O lúpulo Comet possui aroma que remete à tangerina e nota de fundo herbal.

Segunda edição

Esta será a segunda edição da Trieste Raiz. A primeira, produzida em 2021, foi a experiência inicial da cervejaria na utilização de lúpulo fresco colhido na Fazenda Hops Brasil, a 18 minutos da fábrica.

O sucesso na parceria resultou na expansão do negócio em duas frentes. A Hops Brasil ampliou o fornecimento para a indústria e a Trieste passou a investir em cultivo próprio, sob orientação da parceira.

Fazenda Hops Brasil

A Fazenda Hops Brasil é uma das pioneiras no plantio de lúpulo no Brasil. Na propriedade são realizadas pesquisas de melhoramento genético para melhor adaptação da planta ao clima brasileiro.

A fazenda tem como sócios o brasileiro Ricardo Beolchi e o pesquisador dos EUA Max Vicent Raffaele. “A vantagem do lúpulo nacional é o frescor, que traz um sabor diferenciado”, explica Ricardo.

Lúpulo fresco

O cultivo de lúpulo no país tem história recente e a produção em alta escala é tida como muito difícil. É que a planta depende de clima frio, altitude e exposição à luz solar entre 13h e 15h por dia.

O Rio de Janeiro lidera a produção nacional. Em 2021 foram 26.539 mudas. Teresópolis, que reúne as características climáticas necessárias, inclusive recebeu o título de Capital Nacional do Lúpulo.

Trieste Raiz

José Luiz Franzotti, presidente da Poty Cia. de Bebidas, da qual faz parte a Cervejaria Trieste, explica que Trieste Raiz é caracterizada pelo aroma e sabor mais fresco. “Resultado da planta colhida na hora”.

Celebrando a primeira colheita de lúpulo da história da Trieste, ele acrescentou que a bebida será distribuída por todo o estado e também estará disponível no e-commerce da cervejaria a partir de abril.

Marcelo Ferri

Jornalista e produtor de conteúdo em um país em transe.

Recent Posts

Exposições abrem o mês das mães no Riopreto Shopping

Riopreto Shopping terá programação especial dedicada às mães neste mês de maio. Tem exposições fotográficas…

5 dias ago

Ibis Styles Monte Líbano celebra Dias das Mães com mimos e programação especial

A mamãe que se hospedar acompanhada de um adulto pagante, não pagará a sua estadia…

6 dias ago

Olímpia tem um dos 25 melhores resorts do Brasil

Thermas Park Resort & SPA, de Olímpia, é eleito pelo TripAdvisor um dos 25 melhores…

7 dias ago

EcoNoroeste entrega 14 novos postos de atendimento aos usuários

Estruturas são ponto de pausa segura, disponíveis em todo o trecho da concessionária, com sanitários,…

1 semana ago

Etnoturismo empodera povos originários

Etnoturismo são viagens para aldeias, que geram emprego e renda mantendo os indígenas seguros em…

1 semana ago

Pontos turísticos para conhecer Ilhéus, palco da novela Renascer

Entre história, cultura, praias e modernidade, a cidade é a capital do turismo do sul…

2 semanas ago