Restaurantes apostam em produção própria de ingrediente


Seus problemas acabaram… Não faz parte das Organizações Tabajara, do antigo Casseta e Planeta, mas finalmente um restaurante resolveu o problema de conseguir ingredientes que não utilizem agrotóxicos em excesso. Totalmente frescos e saudáveis. Ele resolveu comprar uma fazenda e só produzir o que for utilizar em suas receitas.

Parece algo tão simples como jogar na mega sena online, mas poucos pensaram ou tiveram a coragem suficiente de apostar nesta solução. Os pioneiros foram os proprietários da rede Dig Inn, em Manhattan, Nova Iorque. Eles compraram uma pequena fazenda com cerca de 100 acres e começam a testar o cultivo de algumas espécies, de acordo com técnicas ecológicas e saudáveis.

Restaurante2
Ainda não há como suprir toda a demanda de suas lojas, a experiência ainda está bem no começo, por isso os antigos fornecedores ainda estão trabalhando em conjunto com a rede. Os chefs e seus assistentes são levados para conhecer a fazenda e darem palpites sobre o que e como gostariam de receber os produtos. Eles estão inspirados, já tiveram várias ideias de novos pratos.

Com a proximidade do local com a sede dos restaurantes do grupo – apenas 2 horas de Nova Iorque, diminuindo também o frete – acredita-se que no ano que vem a produção já estará totalmente inserida no cardápio. Engana-se, no entanto que este conceito só aconteça nos Estados Unidos…

Petrópolis já aderiu

restaurante3
O chefe Barão Vieira, da cidade de Itaipava, na serra fluminense, é um dos maiores entusiastas da ideia. Cultiva grande parte dos ingredientes e os colhe sempre frescos e 100% orgânicos. O sucesso foi tão grande que ele não apenas utiliza em seus pratos como agora revende aos clientes, para que também utilizem em suas casas.

A lojinha de seu restaurante oferece sementes de papoula, salsa desidratada, cebolinha, anis, gergelim, tomilho, coentro e mais alguns ingredientes, sempre com preços em conta, ainda mais sabendo da procedência saudável. Os clientes pediram e ele atendeu. Outros restaurantes da região também são adeptos da produção caseira.

restaurante4