Teste drive gastronômico no Frei Caneco


Fizemos um teste drive com o Audi A3 Sedan e aproveitamos para ir até o Frei Caneco Choperia, em São José do Rio Preto, SP, fazer outro teste drive: dos dois pratos que farão parte do Roteiro Gastronômico, evento que começa no dia 9 de outubro, aqui em Rio Preto. Os dois escolhidos são: a Aarne Andina e o lanche Santíssima Trindade.

O ambiente do Frei Caneco é bem descontraído e arejado. Uma das coisas mais legais foi a ideia de colocar as tomadas para carregar os celulares ao lado de cada mesa. Além disso, o bar também oferece wi-fi. Mas vamos ao que interessa: a comida!

Os dois pratos foram escolhidos para participar da 1ª edição do Roteiro Gastronômico, que vai de 9 de outubro a 16 de novembro, aqui em São José do Rio Preto. A intenção do evento é divulgar os pratos da gastronomia local e sua diversidade.

No Frei Caneco, o primeiro prato que experimentamos foi o lanche Santíssima Trindade. Ele é cortado como aperitivo e serve até duas pessoas. Pão, carne suína desfiada (pernil), vinagrete, queijo provolone derretido e para acompanhar, uma maionese de milho verde. O lanche custa R$20,90. Para acompanhar, a sugestão do chef da casa, Vinícius Belucci, é um chopp claro ou uma cerveja artesanal. Como eu estava dirigindo, tomei uma água mesmo.

O veredito? Delícia de sanduíche. A carne é muito bem temperada e macia. O queijo derretido dá um toque especial, assim como a maionese de milho, que combina muito bem com a carne suína.

Em seguida, partimos para o teste drive da Carne Andina. Feita com raquete de Red Angus, batata rústica, cebola e tomate, é acompanhada por uma maionese de azapas, aquela deliciosa azeitona preta chilena. Este prato serve até três pessoas, e custa R$32,90. Para acompanhar, a dica do chef Belucci é o chopp escuro ou a cerveja artesanal (se beber, não dirija, ok?).

O que achamos: você é fã de uma carne bem suculenta e saborosa? Então vai gostar do Carne Andina. Para mim, um dos destaques deste prato é a maionese de azapas. Combina demais e é uma delícia!

Bom, estes foram dois dos pratos que irão participar do Roteiro Gastronômico. Em breve, teremos outros.

Capital regional gastronômica

A partir do dia 9 de outubro e até 16 de novembro, São José do Rio Preto será a rota mais apetitosa do interior. Neste período irá acontecer a 1ª edição do Roteiro Gastronômico. Terá duração de 39 dias e participação de cerca de 30 restaurantes e pizzarias. Todas elas terão de dispor de dois pratos para o Roteiro; um tradicional e outro exclusivo, ambos com valor livre, estipulado pela casa.

Além das delícias gastronômicas, o Roteiro Gastronômico inclui ainda mini cursos de capacitação profissional para chefs e garçons nas entidades participantes, em parceria com Aregala, Sebrae, Sesi e Senac.

Com o objetivo de promover a diversidade da gastronomia local e incentivar a população a visitar as casas participantes, a estimativa da Acirp é de que o movimento do setor tenha um crescimento de 30% durante o Roteiro. “Queremos oferecer aos consumidores uma proposta diferenciada, que impulsione a participação em massa do público. Pratos exclusivos atenderão a todos os paladares, nesta cidade que visa se tornar a capital regional gastronômica”, explica o diretor de Esportes, Lazer e Entretenimento da Acirp, Guto Covizzi.

“Todos terão identificação em suas fachadas, para facilitar ao público o reconhecimento de que estão participando do Roteiro. Além disso, os consumidores poderão imprimir no site do evento, que em breve estará disponível, o roteiro com todas as empresas participantes e seus pratos”, afirma Guto.

O evento é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), por meio de sua Diretoria para Esportes, Lazer e Entretenimento, que tem à frente o empresário Guto Covizzi, em parceria do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de São José do Rio Preto (Sinhores), apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Associação dos Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala), Sebrae, Senac e Sesi.