Passeio de trem pelo Vale das Frutas, em SP


Que tal fazer uma viagem diferente com a família sem precisar sair do estado de São Paulo? E se a viagem for em um trem, com locomotivas e carros de passageiros utilizados nas décadas de 1970 e 1990? A partir do dia 24 de setembro será possível ter essa experiência na região do Vale das Frutas, em Louveira, SP.

As viagens serão feitas pelo Expresso Vale das Frutas, composição que o trajeto entre Louveira, Vinhedo e Valinhos às sextas, sábados e domingos, entre os dias 24 de setembro e 12 de outubro. São diversas opções de horários.

O valor das passagens, que são vendidas por trechos, varia entre R$ 65 (só ida) e R$ 98 (ida e volta). A iniciativa tem como objetivo promover e apresentar aos visitantes todo o potencial turístico da região.

Os ingressos são vendidos exclusivamente pelo site appticket.com.br

Expresso Vale das Frutas

Durante os dias em que acontecem os passeios de trem, a Estação Ferroviária, na região central, reúne diversas atrações, como teatro, música, passeios e gastronomia.

No dia 24 de setembro, a programação do lançamento do Expresso Vale das Frutas, acontece na Estação Ferroviária, ponto de partida das viagens do trem.

A programação segue até domingo (26) e prevê ainda que o passeio seja realizado nos dois finais de semana seguintes (1/2/3 e 8/9/10 de outubro), sempre com atividades na Estação.

Entre as atrações culturais da programação está a banda Bamalo (Banda Marcial de Louveira), que é uma das mais importantes do gênero no país. Atualmente, é tricampeã do Campeonato Nacional de Bandas Marciais.

A estação terá uma praça de alimentação com diversos food trucks e os estandes da 1º Expo Turismo, que vai reunir estabelecimentos relacionados ao turismo na cidade e é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Louveira.

As famílias e visitantes também poderão aproveitar para conhecer o município em excursões de trenzinho, que sairão da Estação com destino à Fazenda Santo Antônio, além de passeios em carroças, que seguirão trajetos curtos pelo parque ferroviário da cidade.

Entre as atrações musicais está também o multi-instrumentista louveirense Caio ‘Licks’ Matheus, que apresenta show instrumental com sucessos da Música Popular Brasileira e do samba.

O uso de máscaras de proteção facial será obrigatório.

Roteiro do Expresso Vale das Frutas

Restaurada, a Estação Ferroviária de 1915 faz parte da história da cidade de Louveira

O roteiro de viagens do Expresso Vale das Frutas passa pelas antigas instalações, estações desativadas e construções que costumavam ser utilizadas na época do Império Brasileiro. Uma imersão na história e cultura da região e do país.

A viagem será feita na linha da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, trecho que atualmente está sob administração da MRS e não recebe passageiros há mais de 20 anos.

Para os apaixonados por trens, a experiência promete ser inesquecível. Formado por uma coleção única de carros de passageiros do acervo da ABPF, carros originais da antiga Companhia Paulista, Estrada de Ferro Araraquara, RFFSA, o Expresso Vale das Frutas será um verdadeiro museu sobre trilhos.

O trem operado pela ABPF, em parceria com o Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau, terá carros de passageiros clássicos como o Pullmann, os Budd / Mafersa Série 800, um carro de Aço Carbono, original da Estrada de Ferro Central do Brasil e até um Caboose. As locomotivas utilizadas serão as clássicas C30 da ABPF.

O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Louveira e do Conselho Municipal de Turismo, foi idealizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), e será operacionalizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, com apoio da Rumo Logística.

Confira a programação completa gratuita do evento:

24 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA (abertura para autoridades)

9h – Banda Marcial de Louveira

12h – Cia. Manganões de Teatro

25 DE SETEMBRO – SÁBADO

11h – Cia. Manganões de Teatro

11h30 – Mara Monteiro

16h15 – Caio ‘Licks’ Matheus

26 DE SETEMBRO – DOMINGO

09h30 – RockCello

14h30 – Concerto de Primavera na Fazenda Santo Antônio

Outras informações aqui