Socorro: Alcindo e sua arte bem humorada


Imagine a cena: você está conhecendo a cidade quando avista uma galeria de artes e artesanato. Fã desse tipo de trabalho, você entra no local para dar uma olhada. E, para a sua surpresa, o próprio autor das obras é quem te recebe no local! Isso aconteceu com a gente durante a nossa visita a Socorro, SP.

Sempre que vamos a alguma nova cidade buscamos por souvenires. E na Praça da Matriz, em Socorro, fica a “Feito com Jeito”, em um casarão construído em 1892, por Anacleto Olitudo de Carvalho, originalmente em ordem Toscana, passando para estilo eclético, que teve sua fachada modificada em 1934. A cidade prosperou durante o ciclo do café, no final do século 19 e por isso há muitos destes casarões por lá. O local também é a residência de Alcindo de Oliveira Santos Junior, o artista plástico que produz as obras e dá nome ao lugar.

Ali, é possível encontrar telas (desenhos e pinturas), ímãs de geladeira, telhas e tijolos decorados com decupagem. Estas são feitas com o material original que sobrou da reforma do casarão, datado de 1892. Os ímãs custam R$ 10 e trazem as gravuras de Alcindo. Seus trabalhos são coloridos e bem humorados. Durante a nossa visita, além de conhecer o casarão e o trabalho do artista plástico, tivemos a oportunidade de bater um papo com ele.

Simpático, Alcindo nos contou que desenvolveu projetos gráficos e de comunicação visual para o Grupo Pão de Açúcar e para outras grandes empresas em São Paulo. Mas resolveu voltar para a sua cidade natal e montar seu ateliê no antigo casarão da família.
Entre uma aventura e outra em Socorro, vale a pena visitar o ateliê e bater um papo com Alcindo de Oliveira.

Socorro nos mostrou como fazem falta o contato com a natureza e a conversa sem pressa. Depois de dois dias na cidade, entendemos o seu lema: “Socorro: aqui ainda se vive”.

Para ver algumas obras de Alcindo, clique aqui

Serviço:
Ateliê Feito com Jeito – Alcindo de Oliveira Santos Junior
Praça da Matriz, 240
(19) 3895-1587

*O Hi-Mundim viajou a convite do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e da Banca de Notícias Comunicação