Poética da Cidade reúne histórias de famílias


Fotos e relatos de famílias fazem parte do segundo capítulo do projeto Poética da Cidade, de Victor Natureza.

Contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2018, na categoria Fotografia, o projeto “Retratos de Família” vai circular por diversos pontos da cidade.

Entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, “Retratos de Família” estará no Riopreto Shopping.

Depois segue para o Centro Cultural Manuel Antunes. Lá fica de 3 a 9 de dezembro. Em seguida, vai para a Casa de Criar, de 22 a 29 de dezembro.

Poética da Cidade

Nessa exposição, o fotógrafo reúne fotos e relatos de vários tipos de famílias.

A intenção é valorizar esses laços, além de reconhecer a história das pessoas e mostrar a modernização no processo de tradição familiar.

“Outro objetivo é resgatar as tradicionais fotografias familiares, muito populares até os anos 80. Era comum reunir a família inteira na frente da casa e fazer uma foto. Esses fotógrafos, na maioria das vezes, eram viajantes, que paravam de cidade em cidade para fazer esse trabalho”, diz Victor.

A exposição traz famílias compostas de pais que adotam crianças, pais e mães solteiros, avós e tios que formam uma família. Todas lutam pelo seu espaço na sociedade.

“É necessário valorizar histórias de famílias que mudaram e mudam o mundo na simples ação de amar, de ser afetivo a quem precisa e quem está ao seu lado”, finaliza o fotógrafo.