Renault Logan: mais bonito e equipado


Lançado em 2007 no Brasil, o Renault Logan atraiu consumidores que procuravam por um sedã espaçoso. Isso ele tinha para oferecer: muito espaço. Por outro lado, suas linhas “quadradas” e seu design desagradavam a muitos. Mas o Logan mudou. No início desta semana, a Renault apresentou um Logan totalmente diferenciado, com design mais atraente e novos equipamentos, como airbag frontais, freios ABS e travamento automático das portas de série desde a versão inicial, a Authentique 1.0, que custa R$ 28.990. Além desta, ele está disponível em outras três versões: Expression 1.0 e 1.6 e Dynamique 1.6.

Dois diferentes motores fazem parte do portfólio da nova gama Logan: o novo 1.0 16VHi-Power, que equipa o Novo Clio e é nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o 1.6 8V Hi-Power, adotado na linha em agosto de 2012.

O modelo conta com propulsor de quatro válvulas por cilindro. Presente nas versões Authentique e Expression, o motor 1.0 16VHi-Power, traz 71 peças novas. O propulsor 1.0 16VHi-Power desenvolve 80 cv (com etanol no tanque) e 77cv (abastecido com gasolina), sempre a 5.750 rpm. São 10,5 kgfm (etanol) e 10,2kgfm de torque máximo a 4.250 rpm (gasolina). No ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).

Com esses resultados o Novo Logan atingiu a nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A segunda opção de motor é o 1.6 8VHi-Power. São 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina. Em relação ao torque são 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.

 Equipamentos e interior renovado

Outra novidade é o sistema Media NAV 1.2, com tela de 7” integrada ao painel, e o ar-condicionado automático. Além desses itens, o modelo pode vir equipado com piloto automático, limitador de velocidade, sensor de estacionamento e indicador de trocas de marchas.

Além do visual externo novo, o interior também passou por modificações. O volante na versão Dynamique, por exemplo, pode vir com os comandos do piloto automático e do limitador de velocidade. O novo quadro de instrumentos agora traz iluminação na cor branca. São três mostradores: conta-giros e velocímetro analógicos e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e computador de bordo multifunções.

O motorista tem acesso, por exemplo, a dados relativos ao consumo médio e instantâneo, à autonomia, à quantidade de combustível consumida, à velocidade média e à quilometragem total e parcial. Para auxiliá-lo na redução de consumo, o Novo Logan ganha indicador de troca de marcha.

São de 8 a 11 porta-objetos, conforme a versão. Nas laterais das portas dianteiras e traseiras, por exemplo, estão porta-mapas e porta-garrafas. Nos compartimentos dianteiros estão recipientes de até 1,5 litro. O porta-luvas tem capacidade de 5,7 litros. As latas e copos podem ser armazenados em espaços específicos no console central, logo à frente da alavanca de câmbio, e atrás do freio de mão, entre os bancos do motorista e do passageiro. A versão Dynamique traz luzes indicadoras de direção incorporadas aos retrovisores.

Junto com o Media NAV 1.2, que tem tela touchscreen de 7” integrada ao painel com as funções GPS, Bluetooth e rádio, o Logan ganha duas novas funções: Eco-Scoring e Eco-Coaching, além da visualização da temperatura externa.

A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.

Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2é o GPS. O Media NAV 1.2 tem entradas auxiliares (uma do tipo jacke outra para conexão USB/iPod) e pode funcionar em conjunto como comando satélite na coluna de direção para que o motorista não precise tirar a mão do volante para trocar de música, atender chamadas e mudar as estações do rádio.

No centro do painel, ficam agrupados o equipamento de som e os comandos do sistema de climatização. Opcionalmente na versão Dynamique, o Novo Logan oferece ar-condicionado automático.

Versões:

Authentique 1.0 16VHi-Power – Airbag duplo, ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), brake light, rodas 15’’, retrovisor na cor preta, maçanetas externas na cor preta, retrovisor com regulagem interna, para-sol com espelho cortesia, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível. Principais opcionais: direção hidráulica e ar-condicionado.

Expression 1.0 16VHi-Power e 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Authentique mais ar-condicionado (1.6 8V Hi-Power), direção hidráulica, rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível 1/1, ar quente, desembaçador traseiro, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto. Principais opcionais: ar-condicionado (1.0 16VHi-Power), Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento.

Dynamique 1.6 8VHi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Principais opcionais: Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento.

Preços:

Authentique 1.0 16V –  R$ 28.990

Expression 1.0 16V –  R$ 33.390

Expression 1.6 8V – R$ 39.440

Dynamique 1.6 8V – R$ 42.100