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Campanha na web prega preços justos

Já é fato consumado no mundo todo que o turismo no Brasil é caro. Neste ano em que o país sedia a Copa do Mundo, muitos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e ambulantes cobram preços exorbitantes por seus produtos e serviços.

Nas praias do Rio de Janeiro, por exemplo tem sorveteiro cobrando R$ 10 por um picolé de fruta, tradicionalmente o mais barato. Ainda na Cidade Maravilhosa anda impossível arrumar estadia com conforto básico por menos de R$ 1 mil a diária.

Em meio à falta de noção e ganância desses setores que exploram o turismo nacional, teve início no dia 14 de fevereiro, nas redes sociais, a campanha “Jogo Limpo”, que tem como propósito estimular a prática de preços justos.

Em um primeira fase, o objetivo é estimular viajantes a consumir de modo consciente produtos e serviços relacionados ao turismo. Entre eles, diárias de hotéis, bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes e demais serviços, públicos e privados.

Para participar da campanha, basta enviar as experiência positivas e negativas por meio de textos e ou fotos com as hashtags #JogoLimpo e #TurismoConsciente pelo Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram.

A iniciativa da campanha virtual é do Ministério do Turismo, que também trará dicas sobre atrações que praticam preços justos. A primeira delas, é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade e cerca de 6.500 espécies o parque cobra do visitante apenas R$ 6 de entrada.

O turista tem papel determinante para a mudança deste quadro, ao privilegiar aqueles que cobram justamente e se recusar a pagar preços abusivos. E cabe também ao viajante alimentar essa rede virtual de informações, indicando aqueles que cobram valores adequados e também expondo aqueles que devem ser evitados.

O Ministério do Turismo acredita ser essa uma forma de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro. Há tempos indicando preocupação com os preços praticados, há dois anos a pasta passou a monitorar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo.

Como resposta aos altos valores praticados, a pasta passou a estimular investimentos em hospedagens alternativas, como albergues, cama e café e camping, que praticam preços acessíveis.

A campanha também prevê uma segunda etapa, com o lançamento de uma cartilha de consumo consciente, com dicas de viagem e de contratação de serviços turísticos.

Os empresários do setor que aderirem à campanha ganharão um selo com os dizeres “Eu Jogo Limpo”.

Marcelo Ferri

Jornalista e produtor de conteúdo em um país em transe.

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