O visual mais privilegiado de Capitólio


A Pousada e Restaurante Escarpas do Lago toma emprestado o nome da região de visual mais privilegiado da cidadezinha mineira de Capitólio.

Foi da sacada do apartamento em que ficamos que registramos o pôr e o nascer do sol, além da lua cheia surgindo atrás dos montes. Revoadas de aves e pássaros também são comuns. Bastam alguns minutos de contemplação, principalmente pela manhã e antes de anoitecer.

O horizonte é costumeiramente tomado pelo sol e pela lua, cujos reflexos são vistos no imenso espelho d’água do lago de Furnas.

Os aposentos são divididos blocos e cada bloco fica em um dos três níveis diferentes do terreno. Quanto mais alta a localização, mais caro e melhor mobiliado o apartamento. Melhor também a visão da paisagem.

Ficamos em um apartamento no nível dois. O espaço é amplo e a estrutura é simples, mas muito boa. Tem ar condicionado no quarto. Uma sala com TV e até uma pequena cozinha, estilo flat. Também tem frigobar.

Estivemos na Pousada e Restaurante Escarpas do Lago no início de dezembro de 2013. O preço da hospedagem variava entre R$ 280 e R$ 330, com direito a café da manhã. Alguns apartamentos acomodam até cinco pessoas.

Ao se hospedar, o visitante ganha ingresso para o clube náutico Escarpas do Lago, que tem piscina, quadras esportivas e acesso à marina. O clube é vizinho da pousada.

O restaurante da pousada tem preços módicos e comida simples, mas deliciosa, como é de costume em Minas Gerais. Quando a pousada está cheia, almoço e jantar são servidos em um bufê. Caso contrário, é prato executivo.

O café da manhã é também muito agradável. Sucos, frutas, pães, broas, bolos, embutidos e até um ovo mexido para quem é adepto do desjejum estilo Tio Sam. Só não vimos bacon, mas se pedir, não demora a aparecer.

O restaurante fica no nível mais alto do terreno, o que proporciona um visual do lago capaz de abrir ainda mais o apetite. Talvez isso explique o fato de não haver interfones nos quartos para solicitar serviços de quarto típicos de hotéis convencionais, como refeições no quarto, por exemplo.