Parque dos Dinossauros reforça identidade turística de Uchoa, sedimentada em farto campo de pesquisas sobre a pré-história
Uchoa, distante 33 quilômetros de São José do Rio Preto, é bastante conhecido, principalmente por paleontólogos, por ser um farto campo de descobertas que ajudam a entender um pouco mais os seres vivos que habitaram o Noroeste Paulista no período Cretáceo (80-85 milhões de anos atrás).
Município pacato de pouco mais de 10 mil habitantes, Uchoa encontrou na atividade científica que a projetou uma grande oportunidade de promover também o turismo. Afinal, descobertas pré-históricas sempre são fascinantes e poder ver algumas de perto é experiência que marca a vida toda.
Museu
O primeiro passo dado para sedimentar a própria identidade turística foi a criação do Museu de Paleontologia Pedro Candolo. A atração abriu as portas oficialmente em 2016 e atualmente conta com um acervo de pouco 1 mil peças.
Fundado a partir das descobertas do entusiasta Pedro Candolo, o museu abriga fósseis catalogados, incluindo dinossauros, crocodilos, peixes, tartarugas e outros animais pré-históricos da região.
Destaque para os fósseis de titanossauro (herbívoro de mais de 20 metros), Megaraptora (carnívoro com cerca de 10 metros), Thanos simonattoi (parente do T-Rex) e Maniraptora (carnívoro com penas).
Parque dos Dinossauros
Em 28 de março, dia em que Uchoa completou 100 anos, o município abriu as portas para mais uma atração que remete o visitante à pré-história.
O Parque dos Dinossauros ocupa uma área de 6 mil metros quadrados com 13 réplicas de animais em escala real de tamanho.
O novo ponto turístico de Uchoa recebeu investimento de pouco mais de R$ 600 mil, através de um convênio com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e de contrapartida da prefeitura.
Réplicas
As 13 réplicas do Parque dos Dinossauros de Uchoa foram produzidas com cimento. A consultoria do paleontólogo Prof. Dr. Fabiano Vidoi Ioripara garantiu que os animais fossem representados da maneira mais fiel possível.
Destaque para o titanossauro de 16 metros de comprimento e também para o fato de que a experiência torna-se ainda mais imersiva com os sons que recriam o ambiente pré-histórico.
O Parque dos Dinossauros de Uchoa funciona, inicialmente, aos sábados e domingos, das 8h às 11h. A entrada é gratuita.
“Estamos trabalhando para sedimentar a identidade de Uchoa com os dinossauros. Agora, além do museu, temos o parque”, disse Leonardo Paschoa, diretor de Turismo do município.
Serviço
Museu de Paleontologia Pedro Candolo
Praça Farmacêutico Bruno Garisto, s/n
Telefone: (17) 3101-1174
Parque dos Dinossauros
Rua Freddy Dalney Biselli, 205
