Pizza de calabresa é a preferida dos brasileiros

Dia da Pizza
Dia da Pizza

Dia da Pizza

Calabresa é a preferida no Brasil

No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza. E você sabia que a de calabresa é a preferida dos brasileiros? Ela está em 30% dos pedidos realizados. Marguerita e Portuguesa vêm em seguida, cada uma com 21%, Frango com Catupiry é a preferência de 16% dos consumidores. A de Mussarela ocupa o ranking com 8% e Napolitana com 4%.

No Brasil existem 55 mil pizzarias e 13.700 delas estão no estado de São Paulo. Em todo o país a venda é de 1 milhão de pizzas por dia, a um preço médio de R$ 30,00. A capital paulista ocupa a 2ª posição no ranking de consumo de pizzas, perdendo apenas para Nova Iorque, EUA.

ExpoPizzaria

Nos dias 9, 10 e 11 de julho acontece em São Paulo o 2º maior evento do mundo dedicado à pizza. O Expo Center Norte recebe a 5ª edição da ExpoPizzaria, único evento do segmento na América Latina.

E para celebrar o Dia da Pizza, 10 de julho, o evento vai preparar uma pizza gigante, com 30 metros de comprimento. Os responsáveis pela iguaria “tamanho família” serão os chefs Fabiano Olivares e Patrick Catapano, que contarão com o auxílio de pizzaiolos vindos de várias cidades do Brasil. Será uma Grande Pizza Regional.

São 14 mãos para manipular 100 quilos de farinha de trigo, 30 litros de molho de tomate, 150 tomates em rodelas, 200 quilos de mussarela, meio quilo de azeitonas pretas e 200 gramas de manjericão fresco. Chamada de ‘A Grande Pizza’, a superpizza demora 6 horas para ficar pronta e no momento de assar, são necessárias várias pessoas para colocá-la inteira no túnel do forno de esteira, que irá assá-la por completo. Além disso, a pizza tem um detalhe importante: a massa é feita com farinha diferenciada e um molho de tomates especial que dão um toque crocante e saboroso.

“A pizza de 30 metros é uma forma de homenagear o Dia da Pizza. Ela fica em exposição no dia 10 de julho e é uma atração no evento. Temos muitos profissionais envolvidos para que a ‘pizzona’ fique pronta”, explica Patrícia Galasini, da JKPG, organizadora da ExpoPizzaria.

A feira é exclusiva para imprensa e profissionais do setor. A entrada é gratuita para quem se inscrever até o dia 5 de julho pelo site www.expopizzaria.com.br. Após esta data, a inscrição só pode ser feita no local do evento e o ingresso custa R$ 50,00. No dia 9 de julho a feira vai das 13 às 19 horas e é exclusiva para profissionais do setor. Nos dias 10 e 11 de julho, acontece das 10 às 19 horas e é aberta a profissionais do setor e imprensa. Inscrições e informações: www.expopizzaria.com.br.