Em meados de outubro de 2017, a Fiat revelava o nome de seu novo sedã. Demorou, mas depois de quase cinco meses de espera, o Fiat Cronos finalmente foi lançado no mercado nacional.
O modelo, que é derivado do hatch Argo, chega para concorrer no segmento de sedãs compactos e terá como rivais o Hyundai HB20S, Chevrolet Prisma, Toyota Etios, Honda City e o recém-lançado, Volkswagen Virtus.
Os principais atrativos do Fiat Cronos, modelo produzido em Córdoba, na Argentina, são preço, visual e também o porta-malas espaçoso.
A versão de entrada do Fiat Cronos parte de R$ 53.990. É equipada com motor 1.3 de 109 cv e câmbio manual. A topo de linha, Precision, custa R$ 69.990 e tem motor 1.8 de 139 cv e câmbio automático de seis marchas.
Os preços do Cronos são bastante competitivos. Como comparação, a versão Highline (topo de linha) do Volkswagen Virtus custa R$ 79.990.
Está disponível em cinco versões. São duas opções de motorização flex, o 1.3 Firefly e o 1.8 E.torQ EVO, e três de transmissão: manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas. A direção é elétrica.
Pra começar, o design do Fiat Cronos é moderno e chama bastante atenção. O interior é muito bem acabado, mas segue o mesmo estilo dos concorrentes, com plásticos rígidos.
Apesar de ser derivado do Argo, o Cronos é um modelo 70% novo.
O porta-malas é uma boa surpresa. Tem capacidade para 525 litros, o maior da categoria. O interior dá uma sensação de aconchego.
O modelo vem com sistema multimídia UconnectTouch de 7 polegadas, em estilo flutuante como um tablet e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série em quatro das cinco versões.
E o interessante é que o sistema permite acessar Waze e WhatsApp, entre outros aplicativos. O equipamento pode ser controlado pelo volante multifuncional.
“O Fiat Cronos fecha o 1º ciclo de lançamentos da marca. Ele alia funcionalidade e status. 55% de sua composição é de aço de alta resistência. É um sedã fastback, com traseira curta e esportiva”, explica Herlander Zola, diretor da marca Fiat LATAM.
De série, o Fiat Cronos vem com o iTPMS, sensor de pressão dos pneus, direção elétrica e sistema de partida a frio sem tanquinho (confira todas as versões abaixo).
Oferece ainda airbags laterais, ESC (controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), HH (Hill Holder) e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis.
Com entre-eixos de 2,52 metros, o mesmo do Argo, o Cronos oferece espaço razoável para dois adultos e uma criança no banco de trás.
O Hi-Mundim esteve no lançamento do Fiat Cronos, no Rio de Janeiro. Dirigimos a versão Drive, equipada com motor 1.3 de 109 cavalos e câmbio GSR automatizado.
Com suspensão bem ajustada e mais firme que o Argo, o Cronos se sai bem.
Seguimos com o sedã pelas ruas da zona oeste da Cidade Maravilhosa.
A transmissão automatizada pode causar certo desconforto para quem não está acostumado. Diferente da automática, o motorista sente mais as trocas de marcha.
De acordo com o INMetro, faz 12,7 km/l, com gasolina e 8,8 km/l, com etanol, em trajeto urbano. Na rodovia, os números sobem para 14,8 km/l e 10,4 km/l.
Essa versão conta ainda com paddle shifts no volante, para a mudança de marchas manual. O interior é bem confortável e como já citado acima, o Fiat Cronos parece “abraçar” o motorista.
O modelo pode ser customizado com três opções de pacotes da linha de acessórios Mopar. Tem uma para o dia a dia, o Sporting Pack e o Cromo Pack, para quem deseja mais sofisticação.
Muita gente está perguntando: “E agora, com a chegada do Cronos, como fica o Grand Siena?”
O modelo vai continuar no portfólio da Fiat, mas sofreu redução de preços. A versão de entrada Attractive 1.0 continua sendo oferecida por R$ 46.690.
Já a Attractive 1.4 teve o preço reduzido de R$ 54.090 para R$ 50.990.
A Essence 1.6 ainda aparece no site da Fiat por R$ 58.690, mas deixa de ser oferecida.
Opção de entrada, é impulsionada pelo motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas.
Como itens de série:
Em relação à versão anterior, o Fiat Cronos Drive 1.3 acrescenta o sistema multimídia UconnectTouch 7 polegadas e a segunda porta USB – voltada para os passageiros traseiros.
Como opcionais oferece:
Esta versão é equipada com o motor Firefly 1.3 e câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central.
O GSR Comfort inclui funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto UpshiftAbort, que proporciona retomadas mais fortes.
A versão traz ainda paddle shifts atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente.
Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3, o Start&Stop, AmbientLights, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tiltdown e repetidores de seta integrados.
Conta também com:
ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – As rodas são freadas de forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.
TC (Controle de Tração) – Atua diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias, como por exemplo uma subida com piso molhado.
HH (Hill Holder) – É um assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para trás nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões.
O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.
Com câmbio manual de cinco marchas,a versão é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% de etanol).
Esse propulsor tem o sistema de coletor de admissão variável – VIS (VariableIntake System), que garante mais força em baixas rotações.
São equipamentos de série dessa versão, além daqueles da Drive 1.3, faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tiltdown e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.
Opcionalmente, pode receber:
Nessa configuração, o Cronos possui câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat Argo.
O motor é 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cavalos. Conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito.
Além dos itens da versão Precision 1.8, a versão automática traz como equipamentos de série paddle shifts atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, AmbientLights, apoio de braço para o motorista, volante revestido de couro e maçanetas e frisos das portas cromados.
Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8, com exceção das maçanetas e frisos cromados (de série aqui).
O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala).
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