Turismo

ITA já recebeu R$ 7,8 milhões em pedidos de reembolso

Desde a última sexta-feira, dia 17 de dezembro, quanto o Grupo Itapemirim suspendeu as operações de sua companhia aérea, a ITA, já foram processados R$ 7,8 milhões em pedidos de reembolso junto às operadoras de cartão de crédito.

De acordo com a companhia, a suspensão teria ocorrido para uma reestruturação interna. A Itapemirim Transportes Aéreos fez o seu voo inaugural no dia 29 de junho de 2021, entre os aeroportos de Guarulhos e Brasília. A empresa anunciou que atenderia, até junho de 2022, 35 destinos. Entre eles estava São José do Rio Preto, SP, com voos previstos para iniciar em 1º de maio de 2022.

Segundo a empresa aérea, os valores serão estornados aos clientes diretamente na fatura do cartão de crédito em um prazo de até 30 dias. A ITA enviará diariamente às operadoras todos os pedidos de reembolso solicitados no dia anterior.

“A ITA tem trabalhado arduamente para promover a reacomodação ou reembolso dos valores pagos. Até esta terça-feira (21), 25.696 passageiros, o equivalente a 56% dos impactados até 31 de dezembro; já foram atendidos”, diz nota divulgada para a imprensa.

ITA deixa milhares sem voo

Desde a noite da última sexta-feira (17) até o dia 31 de dezembro, um total de 45.887 passageiros foram impactados com a suspensão temporária das operações da companhia aérea. Para os pedidos de reembolso, o cliente deve acessar o site da empresa, clicar na aba Reembolso, localizada no menu superior, preencher o formulário e enviar. Todos os pedidos serão tratados individualmente com prazo de pagamento em até 30 dias.

Além disso, o atendimento pode ser feito pelo telefone 0800 723 2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h. A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento.

A companhia orienta os passageiros que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.

Para aumentar as possibilidades de reacomodação, o Grupo Itapemirim também está utilizando a sua empresa de transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.

“Reforçamos que o Grupo Itapemirim orienta que apenas os clientes que estejam fora de seu domicílio, e que tenham viajado anteriormente com a ITA, entrem em contato nos canais de atendimento da companhia, exclusivamente para reacomodação de retorno aos seus destinos de origem. Clientes que ainda estejam em sua cidade de domicílio, com voos programados para os próximos dias, serão atendidos exclusivamente com o reembolso integral dos valores pagos”, diz nota da empresa aérea.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a ITA, tinha 513 voos previstos entre sexta-feira até 31 de dezembro.

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

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