Ndolé, o prato típico de Camarões


hi-mundim-ndoleCamarões, o terceiro adversário da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, tem uma gastronomia muito peculiar. Apesar de usar muito peixe e camarões em seus pratos, alguns são feitos com carne de crocodilo e porco espinho. Mas o quitute mais famoso por lá é o ndolé.

Seus mangues cheios de camarões deram nome ao país. Lá, o alimento mais característico é o peixe e camarões, claro. O ndolé pode ser feito com carne ou peixe, apimentado e acompanhado de amendoins; são também típicos o cuscus de milho com molho de peixe e a carne com champignon. Outros pratos que se preparam são o peixe defumado ao “gombo”, o frango com amendoins e o boi com nozes de palma.

Saiba agora como preparar o ndolé:

Ingredientes

Folhas de Ndolé (ou espinafre)
400g de amendoim
3 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
200ml caldo de galinha
óleo de palma (azeite de dendê)
sal
pimenta chilli

Modo de Preparo

hi-mundim-ndoléLavar as folhas ndolé e corte em fatias finas, ferva-os com sal grosso para suavizar e descarte a água de cozimento, resfriando em água gelada. Repita este procedimento 2 ou 3 vezes para remover a amargura das folhas. Este passo não é necessário se você tem ndolé compradas pré-preparadas. Triturar o amendoim com um pouco de água, fazendo uma pasta.
Refogar cebola e alho no óleo de palma. Adicione a pasta de amendoim. Cozinhe por uma hora, adicionando água aos poucos.
Mexa regularmente para evitar que a massa grude. Adicione as folhas de ndolé, o sal, a pimenta, o caldo e a pimenta, e cozinhe por 30 minutos. Sirva com banana frita ou arroz acompanhando carne de porco assada, peixe frito ou defumado, camarão frito ou defumado.

*Você já comeu o ndolé? Gostou?