“O objetivo é ter novos materiais, fortes e leves, para reduzir o impacto ambiental dos derivados de petróleo. Estamos investigando se esse subproduto do processamento de alimentos faz sentido em uma aplicação automotiva”, diz Ellen Lee, especialista em pesquisa da Ford. “Há cerca de dois anos, a Ford iniciou uma parceria com a Heinz, a Coca-Cola, a Nike e a Procter & Gamble para o desenvolvimento de um plástico 100% à base de plantas capaz de ser usado em vários tipos de produtos, de tecidos a embalagens, em substituição a materiais atuais à base de petróleo”, afirma.
A Ford busca alternativas de médio e longo prazo para novas propostas de sustentabilidade e que atendam os requisitos dos veículos. Por outro lado, os pesquisadores da Heinz estavam buscando maneiras inovadoras de reciclar e reutilizar as cascas, caules e sementes dos mais de dois milhões de toneladas de tomates que a empresa usa anualmente para produzir seu produto mais vendido: o Ketchup Heinz.
“Estamos muito satisfeitos que essa tecnologia tenha sido validada”, diz Vidhu Nagpal, diretor adjunto de pesquisa e desenvolvimento de embalagens da Heinz. “Embora a pesquisa ainda esteja nos estágios iniciais, ficamos animados com os avanços que essa pesquisa pode trazer tanto para Heinz como para a Ford.”
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