Sesi Rio Preto celebra música Erudita

Orquestra Laetare - TRIBUTO A ENNIO MORRICONE

A partir desta quinta-feira, dia 30 de junho, o Sesi Rio Preto recebe a Mostra SESI de Música Erudita. O objetivo principal é valorizar a identidade da música em sua diversidade, com apresentações gratuitas de artistas nacionais conceituados. São 3 shows gratuitos, mas os ingressos devem ser reservados aqui.

Orquestra Laetare – TRIBUTO A ENNIO MORRICONE

Ennio Morricone, o Bethoven de nossa era, encerrou recentemente sua passagem pela vida, mas não sem deixar um legado artístico riquíssimo e inigualável. Especialista em trilhas sonoras para cinema, várias de suas composições permanece na memória afetiva das pessoas em diversos filmes como Kill Bill, Django Livre, Os Intocáveis e tantos outros. Neste concerto, serão apresentadas as maiores canções compostas por este grande compositor.

  • 30 de junho de 2022
  • Quinta, às 20h

VILLA-LOBOS: Voz, Violino e Violão

Três grandes intérpretes apresentam obras instrumentais e vocais do maior expoente da música de concerto em nosso país, com um repertório que inclui peças pouco executadas, como a “Suíte para Canto e Violino”, cuja primeira gravação profissional no Brasil foi realizada por Adélia Issa e Eliane Tokeshi. Villa-Lobos foi o compositor que, a partir das ideias propostas pelo Movimento Modernista – utilizar elementos de composição da vanguarda europeia e ao mesmo tempo inspirar-se nas tradições populares brasileiras – trouxe uma enorme contribuição ao repertório para violão, instrumento até então associado, em nosso país, à música da boemia.

Vários dos textos das canções, invocando uma linguagem descontraída e coloquial, são poemas de alguns dos maiores nomes de nossa literatura.

  • 1 de julho de 2022
  • Sexta, às 20h
VILLA-LOBOS Voz, Violino e Violão

SUÍTE ORQUESTRAL: As Missões

A Suíte Orquestral “As Missões”, composta pelo compositor e documentarista brasileiro Fernando Marques, de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo, trata de um assunto delicado e ainda recorrente no Brasil profundo: o conflito entre os povos originários, que estavam na região desde o princípio dos tempos, e a ganância dos navegadores europeus. A peça traz o bucolismo da vida indígena antes da chegada do homem branco, passa pela chegada dos Portugueses e culmina com o advento das Missões, também chamadas Reduções Jesuíticas. Para encerrar o concerto, o tema “Heranças” reúne influências musicais identificadas na música brasileira. No palco um quinteto de cordas, piano elétrico, violão, viola caipira e percussões com a narração e regência do autor Fernando Marques.

468 x 60 IMU Full Banner
  • 2 de julho de 2022
  • Sábado, às 20h
Fernando Marques e a Suite Orquestral

As reservas antecipadas de ingressos para os shows realizados dentro do Teatro do Sesi-SP já podem ser feitas pelo MEU SESI, no site da unidade (riopreto.sesisp.org.br) ou retirados 1 hora antes do evento.

SERVIÇO

Mostra SESI de Música Erudita

  • Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, nº 4.656 – Vila Elvira
  • Data: 30 de junho, 1 e 2 de julho (quinta, sexta e sábado)
  • Horário: 20h
  • Entrada Gratuita.