Mobilidade

Virtus é o novo sedã da Volkswagen

A Volkswagen apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 16, o seu novo sedã, o Virtus. O modelo começa a ser vendido em janeiro de 2018. O preço ainda não foi divulgado.

Carro global, o Virtus é o primeiro sedã construído sobre a Estratégia Modular MQB no País. Além disso, o modelo será o primeiro automóvel na América Latina a usar inteligência artificial para ajudar motoristas no dia a dia.

O Virtus vai brigar com o Fiat Argo sedã, Honda City, Hyundai HB20S, Ford New Fiesta Sedan e Chevrolet Cobalt. Como ficará posicionado entre o Voyage e o Jetta, seu preço deve ficar entre R$65 e R$80 mil.

“Estamos avançando rapidamente em nossa ofensiva de produtos, com a revelação do sedã Virtus apenas 60 dias após o lançamento do Novo Polo. É mais um passo para conquistar uma posição relevante na região América Latina”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen região América do Sul e Brasil.

O sedã do Polo será fabricado em São Bernardo do Campo, SP.

Virtus Highline

Dependendo do mercado, o Virtus poderá ser equipado com o motor 200 TSI e transmissão automática de 6 marchas.

Essa transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, operada por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas (“shift paddles”) no volante.

A potência máxima desse motor é de 128 cv, com etanol e 115 cv, com gasolina a 5.500 rpm, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, de 2.000 a 3.500 rpm.

Equipado com esse motor, o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h (dados com etanol).

Com 4,48 metros de comprimento, o Virtus é um dos maiores entre os seus concorrentes diretos.

Como base de comparação, ele é 42,5 centímetros mais comprido do que o Novo Polo, também desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB.

O Virtus traz grandes lanternas. Elas conectam os para-lamas com a tampa do porta-malas e têm um ângulo reverso, semelhante às do Jetta.

Espaço interno do Virtus

A distância entre-eixos no Virtus é de 2,65 metros (exatamente a mesma do Jetta atual). Isto é: 8,5 cm a mais do que a do Novo Polo. Mais um benefício da flexibilidade da Estratégia Modular MQB.

A altura do Virtus é de 1.468 milímetros (4 mm a mais do que a do Novo Polo) e a largura é a mesma: 1.751 mm.

Com dimensões suficientes para acomodar três adultos no banco de trás, o Virtus tem acesso a bordo facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas traseiras, que são maiores em relação às do Novo Polo.

Mais do que capacidade para acomodar cinco adultos, o sedã Volkswagen pode transportar grandes objetos. São 521 litros de capacidade no porta-malas.

Conectividade

Com orientação horizontal, o painel promove a interação entre o painel totalmente digital Active Info Display e os sistemas de infotainment.

Com isso, o Virtus traz a segunda geração do Active Info Display, sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de smartphone, além de três entradas USB, entre outros itens.

O Discover Media permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto.

No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software.

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet.

Segurança

A maior parte da estrutura da carroceria do Virtus é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência, com partes conformadas a quente.

Quando equipado com o motor 200 TSI, o Virtus é equipado de série com ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer.

Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC engloba vários outros recursos eletrônicos de assistência: HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa.

Tem também:

  • HBA (Hydraulic Brake Assist system) ou BAS,
  • XDS+ ou bloqueio eletrônico do diferencial,
  • BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio),
  • RKA+ (Monitoramento da pressão dos pneus), entre outros.

Manual Cognitivo

O Volkswagen Virtus será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização.

O sedã vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

 

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

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