Nem inverno afasta brasileiro da gelada


hi-mundim-cervejaNo Brasil, mesmo no inverno, a cerveja não perde o trono. A loura gelada reina absoluta entre as bebidas preferidas dos brasileiros. Pesquisa Ibope divulgada nesta semana mostra que cerveja é citada por 49% da população.

O refrigerante foi o segundo mais mencionado (17% dos entrevistados). A coca-cola foi citada por 10%, enquanto a cachaça, cada vez mais reconhecida na Europa, inclusive sendo utilizada na alta gastronomia, foi lembrada por apenas 5% dos 1958 entrevistados.

Em todo o país, a paixão nacional é citada por 49% da população. O segundo lugar ficou com os refrigerantes com 17% e o terceiro, a coca-cola que teve 10% dos votos. A cachaça só foi mencionada por 5% dos entrevistados.

Homens mais novos (55%) elegeram a cerveja como bebida preferida também no frio. Já os homens mais velhos citaram bebidas não alcoólicas.

A análise foi feita de forma quantitativa em todo o país no final de 2013. Foram entrevistados homens e mulheres, maiores de 18 anos, das classes A, B, C, D e E.

Números

  • Bahia lidera entre os estados, com 78% dos entrevistados mencionando a bebida.
  • Nordeste e Sudeste são as regiões que mais apontam a cerveja como a cara do brasileiro, com 54% e 53%, respectivamente.
  • Os homens jovens são os que mais citam a bebida alcoólica, 55% ao contrário dos mais velhos que citam as não alcoólicas.
  • A cachaça fica com 5% de preferência no Brasil.