Rios: 10 prainhas que você precisa conhecer


Hi-Mundim fez uma lista com dez prainhas às margens de alguns rios da região de São José do Rio Preto para você visitar. Confira:

  • SANTA FÉ DO SUL

hi-mundim-Santa_fe-Aguas_clarasA cidade é  é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo. Fica a 18 km do encontro dos rios Grande, divisa natural SP/MG, e Paranaíba, divisa natural MS/MG, onde ocorre a formação do rio Paraná, reservatório da Hidrelétrica de Ilha Solteira.

Atrai turistas em busca de pesca esportiva, que vão atrás do tucunaré e apaiari. Tem passeios náuticos em balsa, barco, lancha e campeonatos de jet-ski. É conhecida como “Capital dos Grandes Lagos”. Lá, visite o Parque Ecoturístico das Águas Claras, a Mata dos Macacos e o Museu a Céu Aberto (Bela Vista). As prainhas são bem bonitas.

Distância de São José do Rio Preto – 189 km

Distância de São Paulo – 626 km

Informações – http://www.santafedosul.sp.gov.br

  • ILHA SOLTEIRA

Foto: Tur.SP/Pierre Duarte

Foto: Tur.SP/Pierre Duarte

Ilha Solteira foi uma das poucas cidades planejadas do Brasil. Nasceu para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Fica próxima à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. É um ilha fluvial no rio Paraná, com boa estrutura para esportes náuticos nas praias artificiais Maria e Catarina. Praticantes de pesca esportiva vão até lá atrás de pacus e tucunarés. Se gosta de andar de bike, a cidade tem boa estrutura para isso, é plana e com grandes avenidas.

Distância de São José do Rio Preto: 225 km
Distância da capital: 664 km
Informações: www.ilhasolteira.sp.gov.br

  • BURITAMA

Hi-Mundim-BuritamaNo início, em 1, a cidade se chamava Palmeiras. Dois anos depois, ganhou o nome de Buriti. Somente em 1927, passou a chamar-se Buritama, que significa terra dos buris, uma espécie de palmeira.

Lá, visite o Parque Turístico João Simão Garcia, a “Prainha”. Ela possui ranchos de veraneio às margens do Rio Tietê, no reservatório da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava. Outra dica é fazer um passeio a bordo do barco Odisseia, com capacidade para 500 pessoas, com restaurante, boate e área livre. A cidade é famosa por promover torneios de pesca de tucunaré.

Distância de São José do Rio Preto: 100 km

Distância de São Paulo: 548 km

Informações: http://www.buritama.sp.gov.br/

  • ADOLFO

hi-mundim-adolfogeralAdolfo faz parte do Circuito Noroeste Paulista. Tem uma prainha muito bem cuidada e com boa estrutura para camping. Ela está localizada às margens do rio Fartura e conta com 70 quiosques. Se gosta de esportes náuticos e pesca é um bom destino.

Distância de São José do Rio Preto: 60 km

Distância de São Paulo: 482 km

Informações: http://www.adolfo.sp.gov.br/Portal

 

  • MENDONÇA

hi-mundim-MendonçaMendonça fica a 10 quilômetros de Adolfo. Então, se for a uma delas, visite a outra também. Assim como a prainha “vizinha”, tem boa estrutura e até um clube com piscina. suas atrações são a praia da Barra e Mata Santa Maria.

Distância de São José do Rio Preto: 50 km

Distância de São Paulo: 482 km

Informações: http://www.mendonca.sp.gov.br/

 

Banner 10

  • UBARANA

hi-mundim-UbaranaCuriosidade: o nome do local surgiu a partir de uma lenda amazônica que fala de um peixe comprido, dourado e que nadava contra a correnteza, o tabarana. Em Ubarana, vale a pena visitar a represa Mário Lopes Leão, o lago Gentil Moreira e capela São Pedro. A prainha está localizada no rio Fartura, um afluente do rio Tietê. Tem quiosques e gramado para barracas de camping. Como as outras prainhas, é muito arborizada.

Distância de São José do Rio Preto: 57 km

Distância de São Paulo: 506 km

Informações: http://www.ubarana.sp.gov.br/

  • SALES

Hi-Mundim-Sales_Richilieu

Praia de Richilieu /Foto: Marcelo Botosso

É um dos destinos mais famosos quando o assunto é prainha. Fica às margens do córrego do Cervinho, afluente do rio Tietê. São três prainhas: do Torres, do Richelieu e Prainha. Dica gastronômica: prove o peixe assado na folha de bananeira. Aqui, o peixe pode ser pacu, tucunaré ou tilápia.

A Praia do Torres é o xodó turístico de Sales. Foi batizada pelos turistas de “paraíso”. São 23.958 m2 de pura natureza, às margens do rio Tietê, a 11 km do centro da cidade. . Tem boa estrutura, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante, estacionamento, área de camping, minicampo, sanitários.

Prainha do Cervinho, ou Prainha, fica a 2 km da área central, às margens do rio Cervinho. O local tem lanchonete, churrasqueira, quiosques, área de camping arborizada e sanitários. O rio Cervinho tem 8 km de extensão por 600 metros de largura. É apropriado para prática de esportes como jet sky.

Praia do Richelieu tem areias naturais do rio Tietê. É o terceiro grande investimento turístico de Sales e promete ser, talvez, o mais sofisticado. Tem centro de eventos com praça de alimentação, palco para eventos, lojas de conveniência e quiosques, área de camping, minicampo, estacionamento e um mirante, de onde, enquanto bebe, come e conversa, o turista poderá apreciar as belezas naturais da região.

Distância de São José do Rio Preto: 80 km

Distância de São Paulo: 463 km

Informações: http://www.sales.sp.gov.br/

  • BARBOSA

hi-mundim-barbosaEm Barbosa, a prainha fica às margens da represa Nova Avanhandava, no rio Tietê. Possui quiosques com churrasqueiras, vestiário, estacionamento.

Distância de São José do Rio Preto: 83 km

Distância de São Paulo: 531 km

Informações: http://www.barbosa.sp.gov.br/

 

 

  • PEREIRA BARRETO

hi-mundim-Pereira_BarretoA prainha artificial de Pereira Barreto fica às margens do rio Tietê. A praia Por-do- tem boa infraestrutura e possui águas limpas e cristalinas. Fica no reservatório da usina hidrelétrica de Três Irmãos. A praia ganhou esse nome pelo visual exuberante de suas tardes. São 328 metros de areia. No local os turistas contam com lanchonetes, quiosques com churrasqueira, pia, mesas e bancos de concreto e até pista de skate.

Distância de São José do Rio Preto: 189 km

Distância de São Paulo: 639 km

Informações: http://www.pereirabarreto.sp.gov.br/

 

  • FRONTEIRA

hi-mundim-monjolo-fronteiraEm Fronteira, já em Minas Gerais, uma dica é visitar o camping Barra do Monjolo, às margens do rio Grande.  Além de quiosques e estrutura para camping, o lugar oferece ótima comida e bebida. Ah! e não se esqueça da trilha para a cachoeira. Para aqueles que curtem um passeio de barco, há opção de alugar embarcações. 

Distância de São José do Rio Preto: 63 km

Distância de São Paulo: 516 km

Informações: https://www.facebook.com/camping.barradomonjolo