O Tatuapé um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, com atrações gastronômicas e boêmias e convive com uma valorização dentro da zona leste
A zona leste de São Paulo é a região mais populosa da cidade. De acordo com o Censo de 2022, cerca de 4 milhões de pessoas habitam os bairros, que concentram 34,9% da população de São Paulo e entre os locais mais famosos o Tatuapé se destaca por conta da sua infraestrutura, opções de lazer e gastronomia, fazendo do local um dos mais queridos e cobiçados da zona leste.
Ao longo do artigo iremos descobrir um pouco mais sobre as suas características e como ele se transformou em referência na região leste da maior cidade do Brasil.
História do Tatuapé
Registros dão conta que, no final do século XIX, um grupo de caçadores descobriu uma toca de tatu durante uma expedição. No primeiro momento, devido ao fato, o local ficou conhecido como bairro do “Tatu” e automaticamente tornou-se um local muito cobiçado, pois a caça ao tatu era uma atividade que gerava lucratividade aos moradores na época.
Conforme o tempo passou, o local começou a ganhar notoriedade na zona leste de São Paulo e ficou valorizado devido ao processo de urbanização e expansão da capital paulista.
Tatuapé, o bairro cobiçado
Quando você procura apartamento para vender no Tatuapé, o potencial morador descobre que, além da Radial Leste, a avenida que cruza toda a região leste da cidade, terá um bairro absolutamente moderno para morar.
Assim como em toda São Paulo, o Tatuapé apresenta uma grande variedade de empreendimentos novos e que ainda irão sair do papel nos próximos anos, já que a capital paulista não para de crescer e se modernizar.
Além dos novos prédios e estabelecimentos, o local ainda reserva espaço para tradições que foram mantidas ao longo dos anos, como, por exemplo, moradores usam o largo Nossa Senhora do Bom Parto para jogar xadrez ou praticar caminhadas para manter a forma na rua Serra do Japi.
Tatuapé, o bairro gastronômico
É claro que a Vila Madalena é o local mais conhecido de São Paulo por conta das atrações boêmias e
gastronômicas, porém, a zona leste de São Paulo entra com força neste ranking graças ao Tatuapé. De acordo com a Abrasel, Associação de Bares e Restaurantes, o bairro da zona leste só fica atrás do Itaim Bibi em opções de gastronomia pela cidade.
Pelas ruas do bairro é possível se deparar com uma enorme variedade com as culinárias mexicana, árabe, coreana, brasileira, entre outras.
Valor do metro quadrado
Tido como uma das regiões mais nobres da zona leste de São Paulo, o valor do metro quadrado no Tatuapé está em R$ 9 mil, ou seja, um dos mais bem avaliados da região. Além disso, estima-se que a população do bairro atualmente esteja em 75 mil habitantes.