Categories: Gastronomia

Beer Festival promove evento cervejeiro em Olímpia

No dia 21 de maio, das 13h às 21 horas, rola o primeiro festival de cervejas em Olímpia, SP. Promovido pelo Grupo Beer Festival, o objetivo do evento é disseminar a cultura cervejeira no Noroeste Paulista. No dia, cerca de 20 cervejarias estarão presentes no Recinto de Exposições do Folclore. Empórios, parceiros, mestres-cervejeiros, sommeliers de cervejas e apreciadores terão a oportunidade de degustar, avaliar e conhecer diversas variedades de produtos ofertados mercado.

Além de cerveja o evento terá ainda música, workshops e praça de alimentação. De acordo com o pessoal do Grupo Beer Festival, o público terá água gratuita, pontos de lavagem de copo, seguranças, ambulatório móvel, bombeiros, stands padronizados, chapelaria, lojinha com produtos, banheiros químicos, climatizadores, áreas de descanso, estacionamento, área reservada para logística das empresas participantes, entre outros.

O valor dos ingressos, que dão direito a consumo livre dos rótulos presentes, ainda não foi divulgado, mas eles serão comercializados pelo site: www.grupobeerfestival.com.br

Grupo Beer Festival e Olímpia

O Grupo Beer Festival é formado por mestres cervejeiros e apreciadores que em conversas perceberam essa lacuna nos eventos destinados ao público consumidor de cervejas artesanais no Noroeste Paulista. Assim, decidiram realizar em Olímpia a integração de produtores e consumidores.

Considerada uns dos polos turísticos mais importantes do Estado de São Paulo, a Estância Turística de Olímpia está localizada a 430 km da Capital de São Paulo e a cerca de 60 quilômetros de São José do Rio Preto.

O turismo na cidade foi impulsionado pelo clube Thermas dos Laranjais, um dos mais importantes parques aquático do Brasil, o quinto mais visitados do mundo, além da instalação e inauguração em breve de um novo parque aquático, o Hot Beach. Olímpia também é referência em cultura popular e leva o título de Capital Nacional do Folclore, realizando anualmente no mês de maio o Festival Internacional e em agosto o Festival Nacional que, em 2016, completará 52 anos.

Cervejarias já confirmadas

Já estão confirmadas 12 cervejarias no evento. O ingresso dará direito a consumação dos produtos. Confira quais são:

Cerveja Ópera – De Araraquara, essa cervejaria possui um leque de cervejas de excelente qualidade, entre elas a Valquíria, a melhor IPA do Brasil no estilo English-Style India Pale Ale, premiação obtida no Festival Brasileiro de Cervejas 2014.

Brotas Beer, da cidade homônima, é uma cerveja com classe (mas nem tanto) – como diz o próprio rótulo. O personagem que estampa seu logo nasceu como referência ao rio Jacaré Pepira, que corta a cidade de Brotas – SP. Nasceu em 2010 e produz cervejas Pilsen, Weiss, Dry-Stout, Red Ale, Pale Ale e Bock.

Guilda GIV, de Barretos, SP, vive a filosofia do respeito à cerveja. Cervejeiros caseiros experimentados, sommeliers de cerveja e tecnólogos cervejeiros diplomados, Renata Beneti, Walter Soares e Gustavo Danhone são os responsáveis por fazer de um sonho realidade.

Cervejaria Suméria, de Santo André, SP, nasceu da amizade entre amigos e da iniciativa de produzir uma cerveja de qualidade e personalidade marcante. Seus conceitos seguem os princípios fundamentais de pureza e qualidade, baseados na Lei Alemã de 1516.

Cervejaria Nacional, localizada no bairro de Pinheiros, na Capital, oferece mais de cinco receitas de cervejas artesanais, entre elas: Domina Weiss, Y-Îara Pilsen, Mula Ipa, Kurupira Ale e Sa’si Stout. E feita sem conservantes.

