Vai viajar? Confira dicas para arrumar a mala

Saiba como arrumar a mala

Arrumar as malas para as férias de final de ano não é uma tarefa fácil. Escolher as peças, organizar da maneira correta e ainda prestar atenção no tamanho da bagagem para não pagar nenhuma taxa no aeroporto. Para facilitar a vida do viajante, Marlene Oliveira, gerente de desenvolvimento da Lansay, fabricante nacional de malas de viagens, separou cinco dicas sobre como arrumar a bagagem perfeita para férias inesquecíveis.

O primeiro passo é saber o destino. Destino e clima do local podem definir modelos diferentes de malas. Definido o destino, é fazer a escolha das roupas, sapatos, acessórios e itens de higiene pessoal.

O ideal é pensar nos looks tentando ao máximo coordenar as peças, afinal carregar excesso de peso, além do transtorno, hoje pode custar caro. Vale lembrar quantas vezes retornamos das viagens com montes de roupas que não usamos.

Dê preferência à peças de tecidos leves, stretch, microfibras ou tecidos sintéticos, que não amassam com facilidade, mas se a roupa amassou e você não tem como passar, pendure em um cabide e coloque no banheiro na hora de tomar um banho quente. O vapor vai ajudar a desamassar o tecido

Escolhendo a mala certa

Vai viajar de avião, vai fazer um cruzeiro de navio? O meio de transporte e o tipo de passagem ou pacote de viagem adquirido pode mudar o tamanho de mala que pode ser levada. Na hora da compra escolha o tamanho adequado para o que escolheu levar, pensando no que é permitido e no valor da bagagem despachada, caso haja cobrança da mala.

Para viagens aéreas a ANAC tem algumas regras. A bordo é permitido levar, sem custo, uma mala que pese no máximo 10 KG e tenha as medidas: 55cm de altura X 35cm de largura X 25cm de profundidade, incluindo rodas e alças. Além disso você pode levar uma peça extra que caiba embaixo do banco, pode ser uma bolsa, mochila, sacola ou frasqueira. Para despachar a sua mala pode ser tamanho grande ou médio, desde que não ultrapasse 23 Kg, somados conteúdo e peso da mala.

Escolhido o tamanho, não abra mão da qualidade pelo preço. Nada mais desagradável do que ter problemas com sua mala, especialmente num momento de lazer. Observe o material, a estrutura, se é reforçada, avalie se vai transportar seus pertences com segurança.

Prefira o sistema de rodas com giro 360º e verifique se giram com facilidade. Observe ainda se as alças e os puxadores são resistentes e confortáveis. As malas com cadeado TSA permitem que a fiscalização da maioria dos aeroportos fiscalize sua mala sem violar o zíper.

Cada peça em seu lugar

Os necessaires e organizadores de malas são ótimos aliados no momento da arrumação. Roupas íntimas e meias devem ser separadas, caso não tenha organizadores, pode ser um saquinho plástico.

Para os sapatos a recomendação é colocar em sacos plásticos para que não entrem em contato direto com as roupas. Roupas que amassam devem ir por cima e as peças mais pesadas no fundo.

As dobras são o grande segredo da boa arrumação. Procure dobrar as calças e peças que amassam o mínimo possível. Enrole e dobre mais as que não amassam de forma que aproveite bem todos os espaços vazios.

Peças que complementam as malas

Muitas vezes precisamos daquele espaço a mais ou de separar coisas mais delicadas ou para colocarmos aqueles documentos ou objetos que queremos ter a mão. Para esses casos, necessaires, frasqueiras, mochilas e sacolas são grandes aliados. São menores que uma mala e podem ser levados junto ao corpo.

468 x 60 IMU Full Banner

Dicas de segurança

Documentos, dinheiro, joias e máquinas fotográficas vão na bolsa de mão ou mochila nas costas, nunca na mala. Em tempos de pandemia, não esqueça de ter sempre álcool em gel e algumas opções de máscaras de proteção para trocar durante a viagem.

Além disso verifique as regras locais para a entrada. Testes PCR e comprovantes de vacinação estão sendo exigidos, inclusive na entrada de atrações turísticas

Consultora explica como arrumar a mala com mais eficiência

Fim do ano é sinônimo de correria e nem sempre é possível organizar as malas com antecedência. Frequentemente, os viajantes fazem suas malas na noite anterior à viagem, colocam coisas que nem sempre vão usar e esquecem de itens importantes.

Para evitar esse tipo de estresse, Camile Stefano, personal stylist e consultora de imagem, compartilha dicas de como é possível maximizar o espaço da mala. “Planejando corretamente conseguimos deixá-la mais eficiente, economizando tempo e esforço ao se preparar para a viagem”, explica.

O primeiro passo, segundo Camile, é fazer um resumo sobre a viagem. “Quantos dias? Para onde? Qual o tipo de programação e de passeio? Esses são pontos importantes a serem considerados, assim como conferir a previsão do tempo para não passar apertos”, avisa.

Depois, Camile lembra que é mais assertivo planejar a mala já com looks montados para cada dia e cada ocasião, citando exemplos:

Manhã: praia

Biquíni/ maiô — 1 saída de praia e 1 chinelo

Look almoço: shorts jeans, regata e sandália

Noite: Jantar

Look: Vestido com sandália

Manhã: passeio pela cidade

Look: mesmo shorts jeans com outra blusinha

Noite: Barzinho

Saia, cropped, salto

Organize-se

De acordo com Camile, o objetivo deve ser montar os looks para todos os dias, de acordo com o lugar que será visitado, otimizando o máximo de peças. “Separe duas ou três blusinhas para um mesmo shorts. Uma peça que você usa em um dia durante a manhã, pode usar de noite, mudando os acessórios e complementos”, exemplifica.

Para visualizar melhor as combinações possíveis, Camile comenta que o ideal é colocar as peças sobre a cama e ir montando as composições. “Isso ajuda a enxergar as possibilidades e definir melhor o que levar. Além disso, leve sempre um chinelo e um calçado para o dia e um para noite, caso necessário. Se o salto for dispensável, leve sempre um tênis e uma sandália que pode ser usada tanto de dia quanto de noite”, diz.

Camile ainda lembra que, mesmo no verão, é sempre aconselhável ter sempre uma jaquetinha. “Ah, não podemos esquecer das roupas íntimas e do kit de higiene, que devem ser embalados com plástico filme para evitar o risco de vazar e cair nas suas roupas”, comenta. E continua: “Se for viajar de avião, lembre-se de conferir, junto com a companhia aérea, quais itens não podem ser levados em mala de mão ou despachados. Assim já consegue se organizar com antecedência”, destaca.