Páscoa: sugestão de cardápio e dicas de harmonização

Peixe com espumante Garibaldi Brut Rosé VG (Fotos: 3por3 vídeos)

Esta semana já é Páscoa. Tempo de reunir as pessoas mais próximas para celebrar a data, que neste ano será dia 17 de abril. É oportunidade de sentar à mesa, confraternizar e, claro, apreciar bons pratos e bebidas. Para brindar a ressureição de Jesus Cristo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi sugeriu um cardápio e harmonização para a confraternização de Páscoa.

E o melhor, esse cardápio pode ser elaborado com facilidade e rapidez, evitando que os anfitriões tenham de ficar horas cortando, picando, à beira de um fogão, preocupando-se com o que vai servir, e possa realmente curtir o momento de integração.

A sugestão é de um cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa, preparada pela chefe de cozinha Keli Alves Paulino, do restaurante Lu’Ginni Vino & Mangiare, de Garibaldi. De quebra, confira a dica de harmonização de Alexandra Nunes, enóloga da Cooperativa Vinícola Garibaldi, para cada uma das etapas da refeição com a família ou entre amigos.

Alexandra Nunes, enóloga da Cooperativa Vinícola Garibaldi (Fotos: 3por3 vídeos)

Almoço de Páscoa

ENTRADA

Salada tropical de peras gratinadas, com presunto parma, queijo parmesão, folhas verdes e molho agridoce.

468 x 60 IMU Full Banner
Que tal uma salada de entrada?

Ingredientes:

  • Duas peras médias
  • 100 gramas de presunto parma
  • 100 gramas de parmesão
  • Folhas verdes à escolha do anfitrião

Como fazer: Corte as peras em metades, disponha em um refratário e leve ao forno pré-aquecido (180 graus) para gratinar levemente. No prato, coloque as peras, o presunto e ‘polivilhe’ o parmesão em lascas. Complete com folhas verdes da sua preferência e ‘regue’ com o molho agridoce feito à base de azeite de oliva, mel e vinagre balsâmico.

Para harmonizar: A sugestão é o espumante Garibaldi Brut Prosecco. Essa uva geralmente combina com pratos leves, da entrada à sobremesa, por isso esse espumante é um verdadeiro “coringa” das harmonizações. O agridoce da salada vai combinar muito bem com a cremosidade que esse Brut Prosecco possui.

PRATO PRINCIPAL

Congrio rosa grelhado ao molho de espumante e batatas ao murro

Peixe com espumante Garibaldi Brut Rosé VG (Fotos: 3por3 vídeos)

Ingredientes (por pessoa):

  • 300 gramas de filé de congrio
  • 300 gramas de batatas
  • Espumante Garibaldi de sua preferência
  • Sal, azeite de oliva, alecrim

Como fazer: Cozinhe as batatas até ficarem al dente, por cerca de 20 minutos, já com sal. Em seguida, esmurre as batatas para que se abram um pouco, ponha azeite de oliva e alecrim sobre elas, e em um refratário as leve ao forno pré-aquecido (180 graus) para que fiquem levemente douradas. Enquanto isso, tempere o congrio com sal e pimenta a gosto, alho e alecrim, e leve a uma frigideira para grelhar por cerca de quatro minutos de cada lado. Se o filé for alto, finalize no forno por cinco a oito minutos também a 180 graus, pré-aquecido. Depois de grelhar, na mesma frigideira, ponha o espumante, deixe reduzir um pouco e ponha nata, sal e pimenta a gosto, cebolinha ou salsinha picada. No prato, ponha os filés de congrio com as batatas e complete com o molho à base de espumante.

Para harmonizar: Clássico em harmonizações com peixes é o vinho branco. Ambos combinam leveza e refrescância. Mas nem só de vinhos brancos são feitas as harmonizações com pratos à base de peixes! Vamos fugir do padrão já que a forma de preparo e os acompanhamentos têm influência nas escolhas. A proposta para esse prato é acompanhá-lo com o espumante Garibaldi Brut Rosé VG, um corte de uvas Chardonnay e Pinot Noir que têm leve toque cítrico, estrutura e boa acidez.

SOBREMESA

Tartelete de chocolate com geleia de frutas vermelhas

Ingredientes (por pessoa):

  • Manteiga
  • Açúcar
  • Farinha de trigo
  • Ovos
  • Fermento químico
  • Chocolate
  • Creme de leite
  • Geléia de frutas vermelhas

Como fazer: Misturar uma xícara de manteiga gelada, meia xícara de açúcar, duas xicaras de farinha de trigo, um ovo e uma colher de sobremesa de fermento químico. Dar consistência leve à massa. Modelar e levar ao forno — pré-aquecido, 180 graus – para assar. Em outro recipiente colocar 150 gramas de chocolate e 150 gramas de creme de leite aquecido. Misturar bem até ficar um creme homogêneo e colocar para gelar até ficar consistente. Em prato apropriado, colocar a torta e cobrir com a geleia de frutas vermelhas e a ganache de chocolate. Se for de sua preferência, enfeite com frutas vermelhas.

Para harmonizar: Além de ser a bebida favorita dos eventos e comemorações como esta, da Páscoa, é, também, a que combina perfeitamente com doces. Nesse estilo de produto o Brasil tem destaque por conta do clima e o solo da Serra Gaúcha que favorecem o cultivo dessa uva e, consequentemente, a produção de moscatéis de excelência. Então vamos de Espumante Garibaldi Moscatel. Tem leve toque adocicado e acidez média, o que traz equilíbrio ao dulçor do prato.