17ª Mostra Senac de Artes Cênicas começa dia 13 de junho

MEMÓRIAS DE MACHADINHO Espetáculo dos alunos Técnico em Teatro do Senac Rio Preto

Edição terá o 1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto para falar de marketing cultural; evento é destinado a entusiastas e aspirantes ao teatro

De 13 de junho a 3 de julho, São José do Rio Preto recebe a 17ª Mostra Senac de Artes Cênicas, evento gratuito que promove uma imersão à atmosfera artística, através de montagens, experimentações, performances e espetáculos teatrais.

Ainda nesta edição, o Senac São José do Rio Preto vai reunir as classes artística e empresarial em torno do 1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto, que tem o objetivo de discutir os diferenciais do marketing cultural na manutenção de uma marca.

A programação conta com atividades produzidas pelos alunos do Senac São José do Rio Preto, principalmente do curso Técnico em Teatro, como no caso dos dois espetáculos teatrais: “A gente tem fome de quê?” e “Melhor de três”, ambas com apresentações no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre técnicas de encenação e outras descobertas que permeiam o universo da interpretação.

“O objetivo da mostra é apresentar e aproximar as pessoas das atividades ligadas às artes em geral, demonstrando as muitas possibilidades de trabalho que a profissão artística oferece. Para quem sonha em seguir carreira nessa área, o evento será um rico aprendizado e, para o público em geral, um bom divertimento”, ressalta Murillo Michel, gerente do Senac São José do Rio Preto.

Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga

1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto

O 1º Simpósio de Produção Cultural de São José do Rio Preto é uma realização de alunos do curso de Produtor Cultural do Senac em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O evento faz parte do Projeto Integrador da primeira turma do curso, que termina no próximo mês.

A partir da observação e análise do setor cultural de São José do Rio Preto e região, os alunos propuseram um evento que reunisse produtores, fazedores de arte e classe empresarial para discussão e reflexão em torno de temas considerados importantes para o desenvolvimento da economia criativa local, entre eles o marketing cultural, a democratização do acesso à cultura e a realidade da produção cultural regional.

Aberto à comunidade, o encontro apresenta atividades que buscam potencializar o diálogo entre arte, cultura e empresas. Mecanismos (leis e editais de fomento) serão explicados à comunidade empresarial para que possa oportunizar sua marca associada a um projeto cultural, como o uso do ProAC ICMS e a Lei Rouanet. Ambos promovem incentivos fiscais beneficiando tanto a empresa que patrocina uma iniciativa do meio, quanto o artista que recebe o apoio. “Estes mecanismos precisam ser mais difundidos para que as empresas incluam arte e cultura em suas estratégias de marketing”, diz Harlen Félix, docente do curso de Produtor Cultural do Senac São José do Rio Preto.

Para encerrar o evento, uma roda de conversa com produtores e artistas da cidade vai refletir sobre as potencialidades e necessidades do setor, que pode ser um grande aliado do turismo, por exemplo.

17ª Mostra Senac de Artes Cênicas

Espetáculo Teatral – A gente tem fome de quê?
Data: 13 e 14/06
Horário: 20h às 21h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Sinopse: Inspirado na obra de Bertold Brecht, a trama se desenrola dentro de uma empresa de telemarketing em que, após um incidente envolvendo uma funcionária, a empresa se vê forçada a fazer cortes drásticos e aumentar a produtividade. A peça, que mistura comédia ácida e crítica social, acompanha o dia a dia dos novos e antigos funcionários enquanto eles lidam com as pressões absurdas e as condições precárias de trabalho.

Chorando Cebolas
Data: 18/06
Horário: 10h, 15h e 21h
Local: Hall do Auditório do Senac São José do Rio Preto
Sinopse: “Chorar cebolas” é uma expressão usada para a ação compulsória de chorar, onde o choro é dissociado do drama real e existe enquanto reação química. Não há culpados – apenas cebolas. Quais cascas precisamos despir para encontrar o cerne das questões?”

Longos Anos
Data: 20/6
Horário: 20h às 21h
Local: Auditório do Senac São José do Rio Preto
Sinopse: A história gira em torno de um reencontro emocionante de duas irmãs, que foram afastadas pelos rumos incertos do destino.

Oficina de Figurinos: o guarda-roupa da cena
Data: 22/6
Horário: 9h às 13h
Local: sala B11 (Senac São José do Rio Preto)
Sinopse: O guarda-roupa da cena é uma investigação conceitual de figurinos, que visa estabelecer a sintonia entre o figurino e a dramaturgia cênica.

Espetáculo Teatral – Memórias de Machadinho
Data: 25/6
Horário: 20h às 21h
Local: Teatro Nelson Castro
Sinopse: Memórias de Machadinho é uma livre inspiração sobre a infância do escritor brasileiro Machado de Assis. O enredo se passa em um museu onde o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor. O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem de O Alienista.

Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga
Data: 27/6
Horário:15h
Local: Palco do Hall da Biblioteca (Senac São José do Rio Preto)
Sinopse: No seu pequeno quarto de pensão na capital paulista, um jovem tenta escrever uma carta para o amigo de infância que não vê há sete anos. A escrita dessa carta traz à tona uma série de memórias, relevando um trágico acontecimento que foi definitivo para a separação desses dois amigos. Performance de Hárlen Felix – Livremente inspirada em contos de Caio Fernando Abreu

Oficina de Clown
Data: 29/6
Horário:9h às 13h
Local: Sala B11 (Senac São José do Rio Preto)
Descrição: O Palhaço como ferramenta criativa e expressiva na cena teatral. Através de jogos teatrais, exercícios de improvisação e interpretação, a oficina pretende colocar seus participantes em contato com a linguagem clownesca, investigando a figura do palhaço desde sua descoberta individual, seu desenvolvimento, sua lógica, seus desdobramentos e a manutenção de seu estado de vulnerabilidade no seu caminho lúdico e lírico.

Espetáculo Teatral – Melhor de três
Data: 2 e 3/7
Horário: 20h às 21h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Sinopse: Em cena, atores de uma companhia questionam: o que pode acontecer com uma trupe falida e em apuros? Um grande equívoco pode ser a solução para este grupo que se via totalmente sem rumo, mas que agora vê uma luz surgir em meio a tantos fracassos. A partir de três apresentações inspiradas nas obras de Molière, eles tentarão reverter a sua situação em um pequeno vilarejo.

1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto
Data: 27/6
Local: Auditório do Senac São José do Rio Preto

Mesa-redonda – Marketing cultural: a arte de criar vantagens para o negócio
Horário: das 19h às 21h30
Descrição: Com a participação de representantes de instituições como a Prefeitura e a Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e de empresas que apoiam projetos culturais, o encontro busca destacar os diferenciais do marketing cultural nas estratégias dos mais diferentes tipos de negócio, esclarecendo empresários sobre os principais mecanismos de fomento para as artes e a cultura.

Intervalo: 20h45

Painel – Olhares estratégicos para a cultura rio-pretense
Horário: das 21h às 22h45
Local: Auditório do Senac
Descrição: Com a participação de produtores culturais e artistas que atuam em São José do Rio Preto e região, o encontro busca proporcionar um espaço para reflexão sobre o setor cultural, de modo a identificar competências e desafios que ainda precisam ser enfrentados para o seu desenvolvimento.

Serviço:

Senac São José do Rio Preto
Mostra Senac de Artes Cênicas
Data: 13 de junho a 3 de julho
Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3.518 – Santa Cruz – São José do Rio Preto/SP
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto