Os sabores de Monte Verde


Até do dia 26 de abril, Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, rola o 6º Festival Gastronômico. O tema deste ano é “Sabores da Nossa Terra”. Encravado na Serra da Mantiqueira, Monte Verde tem uma grande diversidade culinária, aconchegantes e charmosos bistrôs, bons botecos, cantinas italianas, restaurantes tipicamente mineiros ou tipicamente alemães, casas de chá, casas de chocolate e estabelecimentos de todos os tamanhos, além de mais de 140 meios de hospedagem, sendo o segundo município de Minas em número de leitos. No Festival, participam 25 restaurantes que criam pratos especiais para o evento.

O evento é realizado pela Associação Comercial de Monte Verde, Comissão de Eventos e Prefeitura de Camanducaia, com apresentação da Cia.Melhoramentos.

Monte Verde

Monte Verde

A outra parte do Festival é voltada para as atividades formativas (cursos, palestras e workshops) com chefs de cozinha, sommeliers e nutricionistas. As atividades são gratuitas e voltadas para os turistas (nos fins de semana) e para a comunidade (durante a semana). O evento contará ainda com exibições de filmes ligados à gastronomia, lançamentos editoriais e atividades culturais, como a Sapecada, herança dos tropeiros que desbravaram os país, a forma mais simples e tradicional de preparo do pinhão, com a garras de araucária, os pinhões, uma bela fogueira e modas de viola caipira.

Uma das grandes expectativas é o lançamento do livro “Por uma vida mais doce” de Danielle Noce, blogueira-doceira que virou verdadeira sensação com os vídeos no blog ICKFD (I could kill for dessert). O chef Ari Kespers, de Monte Verde, também é esperado para a abertura do evento. Além de figurar na lista dos cinqüenta melhores restaurantes do Brasil, ele acaba de lançar no Salão de Paris, o livro “Le Brèsil de Minas Gerais”, juntamente com outros chefs mineiros.

Programação: 

18/04: Palestra show com exibição Cinegastronomia “Estômago” (Europa Filmes)/ Breno Lerner (14 hs) Espaço Meissner Hoff18/04: Sapecada (19 hs) Pátio Vila Europa
23/04: Workshop “Sabores da Nossa Terra” – Com os chefs locais Sonia Kohen e Thiago Blanes (14 hs) Villa Donna Bistrô
25/04: Lançamento editorial e workshop de Danielle Noce “Por uma vida mais doce” (14 hs) Espaço Dom Luiz
26/04: Sapecada (18hs) Pátio Vila Europa