Cervejaria Invicta, de Ribeirão Preto, SP, tem despontado cada vez mais no cenário nacional, sendo reconhecida especialmente por produzir cervejas com qualidade e ousadia. Em pouco mais de quatro anos, a Invicta faturou importantes prêmios nacionais e internacionais, como o tradicional Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau, MBeer Contes tBrazil, South Beer Cup realizados no Brasil e Argentina, Copa Cervezas de América no Chile, Global Craft Beer Award na Alemanha, com destaque para a 1000 IBU, cerveja considerada a mais amarga nacional, eleita em 2014 como a melhor cerveja do Brasil pelos usuários do conceituado site de avaliação americano RateBeer.

Cervejaria Lund,Também de Ribeirão, ela nasceu da paixão do empreendedor Yussif Ali Mere Junior por cervejas e pelo seu desejo de tomar cervejas puras e saborosas, como costumava tomar na cidade que ficou conhecida em todo o Brasil como a terra do chope.

Cervejaria Quinta do Malte, de Socorro, SP, fica em meio às montanhas, em pleno circuito das águas paulistas. Ela possui em sua linha novas tendências do mercado cervejeiro no Brasil: Taipan, Krait, Rubra, Mamba e Adventure Lager. Seus rótulos são obras de arte do artista plástico local Alcindo de Oliveira Santos Junior.

Tutta Birra, de Piracicaba, SP, é liderada pelo o italiano e engenheiro agrônomo Eugênio Lorenzo Caputi que, junto com sua filha, Fernanda, projetaram e implantaram uma micro cervejaria diferenciada. O nome significa a toda velocidade, todo empenho, todo vigor. Oferecem as cervejas Pilsen, Ipa, Extra, Weiss

Cervejaria Leuven, de Piracicaba, SP, surgiu em 2010, mas a história de paixão e dedicação pelas cervejas artesanais teve início bem antes disso. Alexandre Godoy, fundador da Cervejaria, elabora bebidas alcoólicas seguindo as tradicionais receitas de seu bisavô, Octávio Teixeira Mendes, desde 1980. Ele desenvolve cervejas artesanais inspiradas nas tradicionais cervejas da Bélgica. A Cervejaria Leuven produz quatro tipos de cerveja: Golden Ale, Red Ale, Witbier e a especialíssima Dubbel.

Cervejaria Blondine, de Itupeva, SP, produz suas cervejas artesanalmente com o máximo controle de qualidade, ingredientes importados, água pura e um mestre cervejeiro experiente no mercado. Foi fundada em 2010. Com cerca de dez cervejas, a Blondine é especializada na produção de chope e cervejas de altíssima qualidade, com fórmulas das escolas europeias.

Velvet Beer, de São José do Rio Preto, SP, é produzida artesanalmente e inspirada nas receitas mais tradicionais. Seus cervejeiros buscam nos maltes belgas e alemães, nos lúpulos do velho e do novo mundo, o que há de melhor para a produção da cerveja e chope.

Serviço

Beer Festival
Data: 21 de maio de 2016
Local: Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Prof. José Sant’anna” – Avenida Menina Moça s/n – Olímpia – SP
Hora: 13 às 21 horas

 

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

Recent Posts

Cultura nordestina é celebrada com Mostra Cultural e show de forró

Projeto "A Céu Aberto – Forrozinho Pé de Serra" celebra a cultura nordestina com show…

5 dias ago

Exposições abrem o mês das mães no Riopreto Shopping

Riopreto Shopping terá programação especial dedicada às mães neste mês de maio. Tem exposições fotográficas…

1 semana ago

Ibis Styles Monte Líbano celebra Dias das Mães com mimos e programação especial

A mamãe que se hospedar acompanhada de um adulto pagante, não pagará a sua estadia…

2 semanas ago

Olímpia tem um dos 25 melhores resorts do Brasil

Thermas Park Resort & SPA, de Olímpia, é eleito pelo TripAdvisor um dos 25 melhores…

2 semanas ago

EcoNoroeste entrega 14 novos postos de atendimento aos usuários

Estruturas são ponto de pausa segura, disponíveis em todo o trecho da concessionária, com sanitários,…

2 semanas ago

Etnoturismo empodera povos originários

Etnoturismo são viagens para aldeias, que geram emprego e renda mantendo os indígenas seguros em…

2 semanas ago