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Jeep será o 1º a ser produzido em Pernambuco

Esta semana, o CEO mundial do Chrysler Group, Sergio Marchionne, anunciou durante entrevista no Salão do Automóvel de Genebra, Suíça, aberto nesta quinta, dia 6, ao público, que o primeiro automóvel a ser produzido na fábrica de Goiana, Pernambuco, será um modelo da marca Jeep. A mesma plataforma do Jeep Renegade, será produzida em Pernambuco e também transferida à China. Ele acrescentou que a produção no Brasil começa em 2015, e na China, em 2016.

O Renegade traz em seu pacote o primeiro câmbio automático de nove marchas no segmento e motores com baixo consumo de combustível.

“O novo Jeep Renegade 2015 se destina ao segmento dos SUVs compactos, em rápida expansão mundial, com níveis de referência em eficiência e dinâmica de condução, e ainda entregando a melhor capacidade 4×4 de sua categoria, bem do jeito que os clientes esperam da Jeep”, afirma Mike Manley, presidente e diretor geral da marca Jeep, do Grupo Chrysler.
Desenhado nos Estados Unidos e inicialmente fabricado em Melfi, na Itália, o Renegade 2015 tem previsão de lançamento na Europa para o último trimestre deste ano, e para a América do Norte no início de 2015, importado da Itália. No Brasil, a produção começa na metade do primeiro semestre de 2015, na nova fábrica do Grupo Fiat-Chrysler em Goiana, Pernambuco. Ele será vendido em mais de 100 países.

Como nome de veículo, Renegade é inédito na gama Jeep. No passado, ele foi utilizado para identificar versões do Jeep Wrangler e do Liberty. E em 2008, um carro-conceito chamado de Jeep Renegade foi apresentado no Salão de Detroit.

O Jeep Renegade 2015 oferece dois avançados sistemas 4×4: Jeep Active Drive – sistema 4×4 permanentemente ativo e Jeep Active Drive Low – sistema 4×4 único na categoria, permanentemente ativo, com a função de multiplicar o torque, como uma tração reduzida. Ele é o primeiro off-road pequeno com desconexão do eixo traseiro e caixa de transferência. Tudo para proporcionar maior economia de combustível às versões 4×4 do Jeep Renegade. O sistema é ativado automaticamente quando a tração nas quatro rodas se torna necessária.

Os sistemas 4×4 Jeep Active Drive e Active Drive Low incluem o recurso Jeep Selec-Terrain, com até cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia) e Mud (lama), mais o exclusivo Rock (Pedra) na versão Trailhawk. O objetivo dessas funções é aprimorar a condução com tração nas quatro rodas, tanto na estrada como fora dela, em qualquer condição climática.

Para quem utiliza ao máximo toda a capacidade off-road de um Jeep, o Renegade tem a configuração Trailhawk, que ostenta o selo “Trail Rated 4×4” e oferece a maior aptidão para o uso fora de estrada dentro do segmento. Para tanto, o veículo conta com Jeep Active Drive Low de série, Sistema Selec-Terrain com modo Rock exclusivo, Altura da carroceria aumentada em 2 cm, Placas protetoras e ganchos vermelho de reboque dianteiros e traseiros, Para-choques exclusivos com ângulo de ataque de 30.5°, ângulo de rampa de 25.7° e ângulo de saída de 34.3°, Controle de descida (Hill Descent Control).

Vem equipado com sistemas de Aviso de Colisão Dianteira Plus e de Aviso de Saída de Faixa (LaneSense) Plus (ambos inéditos no segmento), do Monitoramento de Pontos Cegos, da câmera traseira ParkView, dos sensores de estacionamento traseiro ParkSense, do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) com mitigação de rolagem da carroceria e sete air bags de série.

Teto solar

O Renegade oferece dois sistemas opcionais de teto solar My Sky. Com retirada manual ou elétrica por meio de uma função extra de deslizamento e inclinação, os painéis de teto My Sky, trazem rapidamente o ar livre para o interior do carro. 

 Motores e transmissões

Como será oferecido em dezenas de mercados ao redor do planeta, o Renegade terá até 16 combinações de motores e câmbios, um recorde entre veículos Jeep. Alguns dos conjuntos mecânicos usados globalmente serão produzidos no Brasil, mais especificamente na fábrica de Campo Largo, no Paraná. Serão cinco motores a gasolina, dois a diesel, e quatro transmissões, sendo uma automática, uma automatizada de duas embreagens e duas manuais.

Gasolina

• 1.6 E.TorQ com Stop&Start e câmbio manual de cinco marchas (4×2)

• 1.4 MultiAir2 com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou DDCT (4×2)

• 1.4 MultiAir Turbo com câmbio manual de seis marchas (4×2 e 4×4)

• 1.4 MultiAir2 Turbo com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×2 e 4×4)

• 2.4 Tigershark com câmbio automático de nove marchas (4×2 e 4×4)

Diesel

• 1.6 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas (4×2)

• 2.0 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×4)

 

 

Michelle Monte Mor

Jornalista desde 1997. Além de escrever, também é mãe, empreendedora, freelancer, colunista na CBN Grandes Lagos, assessora de imprensa e o que mais vier!

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