Produzido em São José dos Pinhas (PR), o Volkswagen Golf GTI chega às concessionárias mais potente: agora são 230 cv. O preço é de R$ 143.790.
Feito sobre a Estratégia Modular MQB, o motor 350 TSI ganhou 10 cv sobre a versão anterior. O acréscimo de potência foi obtido por meio de nova calibração do motor.
A potência máxima ocorre agora a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo permaneceu em 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm.
De acordo com a Volks, o Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.
Dirigibilidade do Golf GTI
O Golf GTI é equipado de série com direção progressiva. Esse sistema permite aos condutores fazer curvas com menor movimentação do volante.
Com a direção progressiva, é preciso girar o volante apenas 360° de batente a batente. No sistema tradicional (versões Comfortline e Highline), é necessário movimentar o volante 540°.
Isso poque os sistemas de direção convencionais trabalham com uma relação de redução constante.
A nova direção do Golf GTI opera com relação de redução progressiva. Isso diminui o trabalho do volante perceptivelmente em manobras e ao estacionar.
Em estradas secundárias, com muitas curvas fechadas, ou ao fazer curvas rápidas, o motorista sente uma melhoria no comportamento do carro, graças às respostas mais diretas.
Em velocidades menores, na cidade ou ao estacionar, o Golf GTI é mais fácil de guiar graças aos ângulos menores de esterçamento do volante, proporcionando um sensível ganho no conforto.
Equipamentos de série
Renovado, o Golf GTI agora vem com mais equipamentos de série. Entre eles, o Painel Digital Programável (Active Info Display) e o sistema de infotainment Discover Media com navegação integrada.
Conta também com lanternas traseiras em LED 3D; câmera traseira para estacionamento e sistema Kessy para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial).
Os bancos esportivos têm exclusivo revestimento de tecido xadrez.
Como opcionais o Golf GTI oferece teto solar panorâmico e dois pacotes.
O primeiro é o Premium, que tem:
- Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC);
- sistema Park Assist 2.0;
- faróis de LED;
- lanternas traseiras com LED sequencial;
- sistema de proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active);
- sistema de controle do farol alto (FLA) e
- sensor de fadiga do motorista;
O outro é o pacote Sport, com:
- Rodas de 18 polegadas e
- Bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista.
Mudanças no design
Os para-choques foram redesenhados, assim como os faróis – que ganham luzes de uso diurno de LED. Além disso, o Golf GTI passa a contar com oferta de faróis de LED, em substituição aos de xenônio.
A traseira do Golf traz nova linguagem e as rodas de 18 polegadas têm visual inédito.
Na dianteira, a ligação da grade do radiador com os faróis ganhou uma nova faixa dupla, cromada e vermelha.
Outro detalhe estético: o sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC) foi realocado e está agora atrás do logotipo Volkswagen, saindo da parte inferior do para-choque.
Mais tecnologia
As mudanças também ocorreram no interior. O sistema de infotainment Discover Media, que integra navegador, agora tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, com aparência de um tablet.
O recurso é equipado com o App-Connect, que permite espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink.
Tem entradas para cartão SD, AUX-in e USB e conexão Bluetooth.